Ir para o conteúdo

Em uma publicação no Facebook, no sábado (19), o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira mostrou um perfil  que ninguém conhecia: o de fofoqueiro. Revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está apaixonado. A confissão foi feita na última quinta-feira (16), durante uma visita a Lula. “Ele está em ótima forma física e psíquica. Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar”, escreveu Bresser sobre o novo amor de Lula.

Fogo e paixão

Segundo o colunista da revista Época Guilherme Amado, a namorada de Lula é a socióloga Rosângela da Silva. Ela é amiga do ex-presidente desde os tempos das caravanas da cidadania, há décadas.

Espere por mim, Janja!

De acordo com seu perfil em uma rede social, Rosângela está há 16 anos anos em Itaipu Binacional. Janja, como Rosângela é chamada, vive em Curitiba, mas, é paulista. Os dois namoravam mesmo antes de Lula ser preso.

Corte ou contingenciamento?

A tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro defende o governo federal afirmando que as verbas para a educação não foram cortadas, mas sim contingenciadas. A estratégia é clara: dizer que os recursos estão apenas temporariamente bloqueados e, assim que a situação do País melhorar, o dinheiro volta.

Lembram da Suframa?

Não é verdade. Na maioria das vezes, recursos, quando são contingenciados, não voltam nunca mais. É o caso da Suframa, que teve verba bloqueada no início dos anos 2000 e, quase 20 anos depois, não se viu mais a cor do dinheiro no Amazonas.

O gato comeu

Este recurso, oriundo de diversas taxas, foi contingenciado pelo governo para fazer superávit primário e nunca mais foi liberado. Essa verba era usada para obras em Manaus e no interior e já somam mais de R$ 3 bilhões acumulados.

Trocando em miúdos

Ou seja, na prática, contingenciar e cortar é a mesma coisa. Em ambos os casos, o recurso fica indisponível para uso.

Fora Tio Sam

O prefeito Arthur Virgílio (PSDB) disse que não vê uma saída rápida para os problemas políticos na Venezuela. “Mas, a verdade é que não interessa a ninguém da América do Sul uma intervenção americana na Venezuela”, advertiu. “Os Estados Unidos quando entram, não saem. Eu não gostaria de ter essa presença.”

Saída é a democracia

“O tucano acredita que a solução tem de ser pacífica e com a solidariedade internacional reforçando a democracia venezuelana”, defendeu o prefeito. A analise de Virgílio foi feita durante a  abertura oficial do seminário sobre “Refugiados, Migrantes e Vulnerabilidade.

Uma coisa é um coisa

Para os bolsonaristas militantes que insistem em dizer que não houve cortes nas verbas da Educação e dos institutos de ciência e tecnologia. “Diferença entre cortar e contingenciar: Roberta Close cortou. Pablo Vittar contingenciou!”

Tarefa para casa

A passagem do ministro do STF, Ricardo Lewandowsk, pelo Parlamento do Amazonas, na sexta-feira, 17,  deixou algumas lições que precisam ser apreendidas.

Enrolados

A coletiva de imprensa que sucedeu a cerimônia de concessão do título de cidadão do Amazonas ao ministro, foi marcada pela falta de organização da equipe de comunicação da Casa.

Era, mas não foi

Apesar de ter sido comunicado que o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), e o ministro concederiam entrevista na sala de imprensa tão logo a sessão fosse encerrada, a entrevista não ocorreu.

Jornalista não entra

Ao término da cerimônia, os jornalistas foram proibidos pelos seguranças, a mando da comunicação da Casa, de entrar no plenário.

Entrou mudo…

Após aproximadamente 10 minutos de espera, a entrada foi liberada.

… e saiu calado!

No entanto, o ministro se limitou a responder sobre a homenagem e poucas palavras sobre outros temas numa entrevista que durou menos de cinco minutos.

EM ALTA

Um bilionário surpreendeu os formandos da turma do Morehouse College de 2019 neste fim de semana. Mais do que um discurso inspirador, o orador convidado pela turma anunciou um presentão: ele vai pagar todas as suas dívidas estudantis dos jovens. Robert Frederick Smith é um empresário americano que tem muito dinheiro. O  patrimônio líquido dele é de US $ 5 bilhões, mais de R$ 20 bilhões Ele é um ex-engenheiro químico de 56 anos que virou banqueiro de investimentos.

EM BAIXA

Segundo dados do Banco Nacional do Monitoramento de Prisões do CNJ, em agosto de 2018 havia 602.217 pessoas no cadastro nacional de presos — os números de São Paulo e do Rio Grande do Sul ainda não foram totalmente contabilizados. Em 2017, disputas de facções em presídios levaram a massacres com mais de 120 mortos em Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República pediu intervenção federal no sistema prisional de Roraima, por riscos de colapso.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes