Ir para o conteúdo

Dito & Feito – O comovente encontro dos “contrários”

O 52º Festival Folclórico de Parintins viveu um dos momentos m belos e emocionantes do  sua história, na primeira noite de apresentação do boi bumbá Caprichoso.

Para surpresa da galera, da mídia e até dos brincantes que estavam na arena, eis que entra subitamente cantando “Pesadelo dos Navegantes”, o lendário levantador de toadas Arlindo Júnior, que foi recebido por um longo e fraterno abraço do atual levantador de toadas, David Assayag.

— Alçar as velas/ Desaportar as caravelas/ Esquadras do Velho Mundo… – cantou Arlindo, comovendo até membros do “boi contrário/ Do oceano ao rio-mar…”

Em algum lugar do passado

 O encontro foi antológico e comovente, porque, num passado não muito distante, Arlindo e David estavam em campos opostos e muitas vezes trocaram farpas.X

David era do boi vermelho – de onde saiu em 2009 –, e Arlindo do boi azul, de onde também saiu para seguir uma carreira política.

Separados…

Personagens do caso Wallace,  uma das mais macabras  páginas da crônica policial do Amazonas, o juiz Mauro Antony, tido como algoz da família Souza, e o filho do deputado Wallace Souza (personagem central), o ex-presidiário Raphael Souza, por pouco não se cruzaram no bumbódromo de Parintins.

… por um camarote

Enquanto o magistrado, apaixonado pelo Caprichoso, curtia no camarote azulado, Raphael Souza brincava com os amigos no reduto encarnado.

Reizo apareceu

Já amigo e companheiro de Raphael, na adolescência, o vereador Reizo Castelo Branco, que quase não aparece na Câmara Municipal de Manaus (CMM), também foi visto bem à vontade na festa.

Isto é que é

O deputado federal e presidente da Comissão da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR), fez o aquecimento decisivo para a aprovação da principal matéria do governo Bolsonaro, no no camarote da Coca-Cola.

Meu coração é vermelho

Como ex-membro do PCdoB, Marcelo cantou a todo pulmão a toada “Vermelho”, de Chico da Silva.

Apesar de não gostar muito do trecho que diz “o velho comunista se aliançou”.

Vermelhou o curral!

Por falar em toada icônica, o Garantido que estava proibido legalmente de cantar a toada “Vermelho”, na Arena, ignorou a decisão da justiça e cantou a música de Chico.

Vetada

Ao EM TEMPO, Chico disse que a toada estava proibida de ser cantada pois não recebeu seus direitos autorais por parte do bumbá vermelho.

Me aguarde

Mas, o compositor, que estava em Parintins  mandou um recado para a direção do boi:

— E quero é que cantem. Depois a gente se acerta!

Paixão bovina

O  secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, foi conferir de perto o que a ilha de Parintins tem.

Quem acompanho de perto o amarote, deu para perceber a a alegria do número 2 do Ministério ao ver o boi vermelho na arena.X

Há quem diga que o Garantido “roubou o coração dele”.

Pra turista ver

A presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, não escondia a alegria em ver o sucesso do Turistódromo, espaço que foi dedicado aos visitantes que foram à ilha.

O local atraiu mais de dez mil pessoas durante o Festival de Parintins. O visitante tinha à disposição até o Procon para realizar denúncias.

Golpe mortal

O político  que mais domina a matéria Zona Franca está preocupado.

O proposta de reforma tributária que o  ministro da Economia Paulo Guedes pretende enviar ao Congresso tirou o sono do deputado e economista Serafim Corrêa (PSB).

Com fusão

Se virar decreto, a proposta  pode desfechar um golpe mortal na Zona Franca de Manaus.

Guedes quer a  fusão de quatro tributos mais a contribuição sobre a folha de pagamentos num único imposto.

Quatro impostos

 Os quatro impostos seriam o IPI, PIS, Cofins e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Seriam mantidos o imposto de renda, o IOF e a Cide.

Quem vai ficar?

Serafim alerta que é necessário que a alíquota aqui seja menor, senão a tendência será as empresas irem para perto dos mercados consumidores
— Cada caso é um caso, mas se as alíquotas forem iguais aqui e lá em SP por que ficar aqui? Se não existir compensações ninguém fica – diz Sarafa.

De Zé da Kombi…

Deputado federal mais votado nas últimas eleições, José Ricardo (PT) se notabilizou por prestar contas de seu mandato como deputado estadual em cima de uma Kombi.

… Chico da Saveiro

Surfando na mesma onda, o vereador Chico Preto (PMN), deu início ontem (1º), numa prestação de contas itinerária de seu mandato.

Em cima de uma Saveiro, o parlamentar discursou por mais de 40 minutos na feira da Compensa, Zona Oeste de Manaus.

Ônibus precários

O tema mais abordado por Chico Preto foi a precariedade do sistema de transporte público da cidade.

Ele destacou que existem 300 ônibus com mais de dez anos de uso em circulação na cidade, o que é proibido por lei.  

Audiência petista

A CONTEXTO acompanhou a transmissão ao vivo que Chico Preto fez no Facebook e um dos que acompanharam também foi o vereador Sassá da Construção Civil (PT).

Trama macabra

A CONTEXTO publicou em primeira mão a reunião entre o governador Wilson Lima (PSC) e o senador Eduardo Braga (MDB), onde foi traçada uma trama política para o senador se eleger prefeito de Manaus em 2020.

Omar não gostou

Fonte da Coluna afirma que o também senador Omar Aziz (PSD) não gostou nada de não ter sido incluído nessa conversa.

Até porque, a trama foi colocada como se tudo fosse muito fácil.

E as eleições municipais de 2020 serão uma da mais difíceis dos últimos anos.

Nejmi deputada

Se for confirmada a estratégia de Lima e Braga, Josué Neto (PSD) assumirá a vaga do pai, Josué Filho, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estados (TCE), e abrirá uma vaga na Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam), que ficará com Nejmi Aziz (PSD).

EM ALTA

Darius Brown, de 12 anos desenha e ostura gravatinhas borboletas para ajudar na adoção de cachorros e gatinhos. Com a ideia, ele virou empreendedor e já recebeu elogios até do ex-presidente americano Barack Obama. O adolescente, que é de New Jersey, EUA, cria as gravatas artesanais e doa para abrigos de animais para atrair a atenção de futuros candidatos à adoção dos pets.

EM BAIXA

Maus-tratos contra animais é o 5º crime mais cometido no BrasilCães, gatos e cavalos são alguns dos que mais sofrem com essa realidade cruel. A pena por maus-tratos varia de três meses a um ano de prisão, e multa. Em caso de morte, o culpado pode ter a pena aumentada de um sexto a um terço.  Segundo o Ministério Público,por se tratar de um crime visto como menos grave que um homicídio, por exemplo, na maioria dos casos, o culpado tem as consequências minimizadas pela Justiça.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes