Ir para o conteúdo

Apesar do dia nublado, a temperatura da Assembleia Legislativa ferveu na sessão de ontem (20). O quiproquó começou quando o deputado Serafim Corrêa (PSB) apresentou números que comprovam um excesso de R$ 1, 451 bilhões no orçamento do Estado do Amazonas, num comparativo de janeiro a maio de 2017 e 2018. O líder do governo Amazonino, Dermilson Chagas (PP),  se doeu e desmentiu o “mestre dos números”.

A discussão ocorreu durante votação  do veto governamental da Saúde e da UEA. — O senhor está equivocado. Está usando esses números  de forma leviana.

Sossega Mariquinha

Foi o suficiente para acender o rastilho de pólvora. Imediatamente uma grande maioria dos deputados se ofendeu – e com toda razão –, com as palavras de Dermilson contra Serafim e formaram uma corrente de solidariedade.

X

Outras, da turma do “sossega Mariquinha”, tentaram apagar o incêndio.

Lave sua boca!

O primeiro a defender Sarafa foi Josué Neto (PSD). “Dermilson, você tem que respeitar a idade e a qualificação do deputado Serafim. Aqui, o senhor vai ficar caladinho e respeitar o deputado. Respeite seus cabelos brancos. Lave sua boca pra falar do deputado Serafim”.

Sem capacidade

O deputado Luiz Castro (Rede) também saiu em defesa de Sarafa. “O senhor não tem capacidade para desqualificar o Serafim. Serafim é um homem competente e que contribui para o parlamento e torna a casa respeitada”.

Outro fã

Abdala Fraxe (Podemos) também prestou solidariedade. “Sarafa é um deputado diferenciado. Sabemos da sua qualidade, da sua eficiência e ele não merece ser tratado como foi tratado assim”.

Esse cara sou eu

Já a única mulher do parlamento amazonense, Alessandra  Capelo (MDB) foi até a bancada de Serafim e disse baixinho. “O senhor tem cabelos brancos, mas continua um coroa charmoso. (risos)”.

Pedra sobre pedra

E para jogar ainda mais gasolina no fogo, Sabá Reis (PR) alfinetou tirou o foco de Dermilson e resolveu atacar diretamente o governador.

X

“Quem dera que o Amazonino tivesse a credibilidade do Serafim. Amazonino joga mais domino do que trabalha. Patrocina um torneio de dominó com mais de R$ 1 milhão”, disparou Reis.

Mais ofensivo

Sabá não parou por aí. Dito isso, cutucou: “Como meus amigos da base aliada defendem um governo desse? Isso é até mais ofensivo do que chamar o Serafim de leviano. Esse governo é mentiroso”.

Serafins e Querubins

Belarmino Lins (PP) como bom gozador tentou amenizar a discussão e arrancou risos do plenário. “Quem ousa agredir com palavras o anjo Serafim? As discussões são construtivas e só engrandecem o parlamento. Nenhum deles quis levar paro lado pessoal”.

Queima o negão…

O presidente estadual do PDT, deputado federal Hissa Abrahão, se preocupa tanto em trocar “farpas” com o governador Amazonino Mendes, que se esquece de organizar o próprio partido.

… e esquece do Cirão!

Recentemente, ele gravou um vídeo ao lado do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, anunciando a vinda do presidenciável Ciro Gomes a Manaus e se vangloriando de estar à frente da organização.

Vai brincar de boi

Porém, Ciro preferiu visitar Parintins no dia 30 de junho e não virá mais à capital. Será que o ilustríssimo presidente não sabia que todas as atenções da cena política e da sociedade amazonense se voltam para Ilha Tupinambarana?

Tira da pesada

O ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolf Giuliani, chega à capital amazonense na próxima semana, para apresentar o diagnóstico feito e apresentar as diretrizes de atuação em favor da segurança.

Primeira fase

A equipe dele esteve no Estado no período de 14 a 20 de maio, para concluir a primeira etapa da consultoria, com o objetivo de reduzir o índice de violência no Amazonas.

Raposa magoada

Velha raposa da política baré, o deputado federal Átila Lins (PP), único parlamentar da bancada amazonense a assinar o requerimento de instalação da CPI contra a Operação Lava Jato , se diz injustiçado.

Raposa magoada 2

Lins reclamou que não foi ouvido na reportagem publicada, na quarta-feira (19) no EM TEMPO, sobre o posicionamento dos outros colegas de bancada.

Super-secretário

Que o secretário de saúde, Francisco Deodato, é amigo do governador Amazonino Mendes (PDT) de longa data todo mundo já sabe. Mas, nessa gestão, alçou voos mais altos e já é chamado como o “homem forte” do chefe do Executivo.

Ser supremo

Tanto que foi escolhido para atuar na coordenação e integração das ações administrativas do Governo do Estado. Uma  espécie de entidade suprema cuja missão será auxiliar todas as ações do governador.

Peçam desculpas

Da senadora Gleisi Hoffman (PT), depois de ser considerada inocente e absolvida pela segunda turma do STF.

X

“Ao longo desses quase quatro anos, meu nome deixou de ser Gleisi Helena Hoffmann. Passei a ser chamada de Gleisi investigada na Lava Jato, Gleisi acusada, Gleisi indiciada, Gleisi denunciada, Gleisi ré. Alguém escreverá agora Gleisi inocente?”

EM ALTA

O exemplo de educação dos japoneses se repete. Senegaleses também limparam a sujeira que fizeram no estádio, após a estreia da seleção deles na Copa do Mundo. Nesta terça-feira, 19, torcedores do Senagal recolheram no final da partirda todo o lixo que produziram

durante o jogo. A imagem da limpeza, após a vitória da seleção deles contra a da Polônia por 2 x 1, foi postada em um vídeo no Twitter.

EM BAIXA

O vídeo em que torcedores brasileiros da Copa do Mundo assediam uma mulher russa provocou indignação na Rússiua. A mídia de Moscou atribuiu o comportamento de seus autores à “ignorância”, “expressão de misoginia” e “abuso sexual”. E destacou ainda os expressivos números de estupro e assédio sexual contra mulheres no Brasil.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes