Ir para o conteúdo

No velho estilo populista, o tetra-governador Amazonino Mendes (sem partido) está de volta às ruas, dessa com um olho na Prefeitura e o outro no governo do Estado.

Nesta quinta-feira, elegantemente vestido,  Mazoca ressurgiu nas redes sociais entrando em ônibus que integra o transporte coletivo público de Manaus. Para quem a forma de fazer campanha do lendário político, Amazonino deve ter ido “sentir na pele” o sofrimento porque passa o povo no dia-a-dia, sacolejando em ônibus sucateados, para depois baixar o pau nas críticas ao sistema que deverá fazer nas  próximas campanhas eleitorais.

Depois da voltinha no buzão, o Negão invadiu a timeline de seus seguidores do Instagram nessa quinta-feira, 05, para dizer “oi nós aqui outra vez!”   Na foto, ele aparece trajando uma camisa polo verde, camisa caqui e o famoso chapéu Panamá nas mãos, contrastando com  a indumentária do trabalhador que usa diariamente o torturante indigesto sistema de transporte publico de Manaus.

O regresso

Amazonino usou a hashtag #tbt, uma gíria popular que significa Throwback Thursday, e pode ser traduzida do inglês como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”.

A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se relembrem e marquem o passado.

Admirável populismo novo

O estilo Amazonino de fazer campanha é um casos a ser estudado.

O entendimento de cientistas políticos é que candidatos populistas tendem a se beneficiar de novas mídias em sua estratégia eleitoral.

Bye, bye jornal

Com as ferramentas virtuais,  deixam de depender exclusivamente dos meios de comunicação tradicionais, que antes atuavam como filtros, para transmitir sua mensagem.

Dessa forma, o estudo abre espaço para a discussão sobre o papel que meios de comunicação digitais têm em contextos eleitorais

“Congresso não é quartel”

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) advertiu  nesta quinta-feira (5), em Plenário, o governo “precisa entender que o Congresso Nacional não é quartel”.

A frase foi disparada durante discurso sobre o veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao orçamento impositivo.

Democracia ameaçada

Para o tucano de Eirunepé, o país está sendo levado a uma polarização de Poderes, e que, segundo ele, significa maior ameaça à democracia.

—  Discordar não é ser inimigo. Quando nós aqui dirigimos críticas ao Supremo Tribunal Federal, o fazemos todos nós ao comportamento de alguns membros e não à instituição.

Não vale generalizar

Valério observou que no STF são onze membros. E quando um, dois ou  quatro vacilam, o Congresso  respeita a instituição.

— Aqui, que nós somos 81, quando um ou outro vacilar, você bota todo mundo no mesmo bolo.

Plínio pediu respeito ao Congresso Nacional. “O Congresso Nacional é o retrato fiel da sociedade brasileira”,  avisou.

Marielli presente na TV

O Globoplay vai lançar nesta sexta, 6, o que é considerado como o mais importante projeto da plataforma: uma série documental sobre a vida de Marielle Franco.

A série é dirigida por Caio Cavechini, que fez parte da equipe do Profissão Repórter por muitos anos.

Rumos das investigações

Há cenas inéditas da do dia a dia de Marielle e entrevistas com familiares e amigos.

Não se sabe se há, na série, novidades passíveis de mudar o rumo das investigações.

A culpa é da imprensa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em sua live semana nas redes sociais que o baixo resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 é culpa da imprensa. "Se a imprensa produzisse notícia verdadeira, certamente o resultado seria melhor", afirmou.

O fiasco do “pibinho

O primeiro ano de governo sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro registrou crescimento econômico de 1,1%, taxa mais baixa dos últimos dois anos, segundo informações divulgadas pelo IBGE nesta quarta-feira (4).

Chá de “simancol”

Ainda ao criticar os jornalistas, Bolsonaro disse que não tem a obrigação de falar com a imprensa.

— Eu não estou falando com a imprensa, é direito meu, pô!, afirmou.

Depois dessa, está na hora da imprensa – que terça-feira recebeu banana do bobo da corte Carioca –,refletir se vale a pena tanta humilhação.

Xô jornalistas!

O capitão disse não saber porque a imprensa insiste em tentar falar com ele.

— Se a imprensa diz que eu ofendo todo dia, o que estão fazendo todo dia ali [na porta do Palácio do Alvorada]? –, disse.

Como se vê, ali na saída do Alvorada não tem notícia. Tem claque bajuladora, achaque  e constrangimentos.

Desarrume as malas

Portugal confirmou nesta quinta-feira (5) o nono caso de infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2.

Principal companhia aérea em operação em Portugal, a TAP anunciou a seus funcionários que cancelará mails de mil voos, entre março e abril, devido à doença covid-19.

“Todos os clientes serão contactados e protegidos com alternativas à realização das suas viagens", disse a empresa, que não detalhou quais serão as rotas afetadas. Os impactos devem ser sobretudo nas rotas europeias.

3 mil na Itália

Dos nove casos confirmados, quatro estiveram recentemente na Itália, atual epicentro do vírus no continente, onde já há mais de 3.000 casos confirmados.

Com o aumento no número de pessoas diagnosticadas, o país teve eventos cancelados, e o governo já estuda limitar a circulação em escolas e universidades.

Energia limpa

Tribuna popular promovida pelo vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), na Câmara Municipal de Manaus, nesta quarta-feira (4/3) colocou em pauta uma dos assuntos mais discutidos no momento: o  uso da energia solar.

Vale a pena?

O evento teve como objetivo esclarecer aos vereadores e a população de Manaus quais os benefícios, facilidades para implantação e também combater os mitos em torno de custos e aquisição de equipamentos de energia solar em Manaus.

Cresceu 300%

De acordo com o engenheiro Bruno Mourão, a energia solar têm se tornado cada vez mais atrativa ao consumidor e o mercado cresceu 300% nos últimos dois anos gerando assim emprego e renda.

O engenheiro avalia que esse crescimento coloca a energia solar na contramão de outros mercados, portanto é necessário um olhar mais criterioso.

— Precisamos trazer este assunto para discussão a fim de implementar melhorias, pois é um mercado que gera empregos e renda –, disse Mourão.

ORGULHO

A empresa de produtos para animais de estimação Zee.Dog inaugurou este mês a semana com apenas 4 dias úteis, em formato de teste, por enquanto.

É  primeira do Brasil, e da América Latina, a copiar a receita de sucesso que melhorou a produtividade na Microsoft do Japão. A folga será toda quarta-feira, para que os funcionários possam descansar, passear, ou fazer o que quiserem neste dia. Lá, a redução de um dia inteiro da jornada na empresa de tecnologia mostrou um aumento 40% no faturamento por funcionário, na comparação mensal com ano anterior. Com um faturamento de R$ 100 milhões em 2019, a empresa teve uma média de crescimento de 54% ao ano desde sua fundação em 2012 por Thadeu Diz, Felipe Diz e Rodrigo Monteiro.

VERGONHA

O ex-jogador Ronaldinho foi flagrado na noite desta quarta-feira (4) com passaporte falso no Paraguai. Depois de jornais locais divulgarem o fato, o Ministério Público do Paraguai confirmou a informação. A suíte na qual o ex-atleta está hospedado, no Hotel Yacht e Golf Club, na cidade de Lambaré, próximo à Assunção, foi alvo de uma ação do Ministério Público juntamente com a polícia do país. Foram encontrados dois passaportes adulterados: um com o nome de Ronaldinho e outro atribuído ao seu irmão, Roberto de Assis Moreira. Eles estão sob custódia no quarto da hospedagem. Ambos prestaram  depoimento nesta quinta-feira (5).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes