Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Preocupação com o Inpa não era negativismo

O fechamento do Bosque da Ciência para visitação vai de encontro ao que disse a atual diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônia Franco, em 14 de maio deste ano. Naquele mês, o governo federal havia anunciado contingenciamento de verbas da instituição. Preocupados, servidores escreveram um manifesto preocupados com o que chamavam de “colapso dos serviços essenciais”  dos espaço.

Panos quentes

Antônia Franco chegou a dizer que não era preciso alarmismo, pois o Inpa não seria afetado em nada e que existia planejamento do novo governo.

Alguns aliados da diretoria chegaram a criticar os veículos que noticiaram o fato. “O governo voltou atrás e liberou a verba”, garantiram.

Que pena

Isso tudo é lamentável.

Dedicado à educação, divulgação científica e ao lazer, o bosque recebeu no ano passado cerca de 100 mil visitantes, sendo que aproximadamente 70% de forma gratuita.

Acabou fechado

Nesta segunda-feira, o INPA comunicou que o Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), fecharia as portas  para visitação pública, por tempo indeterminado, por falta de verba para manter sua infraestrutura.

Perguntar não ofende

Se sem o contingenciamento o Bosque da Ciência está fechando, imagina se os recursos tivesse sido travados, como prometeu a equipe de Jair Bolsonaro. Qual será o planejamento do governo federal?

Disse e  desdisse

O mais estranho é que poucas horas depois de ter se tornado pública a notícia de que o Instituto sofreria contingenciamento de 25% do orçamento previsto para este ano, o governo federal teria voltado atrás.

Por que, então, entre todos os institutos de pesquisa, ciência e tecnologias o governo resolveu poupar apenas  Inpa? Pelos nossos belos olhos?

Ah, dona Antônia!

Na noite terça-feira, 14/05, a diretora da instituição, Antônia Franco, publicou uma nota em seu Facebook pessoal afirmando que a suspensão do repasse não acontecerá mais.

Rasgou seda

O Inpa parabeniza ao excelente trabalho do Sr. Ministro astronauta Marcos Pontes e toda a sua equipe pela reversão do contingenciamento orçamentário de 25% das Unidades de Pesquisa do MCTIC.

— Trazendo assim segurança a pesquisa no País. Estamos juntos trabalhando em Equipe! –, disse a diretora.

Salvação

Mas ao final do dia Arthur apareceu como salvador. O prefeito autorizou que a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) firme um convênio para repassar recursos que garantam o funcionamento do bosque por um período de três meses.

Damares e o Amazonas

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, assinou nesta terça-feira (9) um acordo de cooperação técnica com o governador do Amazonas, Wilson Lima.

O objetivo é  implementar o Programa Criança Protegida e aprimorar o atendimento e assistência a jovens que tiveram direitos violados.

Abuso sexual

O Programa Criança Protegida será implementado em duas etapas. A primeira fase terá duas palestras: uma sobre prevenção do abuso sexual e outra com orientações de como lidar com a vítima depois do abuso.

 A segunda etapa terá um curso de formação e capacitação sobre os direitos da criança e do adolescente.

Quero ser grande

O deputado Belarmino Lins (PP) já está em ritmo de campanha eleitoral.

Em comunicado de liderança na Aleam, ele disse que o Partido Progressista pretende lançar candidaturas à prefeito e à vice, no interior do estado.

— O PP tenta se agigantar no interior. Oxalá consiga concorrer às prefeituras do interior com qualidade e competência –, torce Belão.

Não cutuca!

 Quem se incomodou com os ataques da oposição ao governador Wilson Lima (PSC) foi um dos deputados da base, Cabo Maciel (PR).

—  Quando o Dermilson foi líder  do Amazonino ele não falava nada aqui. Hospital sem medicamento, não tinha nem dipirona, categorias se manifestando em busca de direitos. E ele nada!

Cutucando onça

Maciel cutucou onça com vara curta.

Dsse que Amazonino fez caixa 2 para fazer campanha e eleger muitos aliados.

— Inclusive, alguns deles  estão aqui. E Dermilson ficou calado –, alfinetou o cabo! 

Erros do passado

Maciel ainda disse que um governo de seis meses não pode ser acusado de erros do passado.

— Não estamos vivendo o melhor momento na saúde. Mas temos  um governo de seis meses que está tentando acertar!

Tirou o time de campo

O staff do ministro Sérgio Moro, da Justiça, teve a primeira baixa.

A jornalista Giselly Siqueira, assessora especial de comunicação do Ministério da Justiça, pedir demissão do cargo. A notícia foi divulgada pela colunista  Sonia Racy.

Ao menos até ontem à tarde os motivos da demissão não haviam sido divulgados.

Quem é ela

Giselly trabalhou no CNJ, nas gestões de Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, e chefiou a assessoria de imprensa do TSE quando Gilmar Mendes presidiu a corte. Até ser chamada para embarcar na canoa de Moro.

Ela é casada com Vladimir Netto, repórter da Globo e autor do livro sobre a Lava Jato em que a série “O Mecanismo” s

EM ALTA

O estudo conduzido pelo Instituto de Economia e Paz foi divulgado no mês passado e mostra o ranking dos países mais pacíficos. A Islândia se consolida em primeiro pelo oitavo ano consecutivo, seguida da Nova Zelândia e Portugal.

Confira os mais pacíficos:

1º Islândia

2º Nova Zelândia

3º Portugal

4º Áustria

5º Dinamarca

O Brasil é o 116º

EM BAIXA

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo em números absolutos. A agricultura brasileira usou 539,9 mil toneladas de pesticidas em 2017, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Isso representou um gasto de US$ 8,8 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões no câmbio atual), de acordo com a associação que representa os fabricantes, a Andef.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes