Ir para o conteúdo

Dito & Feito – O “Exército de segurança” de Amazonino

O governador Amazonino Mendes (PDT) reconheceu que há uma “carência claríssima” de recursos humanos no setor de segurança pública. Amazonino revelou que percebeu isso no segundo dia de mandato.

— Juntamente com o Bosco (Saraiva, vice-governador e secretário de segurança) assumimos o compromisso porque era óbvio para a nossa cabeça, nosso entendimento, que tínhamos que chamar profissionais para fortalecer o nosso exército de segurança.

A análise do governador foi feita durante a abertura, nesta segunda-feira (29), do Curso de Formação da Polícia Civil do Amazonas para 228 candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Segurança, realizado em 2009.

CIDADE EM PAZ

O governador disse que o governo quer uma cidade segura, com um povo em paz, sobretudo, nos lares.

— Queremos que os jovens se integrem de modo saudável nas relações sociais. E queremos afastar esse fantasma nefasto do crime organizado. E o processo é esse: melhorando o recurso humano, aparelhando e equipando a polícia –”, afirmou.

NEW SUFRAMA

 Está pronto para entrar na pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 12/2016, que muda o nome da Superintendência da Zona Franca de Manaus para Superintendência das Zonas Francas da Amazônia.

TE EXPLICA, RANDOLFE

O autor da proposta, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), justifica a mudança uma vez que, além de exercer a administração da Zona Franca de Manaus, a Suframa também administra alguns benefícios estendidos para as Áreas de Livre Comércio (ALC).

X

Entre  elas a de Macapá e Santana, no Amapá; de Tabatinga, no Amazonas; de Guajará-Mirim, em Rondônia; e de Brasileia e Cruzeiro do Sul, no Acre.

MINISTRO CONSTRANGIDO

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de protestos por passageiros durante um voo que partiu de Brasília rumo a Cuiabá, neste sábado (27).

FEDERAL NELE

No vídeo, que circula na internet e em grupos de WhatsApp, um passageiro diz:

— Polícia Federal para ele. O amigo do Daniel Dantas, do Aécio Neves!

Mais ao fundo, uma passageira provoca:

— Vergonha para família!

FORA GILMAR

Em outro momento do voo, os passageiros entram no coro de “fora Gilmar”. Calado, o ministro apenas sorri, sem rebater às provocações.

CASA CHEIA

A reabertura dos trabalhos legislativos com a leitura da Mensagem Anual do governador do Estado, Amazonino Mendes, acontece no próximo dia 1º de fevereiro, a partir das 9h, no plenário Ruy Araújo.

NA CORDA BAMBA

Entre os políticos que concorrerão a uma vaga no Senado, nas próximas eleições, 23 são alvo da Operação Lava Jato, ou de desdobramentos da investigação, e correm o risco de ficar sem o foro privilegiado. O número é quase metade dos 54 senadores cujos mandatos terminam neste ano.

NA MIRA DO MORO

Sem o mandato, os senadores passariam a responder judicialmente a instâncias inferiores. Como alguns são alvos da Lava Jato, poderiam ser julgados pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela operação em Curitiba.

CACIQUES AMEAÇADOS

Entre eles estão caciques da política brasileira, inclusive o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), além do líder do governo e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), do líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), e do líder da minoria, Humberto Costa (PT-PE).

EM ALTA

No meio de tantos reajustes, uma notícia boa para o consumidor: a conta de energia elétrica não vai subir em fevereiro. A bandeira tarifária de fevereiro continuará na cor verde, o que significa que não haverá cobrança extra. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

EM BAIXA

 A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 0,10% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 0 80% no do diesel. Os novos valores valem a partir da terça-feira dia 30. Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.

 

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes