Ir para o conteúdo

Quando o ministro Paulo Guedes, considerado o inimigo nº 1 da Zona Franca de Manaus  adentrou o plenário do Senado Federal, para  colher os louros da vitória, com a aprovação da reforma da previdência, nesta terça-feira, 22, o senador Omar Aziz (PSD-AM)pediu a palavra e disparou à queima roupa:

— A reforma é do Congresso!

Quando Guedes fez cara de “o que é isso companheiro?”, Omar sapecou:

— O que estamos aprovando hoje é muito diferente daquilo que o presidente Rodrigo Maia recebeu, em fevereiro.

A importância “disso”

O senador do Amazonas não parou por aí.

Ele lembrou que a  população ainda não tem como perceber a importância “disso”, isso é, da  reforma.

Chile aqui, não!

E olhando para Guedes, Aziz criticou “aqueles que defendem o modelo chileno” de Previdência, motivo dos protestos que tomam as ruas do Chile nos últimos dias e que deixaram até agora 15 mortos.

Guedes, como todos sabem,  é defensor de um modelo de capitalização das aposentadorias de modo semelhante ao adotado no país.

Aziz não parou por aí.

Esperando a BIC

Após idas e vindas, atrasos e algumas derrotas para o governo, o Senado concluiu nesta quarta-feira a votação em segundo turno da reforma da Previdência, que agora já pode ser promulgada depois de publicada.

Quer dizer, agora só falta a canetada BIC (se ele ainda usar, afinal, a caneta é francesa),  do presidente Jair Bolsonaro.

Longe do Brasil

A promulgação, no entanto, só deve ocorrer em novembro.

É que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pretende aguardar o retorno do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice-presidente, Hamilton Mourão, além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Não tem ninguém no Brasil. Todos estão em viagens internacionais.

Pacote pessimista

Já o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), vê com descrença o pacote de medidas econômicas estudado pelo governo federal para apresentar após a reforma da Previdência.

— Acho difícil pelos prazos –, afirmou, sobre a possível aprovação do pacote  ainda em 2019.

Dúvidas sobre a PEC

Braga põe em dúvida até se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que flexibiliza o orçamento e altera a regra de ouro terá tempo suficiente para ser apreciada pelo Senado.

Sem entendimento

—Não há entendimento sobre o tema até o momento –, diz o representante da maior bancada da Casa, com 13 senadores.

Caso seja  aprovada pelo Senado, a proposta da PEC ainda precisaria de uma análise pela Câmara.

Tribo dos Manaós

Apesar do momento difícil porque passa, o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) e a primeira-dama, Elizabeth Valeiko compareceram à sessão da Câmara em homenagem aos 350 anos de Manaus.

— Sou o único político que pode ser chamado de parente pelos manauaras, porque tenho uma relação diária com a população – disse o prefeito.

No meio do povo 

Ainda em seu discurso, o prefeito afirmou que é fundamental a presença física do prefeito nas ruas. 

— Meu maior prazer é estar com o meu povo e no meio dos servidores da prefeitura –, disse Arthur, em tom de orgulho. 

Salário em dias 

Arthur  também disse que se orgulha em cumprir os compromissos com seus servidores.

— Em nenhum momento atrasei salário, em nenhum momento atrasei data-base – destacou. 

Boi Manaus 

A festa de Manaus começou ontem, 23, às 16h, na Ponta Negra com a chegada do trio elétrico do Boi Manaus, que também tem apresentação hoje.

Uma corrida será realizada durante a manhã também para festejar o aniversário da terrinha. 

Reconhecendo Sarafa 

O prefeito inaugurar a 20ª creche de Manaus, ontem, 23, reconheceu a primeira creche feita por Serafim Corrêa (PSB), quando prefeito.

—  Serafim fez a primeira creche, antes dele não tinha nenhuma –, reconheceu Arthur. 

Medalha nela

A Assembleia Legislativa vai realizar sessão especial para  a entrega da Medalha Ruy Araújo a Conselheira Yara Lins, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

Música no plenário

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) se envheu de música, na manhã de festa quarta-feira, 23.

Foi durante a Tribuna Popular sobre o Instituto Musical Vila da Barra, de propositura do vereador Ewerton Wanderley.

A apresentação do coral e da orquestra Vila da Barra emocionou todos os presentes tocando clássicos como Manaus minha cidade querida.

Som que transforma

Ewerton Wanderley destacou as ações do instituto na área social,

promovendo inclusão de crianças, jovens e adultos através da música.

— O trabalho que tem a música, não como um método apenas cultural, mas também com uma proposta pedagógica por ser um instrumento capaz de transformar uma sociedade –, disse o vereador.

EM ALTA

Um aluno de 8 anos da Paraíba conquistou medalha de ouro na olimpíada brasileira de robótica 2019. Yan Gabriel Santos Rodrigues da Costa recebeu a certificação de maior nota nacional e certificados de honra ao mérito nos níveis nacional, estadual e municipal. Yan, é aluno do 3º ano do ensino fundamental em uma escola particular de Campina Grande e é a terceira vez consecutiva que alcança o primeiro lugar nacional numa olimpíada científica. Ele também já foi medalhista em olimpíadas de astronomia e aeronáutica.

EM BAIXA

Mesmo anunciando que “renuncia” à pretensão de dser embaixador do Brasil no estados Unidos, Edardo Bolsonaro derrama deu veneno. “Faço questão de vir aqui na tribuna, local de trabalho confiado a mim por 1.843.735 eleitores fazer um comunicado que vai decepcionar os que torciam para a minha ida para os Estados Unidos, achando que assim eu ficaria distante da vida política no Brasil”, disse.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes