Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Plínio quer que escolas ensinem a como tratar mulheres

Em pronunciamento, nesta terça-feira (4), na tribuna do Senado, o tucano  Plínio Valério (PSDB-AM) ocupou citou dados da pesquisa “Visível e invisível – a vitimização da mulher no Brasil”, feita em 2018 pelo instituto Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo as projeções da pesquisa, 536 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora; 12,5 milhões de mulheres foram vítimas de ofensa verbal, como insulto, humilhação ou xingamento; 1,6 milhão sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento; 3,9 milhões foram assediadas fisicamente em transporte público e 6 milhões sofreram algum tipo de assédio sexual no ambiente de trabalho, detalhou o senador amazonense.

Começa na escola

Valério defendeu durante a aprovação do projeto (PL 598/2019) de sua autoria que insere o conteúdo sobre a prevenção da violência contra as mulheres no currículo da educação básica.

Em discussão

A matéria, segundo Plínio, está em discussão na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e tem relatório favorável da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

Fora o machismo

Caso o projeto vire lei, como avalia Plínio, vai contribuir para mudar mentalidade e comportamentos machistas que, ao longo dos anos, vêm sendo repassados às novas gerações.

Combate à fraude

O Senador Omar Aziz (PSD-AM) disse nesta segunda-feira (3), em Plenário que nenhum senador é contra combater fraudes no INSS. “Mas é preciso distinguir o certo do errado, para não prejudicar as pessoas que realmente precisam”, advertiu.

O alerta foi feito logo após a votação da Medida Provisória (MP) 871/2019 que busca combater fraudes e benefícios irregulares no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Falso argumento

Aziz rebateu o falso argumento de que todos os brasileiros que estão aposentados estão causando esse tipo de problema.

“Mas sabemos que há alguns benefícios que não são legais, que não são de direito, e que nós temos que combater”, disse.

No mesmo saco

Omar advertiu que é preciso cuidado para não confundir o certo com o errado e colocar todo mundo no mesmo saco como se todos estivessem causando fraude. “Por isso, votar essa medida provisória é mais do que obrigação”, criticou.

Cenas desumanas

Ação de fiscalização conjunta entre o Procon Manaus, Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, detectou cenas estarrecedoras em duas  agências bancárias do Bradesco. Idosas, cadeirantes e, até pessoas com sonda, aguardando mais de duas horas para serem atendidas.

“É inadmissível o Bradesco faturar bilhões de reais todos os anos e humilhar seus clientes diariamente nas filas”, disparou o deputado Álvaro Campelo.

Duas horas na fila

As duas agências, do banco, localizadas nas avenidas 7 de Setembro e Noel Nutels, foram autuadas por descumprirem a “Lei das filas” (165/05) e “Lei dos Biombos” (1389/09).

Durante a ação, foi constatado que o tempo de espera, na agência do Centro, foi de uma hora e, na Cidade Nova, de duas horas em média. A Lei Municipal determina que o tempo de atendimento, em dias normais, deverá ser de até 15 minutos.

Cartel

O Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) notificou, ontem, três refinarias das cinco que atuam em Manaus. Motivo: elas não repassarem aos postos a redução do preço do diesel e da gasolina determinada pelo Governo Federal.

Cartel 2

O Procon que sabe por que motivo a redução do valor do preço do diesel e da gasolina, publicado pelo Governo Federal no último dia 1º, ainda não foi repassado aos postos.

Suplicy na pauleira

Aos 77 anos, o vereador Eduardo Suplicy (PT) protagonizou um show à parte durante a realização do Festival Lula Livre. O festival  foi realizado neste domingo (2), na Praça da República, em São Paulo, e reuniu cerca e 80 mil pessoas.

Rock na 3ª idade

Ao todo, foram oito horas de música com artistas das mais variadas tendências: rock, samba, rap, música romântica, funk e muito mais. O som contagiou Suplicy. O vereador petista caiu na dança e entrou no “mosh” organizado pelo público. O vídeo viralizou.

 A volta por cima

O canal de TV CNN Brasil divulgou nesta terça-feira (4) a contratação dos jornalistas William Waack e Evaristo Costa, ambos ex-apresentadores da Rede Globo.

Caiu em desgraça

Em novembro de 2017, quando apresentava o Jornal da Globo, Waack foi flagrado em um vídeo, no qual faz comentários racistas.

Racismo

Ele aparece ao lado do comentarista Paulo Sotero, à frente da Casa Branca, em Washington (EUA), quando um carro começa a buzinar na rua. Irritado, reage ao barulho:

“Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é… é preto. É coisa de preto!”, e ri junto com o comentarista ao lado.

Demitido

Depois de grande polêmica e pressão, Waack foi demitido da Rede Globo.

EM ALTA

Uma idosa brasileira que tem 100 anos é a nova recordista mundial de natação nos 50 m peito, na categoria 100-104 anos. Laura de Oliveira nadou a distância em 2m49s41.  recorde foi batido na piscina do Barroca neste sábado, 1º de junho. Mas esta não é a primeira façanha de Laura, que nasceu em abril de 1919 em Minas Gerais.

EM BAIXA

A estatística é assustadora. De janeiro a abril deste ano, 525 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica no Amazonas. O número corresponde a um aumento de 144,18% na comparação com igual período do ano passado, quando 215 motoristas foram flagrados embriagados ao volante.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes