Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Plínio Valério culpa os ativistas pela falta de oxigênio durante colapso da saúde em Manaus

O senador Plínio Valério (PSD-AM) continua simplista e com a  paranoia de achar que todo  problema do país é culpa da esquerda e dos ecologistas. De acordo com o senador, se os ativistas que defendem  meio ambiente não tivesse impedido o asfaltamento da BR-319 o oxigênio estaria em Manaus em um piscar de olhos.

— O isolamento de Manaus por terra impediu o socorro de Manaus pelas empresas produtoras oxigênio em Rondônia –, culpou o “estrategista” tucano, durante o colapso da saúde.

Por mais incrível que possa parecer, as declarações do senador parecem querer culpar os “ativistas” do meio ambiente pelo caos na saúde do Amazonas.

—  Por onde andam os que nos cobram a preservar o pulmão do mundo? Se fosse queimada de árvore era comoção mundial –, vociferou o tucano.

Então tá, senador

Não passa pela cabeça do tucano de Eirunepé que ativista nunca teve força neste  país para impedir asfaltamento de estrada? Se o Ministério dos Transportes ou o próprio DENIT tivessem vontade política, algum ecologista conseguiria impedir a recuperação da estrada, em quase 30 anos?

Plínio Valério prefere falar de disputas políticas

Poupando Pazzuello

Depois, qual o problema, senador, em defender e lutar contra a devastação e queima da floresta amazônica? Se Plínio está mesmo disposto a encontrar culpados para o colapso da saúde em Manaus, por que ele não direciona suas críticas ara o  “estrategista” Eduardo Pazuello?

Unanimidade nacional

Por unanimidade nacional , o general e doublê de ministro da saúde é apontado como  um dos maiores culpados, pelas mortes por asfixia em Manaus,  afinal, foi avisado que o oxigênio estava acabando e nada fez.

Perguntar não ofende

Outra pergunta que não quer calar é por que o senador Plínio Valério não posta uma linha contra o presidente Jair Bolsonaro? Ou para ele os dois anos de governo bolsonarista corre às mil maravilhas e os únicos problemas que atrapalham o “estadista” é a esquerda, os jornalistas e  os ativistas?

Vacina delivery

Não se  pode deixar passar despercebido o vídeo que viralizou sexta-feira em Manaus, onde  empresário o  Rosedilson Assis  aparece sendo vacinado em sua própria casa.

Desculpa não cola

Depois que o vídeo causou revolta e indignação na cidade, o empresário se apressou em dizer que foi i “tudo uma  brincadeira”. É difícil de aceitar a desculpa. No canto do vídeo aparece parte da imagem de quem aplica a vacina.

Desculpa não cola 2

Alguém que parece ser uma enfermeira, toda paramentada  com os equipamentos de proteção  usados por profissionais de saúde – máscara, luvas, touca, avental, etc. Ninguém, em são consciência,  tem esse equipamento em casa pra “brincar” de médico.

Brincadeira de mau gosto

Agora, se for mesmo uma “vacinação de brincadeira”, que hora para brincar com isso, hein, sr. Rosedilson? Uma pandemia que já matou quase 7 mil pessoas no Amazonas. Na verdade, 6.889.

Rosedilson provocou polêmica nesta semana

Falta de caráter

Quem não gostou nadica de nada de saber da história de Manaus foi  o  vice-presidente Hamilton Mourão. O geral declarou nesta sexta-feira, 22, que furar a fila da vacinação é "falta de solidariedade" e "até de caráter".

Coisas do Brasil

Mas não é só em Manaus que essa barbárie isso acontece. O Ministério Público investiga suspeitas de pessoas furando a fila em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal.

Cada qual no seu grupo

Mourão  ainda pediu que as pessoas se conscientizem sobre a importância de obedecer a ordem de prioridades para vacinação contra a Covid-19.

— Cada um tem que comparecer de acordo com o seu grupo para ser vacinado, e não procurar atropelar o processo. Isso aí denota uma falta de solidariedade e  até uma falta  de caráter de pessoa que faz isso –, reclamou o vice.

Tombou o guerreiro

O escritor e professor indígena, Ely Ribeiro de Souza, conhecido como Ely Macuxi, de 59 anos, de complicações da Covid-19. Era era uma referência para a educação indígena, causa pela qual lutou desde 1990.

Ely Macuxi


Saber indígena

Foi o primeiro gerente do Núcleo de Educação Escolar Indígena na Semed e também se dedicou ao acompanhamento das primeiras comunidades indígenas na área urbana na luta por moradia.

Taquipratí

O professor de jornalismo, Ribamar Bessa – autor da coluna Taquipratí – reeditou  uma belíssima crônica sobre Ely Macuxí, publicada em 2010.

Mas ônibus no pico

O protocolo do vereador Jaíldo Oliveira (PCdoB) que pede o aumento da frota de ônibus em Manaus nos horários de pico foi atendido pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). De acordo com o parlamentar, o pedido foi feito visando a integridade da saúde dos usuários do transporte coletivo.

—  Com o toque de recolher, muitos trabalhadores estão saindo no mesmo horário para retornar aos seus lares, o que causa a aglomeração no transporte coletivo que ficam lotados –, justificou o vereador.

Frigideira no fogo

Tem cheiro de óleo quente no ar. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, mude de atitude em relação à China para tentar resolver o impasse da importação de insumos para a produção da vacina contra a Covid-19.

Tentando limpar a barra

O presidente tem exigido uma retomada dos diálogos com a China após saber que o chanceler havia suspendido as conversações com o país em março de 2020. Na verdade, a China não quis mais papo quando o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente, publicou duras críticas ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.

Pra variar, falou m...

À época, Eduardo Bolsonaro comparou a pandemia do coronavírus ao acidente nuclear de Chernobil, na Ucrânia, em 1986, acusando o país de esconder a propagação do vírus e colocando a China como a principal culpada pela pandemia.

Fora da Globo

Huck deixa Globo

O apresentador Luciano Huck já teria comunicado à TV Globo que deve deixar o canal para disputar as eleições presidenciais de 2022.

Quer ser presidente

Segundo informações da coluna Radar, da Veja, o global deve abandonar o canal no meio do ano e partir para o Democratas (DEM), partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O desejo do apresentador do “Caldeirão” seria o de montar uma chapa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Panelaço fora Bolsonaro

Esta semana, Huck  convocou um panelaço em defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro e viu a Globo ser condenada em razão do Caldeirão do Huck não entregar prêmios prometidos à manicure Vânia Ibraim de Oliveira.

Lá vem o leão

A partir de março começa o período para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Embora o calendário para 2021 ainda não tenha sido divulgado pela Receita Federal, tradicionalmente a entrega das declarações vai do primeiro dia útil de março até o último dia útil de abril. No ano passado, porém, por conta da pandemia, o prazo para entrega foi estendido. Veja os casos que geram isenção do IRPF:

Quem é isento

Estão isentos do imposto os valores referentes à multa ou indenização por rescisão de contrato de trabalho ou por acidente de trabalho, bem como o valor referente ao FGTS. Também estão isentos os portadores de doenças graves e, de modo parcial, os rendimentos ou proventos oriundos de aposentadoria, reforma ou pensão.

ÚLTIMA HORA

Lerry King, a lenda

A história do jornalista Lerry King, que  deixou o planeta terra neste sábado, 23/01, aos 87 anos, é uma história que orgulha uma sociedade, uma Nação e enobrece uma profissão. King comandou um tradicional programa de entrevistas por mais de 25 anos na CNN americana, o Larry King Live.  Era respeitados por todos os presidentes, fossem Democratas ou Republicanos. Uma declaração sua, fazia Tio Sam tremer e tudo de novo no talk show foi inventado por ele e copiado mundo afora. O apresentador estava internado desde o início do mês por complicações da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele tinha diabetes tipo 2, um dos fatores de risco para a Covid-19, e retirou um câncer de pulmão em 2017.

Entrevistador virou lenda nos Estados Unidos

ORGULHO

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, morreu na tarde desta sexta-feira (22), por complicações da Covid-19. Rosemary atuou à frente da FVS-AM desde o início da pandemia e participou de coletiva onde houve  anúncio do primeiro-caso de Coronavírus (Covid-19) no Amazonas, no dia 13 de março de 2020. A partir daí, era ela que abastecia a imprensa com as informações sobre  os avanços e as derrotas na guerra contra a Covid-19. A diretora havia testado positivo no último dia 5 de janeiro, mas o diagnóstico só foi divulgado dois dias depois. Rosemary  esteve na elaboração do Plano de Enfrentamento à Covid-19 no Estado. Ela participou de várias transmissões noticiando as atualizações da pandemia e sempre alertou a população sobre os cuidados necessários de combate ao vírus.

VERGONHA

A influenciadora digital Isadora Farias usou as redes sociais para se explicar após ser acusada de racismo. Em um vídeo postado nos seus stories, Isabela aparece em uma farmácia comentando sobre cuidados de higiene pessoal e associa o mau cheiro à pele negra. "Quem me segue há mais tempo sabe que eu tenho sério problema com ‘cecê’, eu tenho que passar desodorante bom. Inclusive às vezes eu compro de pele morena a negra porque o negócio aqui é pesado”, disse a influenciadora no vídeo.  dermatologista especializada em pele negra, Kathleen Conceição, explica que odores causados pela transpiração não estão relacionados com a etnia.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes