Ir para o conteúdo

No feriado da Consciência Negra, brasileiros e brasileiras deveriam fazer uma reflexão mais profunda sobre o racismo que, em pleno século 21, ainda impera no País.

Nesta segunda-feira, 20, intelectuais, artistas e militantes dos direitos humanos aproveitaram para meter o dedo na ferida. Foram os caso do compositor Chico Buarque e da atriz Taís Araújo. Circula nas redes sociais um vídeo com uma entrevista do cantor em que ele critica o racismo no Brasil,

—Primeiro, as pessoas pensam que são brancas, pensam que eu sou branco. Só no Brasil eu vi isso, que eu sou branco e que minha filha é branca —, disse Chico no vídeo.

Raízes negras

Chico diz que é impossível imaginar que ao longo das gerações, os antepassados não tenham se misturado no Brasil.

— Você tem quatro avós, oito bisavós, 16 tataravós, chega no século 19, você tem 128 antepassados, e esses 128 não podem ser só brancos –, deduziu o músico

País ácido

Já Taís Araújo compartilhou em suas redes sociais o discurso que fez na capital paulista, em agosto deste ano.

Intitulado Como criar crianças doces num país ácido, o vídeo da atriz apresenta reflexões sobre a questão racial dentro do contexto da criação de filhos negros no Brasil.

X

—  No Brasil, a cor do meu filho é o que faz que as pessoas mudem de calçada, segurem suas bolsas, blindem seus carros.

De malas e cuias

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida (PSD), viajou a Brasília para uma conversa de pé de ouvido com a direção nacional do PSB.

Como já é dada como favas contadas a sua saída do PSD em 2018,  é quase provável que o ex-governador interino esteja mesmo se transferindo de malas e cuias para o partido do deputado Serafim Corrêa.

Então tá, Sarafa!

Bem a propósito, Serafa acompanhou David na viagem a Brasília.

Mas nega de pés juntos e de figuinha na mão direta que David esteja indo para
O PSB.

Blocão

O ex-prefeito também descarta que estaria sendo montada uma super-aliança que lançaria, além de David ao governo, Rebecca Garcia (PP) ao Senado, o próprio Serafim (PSB) a Deputado Federal e o filho Marcelo Serafim (PSB), para deputado estadual.

— Tenho um bom relacionamento com todos eles, mas nunca conversei sobre política nem om o David e muito menos com Rebecca – ,descartou Serafim.

Turbulência na pista

O voo 1726 da Gol, procedente de Brasília, teve um atraso de mais de uma horas.
Quando todos os passageiros já haviam embarcado, os comissários de bordo descobriram que havia um número maior de passageiros, que o registrado na lista de embarque.

Chamada

Até descobrir quem era o passageiro excedente, a  equipe de terra da empresa realizou ao menos três chamadas.
Uma delas verificando um por um  cartão de embarque.

Afrouxe os cintos

No final se descobriu que uma passageira havia embarcado em Fortaleza e permaneceu no avião, sem passar pelo controle do embarque.

Mas, até lá, muitos passageiros ficaram indignados, cansados de esperar e estressados,  porque observavam a movimentação e a preocupação dos funcionário da Gol, mas ninguém explicava nada.

Quem está seguro?

Antes, os assaltos em Manaus eram praticados em ruas escuras, paradas de ônibus ou em qualquer outro  lugar na calada da noite.
Agora a coisa escancarou. Eles estão atacando em plena luz do dia, até no interior de supermercados.

Dentro do DB

Foi o que aconteceu quando a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu Jordan Santos Vaz, 18 anos, por roubo de um telefone celular dentro do hipermercado DB Ponta Negra.

Perdeu, bandido!

No momento em que dois clientes do estabelecimento estavam saindo do estacionamento os dois assaltantes surgiram em uma motocicleta.

Durante o assalto, as vítimas reagiram e conseguiram imobilizar Jordan Santos Vaz, fazendo com que o condutor da motocicleta entrasse em pânico e fugisse do local.

Duro de matar

Algo parecido aconteceu em Jundiaí.
Um policial PM, de folga, estava numa farmácia comprando um medicamento com a mulher e um filho bebê  quando dois assaltantes entraram e anunciaram o assalto. Sem tirar o bebê do color o policial trocou tidos com os bandidos e matou os dois.

EM ALTA

Para Ensaio fotográfico com vira-latas fofos e vestidos no clima de natal, para atrair adoção. A ideia não poderia ser melhor e partiu de um grupo de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda de uma faculdade particular de Teresina, no Piauí.

Eles querem incentivar a adoção de cães e gatos sem raça definida, os chamados vira-latas.

EM BAIXA

Àqueles que esperam que negros eduquem os brancos sobre racismo. A obrigação é sua de quebrar preconceitos e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Também é recaismo dizer que um negro não é negro. Negras são negras, não as diminua com expressões como “morena clara”, como se ser negra fosse um problema, uma ofensa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes