Ir para o conteúdo

Dito & Feito - OMAR DÁ UM CHEGA PRA LÁ EM MARCOS ROGÉRIO – “Me erre mermão, aqui não tem otário, não!

Após o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) dizer que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID era coordenada por “perfis falsos” na internet e perdeu o apoio popular. A declaração, feita na sessão de ontem, da comissão, gerou revolta em Aziz, que começou a bater boca com o governista.

— Você me erre, mermão! Aqui não tem otário, não! Vossa Excelência não é nenhum menino para acreditar em conversa da carochinha –, reagiu Aziz.

De acordo com o presidente da CPI, o governista quer “desqualificar o trabalho da CPI toda hora”.

— Isso aqui que nós estamos mostrando é o governo que Vossa Excelência defende. É um governo desqualificado sim! Que permitiu que chegássemos a quase 600 mil mortes.  Os argumentos são esses! O senhor defende um governo irresponsável, incompetente e com pessoas incompetentes. É isso! –, finalizou o senador do Amazonas.

Alfinetada

Em seguida, o reator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL) entrou na discussão e cutucou no fígado. Afirmou que Rogério quer esconder a "bandalheira".

Faltou a BR-319

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a insistir na tribuna do Senado na tese de que a culpa pela morte dos manauaras no pico da crise da pandemia da Covid-19 e da falta de oxigênio foi a falta do asfalto na BR-319.

Oxigênio de carro

O tucano de Eirunepé justificou que, se a estrada tivesse pronta, o oxigênio teria chegado a tempo e salvado os amazonenses. Segundo Valério, por barco o transporte do oxigênio chegaria a Manaus no prazo de oito dias, de avião em de três dias e pela estrada três horas.

Só se for de 14-BIS

Até aí tudo bem. Só não se entende de onde o senador tirou a ideia de que de que o voo de avião de Brasília para Manaus é feito em três dias.  A não ser que seja no 14-BIS.

Ladrões de hidrômetros

Depois de furtar os cabos de cobre da  rede elétrica, os criminosos agora estão roubando hidrômetros . Com o aumento significativo no número de furtos dos medidores,  o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (PV), apresentou um Projeto de Lei para garantir a troca do equipamento de forma gratuita por parte das concessionárias do serviço.

Quem paga por isso?

A ideia de Cidade é evitar que os consumidores sejam penalizados. De acordo com o projeto, o consumidor deve apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O) para solicitar a reinstalação do equipamento.

Compra-se sucata

Ainda de acordo com a proposta de Cidade, a Manaus Ambiental terá empresa tem o prazo de 48h para efetuar o serviço.

— Essa prática, infelizmente, é comum em todo Brasil. Os criminosos roubam o ferro e o cobre dos hidrômetros para vender como sucata e o consumidor não pode ser penalizado – defende o parlamentar.

Deputado quer garantir a troca gratuita do equipamento 

Ligações perigosas

Documento revelado nesta quarta-feira pela agência Sportligh indica que o Jair Bolsonaro e Roberto Cohen – citado na CPI como parceiro do reverendo Amilton Gomes –, foram registrados diretores da "Ong Missão Humanitária do Estado Maior das Forças Armadas", fundada na Flórida, nos EUA, durante a pandemia.

Ligações perigosas 2

A “Missão Humanitária do Estado Maior das Forças Armadas” foi registrada em Miami em 30 de outubro de 2020, já durante a pandemia.

Como diretores, aparecem, no ato de abertura, Jair Bolsonaro (presidente da entidade), Hamilton Mourão (vice) e Roberto Cohen (secretário).

Ligações perigosas 3

A organização consta como “uma organização diplomática, humanitária, com missão de paz, militar, organização intergovernamental e nonprofit”. As entidades “nonprofit” são, em tese, sem fins lucrativos.

Mas, como se viu na CPI da Covid, terça-feira, 3, tudo o que o reverendo Amilton Gomes buscava era lucros.

Bomba relógio

A denúncia que o  deputado estadual Wilker Barreto fez da tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (4), é pertinente.

O parlamentar alertou para os perigos da construção de um aterro sanitário privado no entorno do Igarapé do Leão, localizado no quilômetro 13 da BR-174.

— A construção do aterro sanitário nas proximidades do manancial é uma “bomba-relógio” para as próximas gerações.

Obra da Marquise

De acordo com Wilker, a obra de propriedade da construtora Marquise Ambiental vem sendo instalada a poucos metros da nascente do igarapé.

Segundo Barreto, isso poderá trazer graves consequências ao meio ambiente, impactando a qualidade de vida dos mais de 100 moradores que residem próximos ao local.

Salve o Sauim

O Igarapé do Leão é o principal afluente do Rio Tarumã, que é afluente do Rio Negro/Rio Amazonas. A lixeira está localizada em área de proteção do Sauim de Coleira.

Metamorfose ambulante

O líder do Centrão e senador Ciro Nogueira tomou posse hoje como ministro-chefe da Casa Civil. Em seu discurso, ele afirmou que "mudar de opinião não é contradição, desde que seja para melhor".

Presidente Bolsonaro com Ciro, o ministro do Centrão: será que este é confiável?

“Fascista e preconceituoso”

A frase se refere a questionamentos levantados quando foi anunciado para o cargo. Nogueira já criticou Bolsonaro, chamando-o de "fascista" e "preconceituoso". Em 2018, apoiou a candidatura de Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições presidenciais

Olha eu aqui!

O governador Wilson Lima está em Brasília, nesta quarta-feira (04/08). Viajou para participar da cerimônia de posse de Ciro Nogueira como ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Quebra de decoro

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) entrou com um pedido de abertura de processo administrativo disciplinar na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manacapuru, contra o vereador Gerson D’Ângelo Ribeiro de Souza, por quebra de decoro parlamentar.

Vereador encapetado

Quando tentava entrar na escola municipal Zoraida Ribeiro, D’Ângelo foi  informado da obrigatoriedade do uso de máscara dentro da escola. O vereador saltou nas tamancas e encarnou o capeta.

Disse que não colocar máscara coisa nenhuma, xingou o diretor da escola Jackson Azevedo, chamou o vigia “pro pau” e ofendeu a auxiliar administrativa.

ÚLTIMA HORA

Alexandre de Moraes inclui Jair Bolsonaro no inquérito que apura fake news e ataques contra a Corte

Alexandre de Moraes cita 11 crimes que podem ter sido cometidos por Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu o presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura fake news e ataques contra a Corte. No despacho, Moraes enviou à Polícia Federal link da live do presidente Jair Bolsonaro em que ele alega que as eleições foram fraudadas, sem apresentar provas.  Na decisão, Moraes cita 11 crimes que, em tese, podem ter sido cometidos por Bolsonaro nos repetidos ataques às urnas e ao sistema eleitoral.  A decisão ocorre após o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, ter enviado uma notícia-crime ao Supremo contra o chefe do Executivo para que a conduta dele seja investigada devido à realização de live com profusão de mentiras sobre o sistema eletrônico de votação.

Bolsonaro tem feito duros ataques a Barroso e, na última segunda-feira (2), o presidente do TSE deu o discurso mais duro e tomou as medidas mais contundentes contra o presidente da República. Por unanimidade, a corte eleitoral decidiu abrir um inquérito para investigar Bolsonaro pelas acusações sem provas de fraude nas urnas e também encaminhou a notícia-crime ao STF.

ORGULHO

Vovô Walter sacrificou seu fusquinha para poder pagar a faculdade da neta Pietra

A demonstração de amor veio do site SoNotíciaBoa. Um avô com um coração enorme desistiu de um amor para ajudar um amor ainda maior: a neta, estudante de medicina Pietra Bianca, de 19 anos. Walter Lautenschlager, de 69 anos resolveu se desfazer do seu carro, um fusca 76, para que Pietra pudesse pagar mensalidades atrasadas do curso, numa universidade particular em Blumenau, Santa Catarina. Para isso, Walter e Pietra criaram um perfil nas redes sociais para divulgar a rifa do carro e mostrar o veículo para quem quisesse ajudar.  A neta iniciou o curso de medicina neste ano e já atrasou quatro mensalidades por falta de dinheiro. Ela já tinha tentado em 2019, passou, mas não tinha dinheiro para pagar a matrícula.

VERGONHA

A ministra Cármen Lúcia, do STF, enviou à Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação apresentado por deputados de oposição contra Jair Bolsonaro. Os parlamentares alegam que o presidente da República cometeu improbidade administrativa ao usar a TV Brasil para retransmitir a live realizada na última quinta-feira (29/7). Nessa transmissão, Bolsonaro mentiu em série ao ‘apresentar provas’ sobre a possibilidade de fraudes no sistema eletrônico usado nas eleições do Brasil. Para Cármen Lúcia, apesar de o STF não ser a instância correta para julgar “ação de improbidade contra autoridade pública, há de se considerar que o grave relato apresentado” pelos deputados, pois esses fatos “podem, em tese, configurar crime, mais especificamente, de natureza eleitoral, utilização ilegal de bens públicos, atentados contra a independência de poderes da República”.

De acordo com o presidente da CPI, o governista quer “desqualificar o trabalho da CPI toda hora”.

— Isso aqui que nós estamos mostrando é o governo que Vossa Excelência defende. É um governo desqualificado sim! Que permitiu que chegássemos a quase 600 mil mortes.  Os argumentos são esses! O senhor defende um governo irresponsável, incompetente e com pessoas incompetentes. É isso! –, finalizou o senador do Amazonas.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes