Ir para o conteúdo

Dito & Feito – O xeque-mate de Josué em velhas “raposas”

A campanha para a presidência da Assembleia Legislativa foi um jogo de xadrez. E quem deu o xeque-mate foi Josué Neto (PSD) que, em relação aos outros candidatos – apesar de estar no 4º mandato –, pode ser chamado de

 “o mais novo”. Josué trabalhou os 12 novos deputados que somado a ele já dava a maioria. Como ele já tinha o apoio do Cabo Maciel (PR) e da Alessandra Campelo (MDB) totalizou 15 em 24 deputados.

Quer dizer, deu xeque-mate nos demais pretendentes, entre eles, a velha raposa Belarmino Lins (PP). O garoto tem pedigree!

Cruzado de direita

Foi uma mexida inteligente. E quando os deputados Fausto Jr. (PV), filho da presidente do TCE-AM, Yara Lins, gravou o vídeo para as redes sociais foi um cruzado de direita no queixo do Belão.

X

Aí acabou a “luta”. E os demais preferiram jogar a toalha.

Tudo em família

Não que Yara tenha pedido abertamente votos para Josué. Mas, já que é uma Lins, Belarmino esperava a fidelidade de família e, claro, o voto do filho dela.

X

Mas, a conselheira do TCE trabalhou nos bastidores de forma silenciosa, por Josué Neto.

Prudência e caldo de galinha

 Agora, que Josué já está quase sentado na cadeira de presidente da Aleam – um pouco mais maduro que das outras vezes que comandou a Casa –, deve aprender a ouvir mais do que falar.

X

Afinal, prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

Conter os impulsos

O que o BLOG tenta dizer é que Neto precisa conduzir o poder Legislativo com equilíbrio. A Assembleia terá temas complexos em 2019.

Tormenta

O prenúncio de tempestade com relâmpagos e trovões deve começar logo nos primeiros dias. Uma delas é a crise dos médicos que, na próxima semana, estarão na Aleam para dizer que não recebem há quatro meses.

Melhor prevenir…

 Em 2015, o deputado estadual Dermilson Chagas (PDT) denunciou as péssimas condições de trabalho da mineração Taboca, que explora a mina do Pitinga, em Presidente Figueiredo.

X

— Um rompimento na represa da mineradora pode causar danos no meio ambiente e comprometer a visa das mais de 2 mil pessoas que trabalham na mina – alertou o parlamentar. A u

…que remediar!

Apesar de estarem seguras, as 29 barragens que estão no Amazonas, caso sofram algum rompimento de minérios, podem superar a tragédia em Brumadinho, segundo o diretor-presidente do  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente.

X

— O nosso risco é diferente de Mariana e de Brumadinho, mas é preciso lembrar que estamos falando de natureza, que é instável –, cutucou Valente

Maior que Brumadinho

O  diretor-presidente do Ipaam alertou ainda que é necessário redobrar a atenção e a fiscalização, antes que o pior aconteça. “O nível de impacto pode ser maior, na mesma proporção ou até pior. Isso faz com que nós redobremos as atividades de atenção e fiscalização nessas áreas de mineração.”

Barbas de molho

Para colocar as barbas de molho, uma fiscalização na Mineração do Taboca ocorrerá nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Foi, viu e fez

 O governo Wilson Lima está usando como estratégia detectar o problema e corrigir de forma imediata. Fez o levantamento de que a estrada do município de Novo Airão (a 180 quilômetros de Manaus) estava intragável e acelerou as os trabalhos de recuperação do trecho do quilômetro 22 da AM-352.

Homens na pista

 Com as obras, o trecho da estrada sofreu alteração e conta com um desvio para a passagem de veículos leves e pesados.

X

 Ao longo do trecho, foram colocadas placas de advertências para alertar aos condutores, que trafegam pela estrada, sobre a existência de obras na região.

Totó de crachá

Agora só perde o totó quem quer. Aqueles que criam cães já podem adquirir uma plaquinha que pode ser pendurada na caleira do animal com nome, endereço e telefone do proprietário.

Minha casa

O nome das plaquetas para identificar o endereço do cachorrinho  é PlaquinhaFlex.

Caso o totó se perca ou fuja de casa, aquele que o encontrar – se for bom caráter, claro – pode telefonar ou devolver o animal no endereço.

X

Isso porque vai saber que atrás daquela plaquinha, deve haver uma família em desespero.

Joana vai gostar

A deputada Joana Darc (PR), a protetora dos animais, vai adorar! A plaquinha é em metal polido, gravada a laser e até parece uma joia!

EM ALTA

O amor e a amizade de um cãozinho chamado Vitinho emocionaram a web depois que ele foi fotografado fazendo vigília na casa dos tutores. A família está viva e disse que não encontrou o animal antes de deixar o local, atingido pela lama, em Brumadinho. A fidelidade de Vitinho chamou a atenção da reportagem do Estado de Minas, que acompanhava os trabalhos da equipe de resgate do corpo de bombeiros e fotografou a cena que está viralizando.

EM BAIXA

Ao governo de Minas Gerais que não paga o salário de seus  bombeiros. Apesar de estarem com os salários atrasados e o 13º de 2018 sendo pago de forma parcelada em onze vezes, eles lutam heroicamente na busca de vítimas da tragédia de Brumadinho,  desde a última sexta-feira (25), data do rompimento da barragem da Vale. Realizam um trabalho árduo, meticuloso, que requer muito treinamento, com a lama até o nariz, para não afundar.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes