Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Omar Aziz faz de Carlos Wizard exemplo para depoentes

O presidente da CPI da pandemia,  senador Omar Aziz (PSD-AM), voltou aos seus tempos de secretário de Segurança e determinou, nesta quinta-feira, 17, a apreensão do passaporte do empresário Carlos Wizard. Ele prestaria depoimento na Comissão Parlamentar, porém, não compareceu.

De acordo com Aziz, às 7h da manhã a Comissão recebeu pedido dos advogados de Wizard para remarcar a audiência para uma data mais adequada. A sessão de hoje foi cancelada. A justificativa usada por Wizard é de que estaria nos Estados Unidos e sem o passaporte.

— É uma brincadeira dele né? Uma data combinada para ele vir, é uma autoridade –, disse Aziz. Com a determinação, o passaporte de Wizard deve ser apreendido pela Polícia Federal assim que ele chegar ao Brasil e só será devolvido após depoimento na CPI da Covid.

Só quer moleza

O empresário chegou a pedir para que o depoimento fosse virtual, o que foi barrado pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Além disso, também solicitou à CPI que seu depoimento fosse remoto.

Aziz negou o pedido e alegou que uma audiência virtual abre brecha para que o empresário leia as próprias respostas.

O cara do gabinete

O empresário é apontado como membro do chamado “gabinete paralelo”, que funcionava à margem do Ministério da Saúde. Foi o famigerado “gabinete paralelo” que teria aconselhado o governo federal a defender o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19. Na lista, a  hidroxicloroquina, além de teorias como a da imunidade de rebanho.

Adeus Eletrobras

O Senado aprovou nesta quinta-feira (17), por 42 votos a 37, a Medida  Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina.

Como votaram

Dos três senadores do Amazonas, apenas Plínio Valério (PSDB) votou NÃO. Eduardo Braga (MDB)  e Omar Aziz (PSD)  votaram como governo. Apesar da semana de  “tapas e beijos”.

Braga aposta

Ex-ministro de Minas e Energia durante o governo Dilma Rousseff, Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu a medida provisória e afirmou que a proposta significará energia mais barata ao consumidor.

Então, tá!

O governo afirma que a privatização da Eletrobras pode reduzir a conta de luz em até 7,36%.

Não é bem assim?

No entanto, entidades do setor elétrico, contudo, dizem que a conta pode ficar mais cara.

Cheio de “jabutis”

O texto da privatização incluiu "jabutis". O jargão é utilizado por parlamentares em referência a trechos sem relação com o objeto original da MP.

Perdido na CPI

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) repercutiu o depoimento do ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, na CPI da Pandemia.

— Vi uma pessoa perdida, sem conhecimento dos fatos, datas e nomes dos culpados. Só fortalece a ideia de que o governo é perdido, na saúde, segurança pública, educação.

Segurança na orla

Eletricidade e água não combinam. Por medida de segurança durante a cheia do Rio Negro, a Prefeitura desligou parte da iluminação pública no calçadão inferior da praia da Ponta Negra.

Domingo sem praia

A praia segue interditada nos finais de semana e feriados, mas por decreto, o prefeito  David Almeida passou a permitir o acesso à praia nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h.

Lins é uma águia

Para reuniões com trabalhadores e sindicalistas não, mas para articular encontros internacionais em Viena, Áustria, o  deputado federa Áustria , o deputado Átila Lins é uma águia.

Átila entrega o convite da reunião de Viena a Rodrigo Pacheco

Deixa comigo

Presidente da União Interparlamentar Mundial (UIP), Lins entregou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o convite oficial da reunião de presidentes de Parlamento de todo o mundo, marcado para os dias 6 a 8 de setembro deste ano.

Viena aqui vou eu

Considerado a “raposa felpuda” da política baré,  Átila Lins já havia entregue o convite ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A conferência mundial acontecerá em Viena, na Áustria, e contará com a presença de presidentes dos 179 países que integram a União Interparlamentar. O tema do encontro será: Liderança

Chumbado

Integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acusaram o presidente do órgão, Alexandre Barreto, de conduzir alcoolizado uma reunião, em outubro do ano passado.

Pela cara, Alexandre Barreto tomou umas e outras antes da reunião do Cade

Na tarde do dia 27 daquele mês, num encontro virtual interno, entre conselheiros e o presidente, Barreto passou, ao fim da reunião, a apresentar um comportamento confuso, que pareceu a alguns integrantes do tribunal o de uma pessoa sob efeito de álcool.

IC!, IC!, IC!...

Após alguns conselheiros tentarem interromper o encontro, uma das conselheiras escreveu privadamente uma mensagem de WhatsApp para Barreto, sugerindo que ele encerrasse a reunião, por estar “visivelmente bêbado”.

Barreto não questionou a afirmação. “Ok. Obrigado pelo toque”, respondeu. Procurado pela coluna, o presidente do Cade negou que estivesse alcoolizado e disse que estava sendo irônico.

Umas e outras

A reunião começou um pouco depois das 14h. Ele estava normal durante boa parte da reunião. A partir de umas 16h, passou a beber uma taça de vinho e, depois das 18h, apresentou esse comportamento.

— Me pareceu, sim, estar alcoolizado –, afirmou um desses dois conselheiros.

Cartão enchente

O governo do Estado entregou nesta quinta-feira (17/06) 900 cartões do Auxílio Estadual Enchente no distrito do Cacau Pirêra, região metropolitana de Manaus. São mais de R$ 2 milhões de investimento na economia e no social do município somente com esse programa.

Desmatamos um Rio

Levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado nesta quarta-feira, mostra que o desmatamento na Amazônia Legal em maio deste ano, corresponde quase ao tamanho do Município do Rio.

Maior da série

Foram desmatados 1.125 km² de floresta. O  número é também o maior da série histórica para o mês dos últimos dez anos, segundo o Imazon.

Recorde em 10 anos

Os dados mostram que é a terceira vez consecutiva que o desmatamento bateu recorde em dez anos. Os meses de março e abril também registraram os piores índices desde 2012.

ÚLTIMA HORA

Guedes quer distribuir sobras dos restaurantes para mendigos que passam fome

Ministro Paulo Guedes faz uma "boquinha": o braslieto tem mania de encher o prato e estragar comida

O ministro Paulo Guedes (Economia) defendeu nesta quinta-feira (17) que sobras de restaurantes sejam destinadas a mendigos e pessoas fragilizadas, de modo a encadear o que chamou de “excessos” cometidos pela classe média a políticas sociais. A fala ocorreu durante o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

— O prato de um [membro de] classe média europeu, que já enfrentou duas guerras mundiais, são pratos relativamente pequenos. E os nossos aqui, nós fazemos almoços onde às vezes há uma sobra enorme. Isso vai até o final, que é a refeição da classe média alta, até lá há excessos –, disse.

O ministro defende que toda aquela alimentação que não for utilizada durante aquele dia no restaurante, dá para alimentar pessoas fragilizadas, mendigos, desamparados. “É muito melhor do que deixar estragar essa comida toda”, afirmou.

ORGULHO

Aos 80 anos, o maestro João Carlos Martins ganha exposição que mostra sua luta para voltar ao piano

Em comemoração aos 80 anos do maestro João Carlos Martins, uma exposição com a vida e obra do artista foi inaugurada no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo nesta quarta, 16. Intitulada “João Carlos Martins: 80 anos de música”,  a exposição mostra a  luta do maestro contra obstáculos e doenças que quase o deixaram sem movimentos nas mãos. Depois do diagnóstico de distonia focal, ele sofreu 24 cirurgias e ficou afastado do piano. Na terceira sessão da exposição, o visitante poderá ver todos os protótipos das luvas biônicas que fizeram o maestro voltar a tocar piano novamente. As luvas foram desenvolvidas pelo designer Ubiratan Bizarro e dadas de presente ao maestro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes