Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O DIA EM QUE A TERRA PAROU – Apagão no WhatsApp, Facebook e Instagram

Com o apagão desta segunda-feira, 04, do  WhatsApp, Facebook e Instagram muita gente lembrou da música de Raul Seixas – O Dia em que a terra parou.

No início da tarde, os usuários começaram a relatar que estavam enfrentando falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens das redes sociais. O que ninguém imaginava é que a  pane fosse global, com relatos em vários países de problemas de conexão. O serviço Down Detector, que monitora problemas e quedas de sites em tempo real, apresentou o problema como algo generalizado.

O pico de reclamações sobre o WhatsApp chegou a mais de 50 mil às 12h50. Logo em seguida  foi a vez do Twitter e do Nubank apresentarem instabilidade, nesta segunda-feira (4), depois do Instagram, WhatsApp e Facebook.

Nota evasiva

Com maior tempo fora do ar de sua história, a nota do Facebook é evasiva e apenas afirma que algumas pessoas estão com instabilidade, quando na verdade, todos estão globalmente sem acesso.

Ataque hacker. Será?

Já há rumores de que ataque hacker teria causado o “blackout” dos três apps, que operam com dados de cartões de crédito e transferência de valores, em especial no Whatsapp.

Pedido de desculpas

A assessoria da empresa no Brasil, que informou que está investigando a situação. Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, publicou no Twitter um posicionamento da empresa sobre o caso.

"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu.

Muita calma nessa hora

O Instagram também emitiu comunicado: "O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso!".

Facebook desaba

Investidores batem em retirada das ações do Facebook, nos EUA, devida a queda inédita do sistema que já dura 5 horas. O tempo recorde fora ar de todos os sistemas da empresa, incluindo, o WhatsApp e o Instagram, provocam uma queda de 5% nas ações da empresa, na Nasdaq.

Adnet tira sarro

Com a instabilidade nas plataformas Facebook, Instagram e WhastApp, Marcelo Adnet aproveitou para imitar o presidente Bolsonaro pelo Twitter. Em vídeo publicado nesta segunda-feira (4), o humorista pediu a volta do aplicativo usando a voz do chefe do executivo.

— Fala aí, 'Marcos' Zuckberg, aqui é Bolsonaro, presidente do Brasil aê. Estou sem andar de moto agora, então estou podendo falar, estou precisando espalhar uns memes, uns fake news aê, e não estou conseguindo por causa da queda 'disso daê'. Se você puder me ajudar nessa questão, no tocante a isso daê, eu vou ficar muito feliz, tá ok? Obrigado aê Mark", ironizou o humorista.

Lei da sacola

A lei nº 485, de 7 de maio de 2021, que proíbe a distribuição de sacolas de plástico de forma gratuita nos estabelecimentos comerciais passará por uma modificação.

Principalmente quanto ao tempo para adequação e limite de valor cobrado para quem quiser comprar esse tipo de material.

R$ 0,60 é caro

O vereador Marcelo Serafim (PSB)  disse que a maior mudança é quanto ao valor cobrado pelas sacolas plásticas, que, segundo ele, foi o que causou o maior problema –  alguns supermercados estavam cobrando até R$ 0,60.

— As sacolas plásticas podem ser vendidas a limite do seu custo, elas não podem chegar a esse valor absurdo, o que está causando um enorme mal entendido entre os consumidores, por isso essas alterações devem ser feitas o mais rápido possível –, sugeriu Sarafa Jr.

Amazonas bem na foto

O relatório produzido pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) aponta que entre as 27 unidades da federação, o Amazonas ocupa o 11º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados.

12º em sustentabilidade

O ranking foi destacado pelo governador Wilson Lima, lembrando que  entre os estados das regiões Norte e Nordeste, o Amazonas é o mais bem posicionado no ranking, ultrapassando o Ceará, que é o 12º colocado no país.

— Em sustentabilidade ambiental, nós subimos sete posições, passamos de 19º para 12º, e isso diz respeito à melhoria nos indicadores de emissões de CO2 –, disse o governador.

ÚLTIMA HORA

Vai faltar combustível se não houver reajuste nos preços

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna afirmou que segurar os reajustes dos preços dos combustíveis pode provocar desabastecimento do produto nos postos. Em entrevista ao jornal O Globo, o executivo da estatal petroleira brasileira também alertou que interferência no preço do combustível "é uma coisa grave".

— Se o preço for praticado artificialmente vai haver desabastecimento no mercado. Isso é uma coisa grave e séria que a gente tem que estar atento. Os valores precisam permitir que haja a importação do combustível –, apontou.

Silva e Luna afastou ainda a possibilidade de mudar a política de preços da companhia, destacando que Brasil não tem como evitar uma política de preços que acompanhe a cotação internacional do petróleo porque a importação do produto é responsável por cerca de 30% da gasolina e do diesel comercializados no país.

ORGULHO

Curado das drogas, Mike Tyson está de volta aos ringues e vai enfrentar Holyfield

A lenda do boxe, ex-campeão dos pesos pesados, Mike Tyson, revelou em entrevista à Reuters que um composto ativo de cogumelos ‘mágicos’, o psilocibina, salvou sua vida. Tyson trava uma batalha conhecida contra as drogas e depressão e acredita que as substâncias psicodélicas, amplamente estudadas pelo meio científico, possam ser usadas para ajudar as pessoas. A prova de que Tyson, de 54 anos, está bem é que ele voltou aos ringues numa exibição com Roy Jones Jr., de 51 anos. A luta terminou com um empate simbólico e ele já ensaiou um desafio ao antigo adversário, Evander Holyfield.

VERGONHA

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é dono da offshore Dreadnoughts International, nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal situado no Caribe. Ele abriu o negócio em setembro de 2014 às vésperas da eleição vencida por Dilma Rousseff (PT). A abertura de uma offshore, tipo de empresa aberta em lugares onde há menor ou nenhuma tributação , ou mesmo de contas no exterior não é ilegal desde que o proprietário declare à Receita Federal e ao Banco Central os valores guardados fora do país. No entanto, servidores públicos como Guedes atendem a outras regras. O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, seja no Brasil ou no exterior, passíveis de serem afetadas por políticas governamentais. Como Guedes é ministro da Economia, sua offshore configura conflito de interesse.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes