Ir para o conteúdo

O senador Omar Aziz (PSD-AM) deparou no domingo à noite com um trecho de uma resenha do livro sobre Bolsonaro sobre o livro "Tormenta - O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos" (Companhia das Letras), da jornalista Thaís Oyama, publicada na revista Época. A resenha narra os bastidores de uma reunião com a bancada do Amazonas, da qual Aziz é o coordenador, para discutir a questão da mudança no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre xaropes para refrigerantes. De acordo com a revista, a reunião não prosperou porque em determinado momento Bolsonaro chutou o pau da barraca:

— Não entendo nada desse negócio –, declarou o presidente a três senadores e oito deputados federais.

Na quinta-feira, 16/01, bem antes de ler a revista, o Omar havia declarado em entrevista ao Blog do Mário Adolfo:

Vamos dar a César o que é de César. Bolsonaro tem defeitos como qualquer ser humano, mas ele foi bem claro com toda a bancada. Ele disse pra mim assim: “Eu sou a favor da ZFM mas não entendo nada disso. Converse com o ministro Paulo Guedes!

Diz na lata

Para Omar quando você discute isso com o presidente ele é muito franco.

— Ele não discute tecnicamente sobre algo que ele não tem conhecimento. Mas ele disse que é a favor, que há 30 anos que é a favor da ZFM. Cita muito o Pauderney, dizendo que “ele enchia o saco pra votar a favor”—,  disse o senador na entrevista ao blog.

Recado à ex-namoradinha

A Rede Globo mandou um recado para a atriz e futura secretária de Cultura do governo Bolsonaro, Regina Duarte. “A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna de conhecimento de todos os colaboradores” –, informou o departamento de Comunicação da Globo.

A noiva

Regina Duarte aceitou participar de uma fase de testes no cargo de secretária da Cultura do governo federal nesta segunda-feira, 20.

— Estamos noivando –, disse a artista após o encontro ocorrido ontem tarde no Rio de Janeiro.

Para assumir a pasta, no entanto, a atriz terá de suspender seu contrato com a emissora.

Pacificadora

A ideia do governo é que a atriz ajude a “pacificar” o setor, um dos pontos fracos neste início de gestão de Bolsonaro.

Vai ser difícil

Pacificar o setor, como quer Bolsonaro, será tarefa difícil para a ex-namoradinha do Brasil. Regina Duarte divide, que se considera de extrema-direita, encontra reações variadas na classe artística.

Começou bem

Logo após confirmar que aceitaria o cargo, foi alvo das mais diversas reações. Alguns chegaram a descrever que ela já começou bem. “Fez post em homenagem ao Dia de São Sebastião (ontem) e publico a gravura de Santo Expedito”, escreveu Wiliam De Lucca.

Cutucão

O ator José de Abreu, que atuou com Regina em novelas da Globo – foram, inclusive, marido e mulher em Desejo de mulher (2002) –, escreveu em sua conta no Twitter:

— A mulher ideal para participar do governo nazista-homofóbico-miliciano!

Quem manda lá

O escritor Paulo Coelho, também via Twitter, postou que Regina Duarte “ou qualquer outro não faz diferença – quem manda no governo é o Líder e seus filhos”.

Viva o Zé Pereira

Momo está chegando. No total, Manaus terá 110 bandas e blocos de rua. A folia começa no dia 7 de fevereiro e se estende a 15 de março.

Deixa comigo

A Prefeitura de Arthur está bancando o carnaval mais popular, o de  rua. As bandas e blocos receberão apoio de palco, som, iluminação, banheiro químico e equipamentos similares. Toda a programação será gratuita.

Eu sou o samba

Incansável,  o cantor Júnior Rodrigues – que compôs o A Casa da Mãe da Gente, gravado por Alcione - , está lançando o bloco   “Ah, Língua!”, uma crítica ao mundo das fofocas.

Língua venenosa

O bloco sai dia 9 de fevereiro, um domingo magro. Em um trecho, a marchinha do bloco diz assim: “A língua faz vergonha/ tem mais peçonha que língua de sogra/ Tento me controlar pra não comentar/mas se alguém derrapa/ não faço vista grossa/ a língua coça e a fofoca escapa”.

Eleição diferente

Será tudo igual, como nos outro anos, nas eleições municipais? Nem tudo. Algumas coisas serão diferentes das eleições de 2016.

O que muda

Por exemplo: Pela primeira vez os candidatos a prefeito e vereador poderão contar com dinheiro do Fundo Eleitoral para bancar a campanha.

Babita eleitoral

O Fundo já foi utilizado em 2018, nas eleições gerais para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Quem paga

Naquele ano, R$ 1,7 bilhão saiu dos cofres públicos. Agora, R$ 2 bilhões estão previstos no orçamento  para a campanha de 2020.

Olho no gás

Todos os prédios e edifícios de Manaus estão obrigados a instalar sistema sensor e válvulas de bloqueio para detectar e prevenir vazamentos de gás. É o que determina a Lei 2.507, de autoria do vereador Amauri Colares (Republicano), sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio.

Violência doméstica

Os números são preocupantes. A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) encaminhou à Justiça amazonense um número recorde de inquéritos relacionados à violência doméstica contra a mulher.

6.685 agressões

Entre janeiro e novembro de 2019, foram enviados 6.685 inquéritos. Um crescimento de 28,3% na comparação com o mesmo período de 2018, quando pouco mais de 5,2 mil inquéritos foram finalizados.

Cadeia neles!

Em 11 meses do ano passado foram presos no Estado 811 pessoas suspeitas de crimes contra a mulher.

—Os números são altos, e nós queremos dar uma resposta a nossa sociedade, trazendo mais segurança à mulher –, disse a titular da Delegacia da Mulher do Parque Dez, delegada Débora Mafra.

EM ALTA

Gol Linhas Aéreas está oferecendo oportunidade para trabalhar sem sair de casa. A empresa abriu vagas para diversos cargos e está recrutando profissionais para prestarem serviço home office. São vagas para ser Teleoperador ‘Home Based’ em Smiles, vendas e no SAC, serviço de atendimento ao consumidor. A Gol também procura profissionais para atuar em vários aeroportos do Brasil, entre eles, Belo Horizonte, Belém, Rio de Janeiro, Goiânia, Natal, Navegantes, Palmas, Salvador, Foz do Iguaçu e Rio Branco.

EM BAIXA

Diogo Mainardi foi flagrado trocando mensagens como subalterno de Deltan Dallagnol na Lava-Jato. Mainardi, como mostram as mensagens vazadas hoje pelo intercept, comportava-se como empregado da turma de Curitiba. Pois o sujeito respondeu hoje mesmo às revelações do jornal, com essa frase à la Bolsonaro no Twitter: “Só agora a bandidagem descobriu que eu apoio a Lava Jato?”

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes