Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Nem tudo está perdido – Vereador é contra aumento do próprio salário

Já está tramitando na câmara municipal projeto do  vereador Rodrigo Guedes (PSC)   propondo a revogação da Lei nº 481/2020, que reajusta o salário dos vereadores da capital, a partir de 2022.

A lei municipal, aprovada na legislatura passada, aumenta em 26%, a partir de janeiro de 2022, o salário dos vereadores de Manaus, que passarão dos atuais R$ 15 mil para R$ 18,9 mil. O PL do

vereador Rodrigo Guedes, propõe a revogação desse reajuste e manutenção do salário no valor atual. Para o parlamentar, o aumento salarial dos vereadores, neste momento, é uma medida inoportuna, tendo em vista a crise econômica e o alto índice de desemprego em decorrência da covid-19.

— Mesmo que tenha justificativa do ponto de vista técnico, no sentido de que há orçamento aqui da Câmara para este aumento de salário, do ponto de vista moral e ético, é algo inaceitável –, justifica Guedes.

Não é hora

O vereador do PSC observa que estamos em um momento de crise econômica e social muito forte e as  pessoas querem “ações concretas de moralização da Casa”.

Ai se eu te pego

É claro que deve ter coleguinha querendo comer o fígado de Rodrigo Guedes. Principalmente aqueles que  vêm reclamando que estão desde 2012 sem nenhum reajuste salarial.

Próximo passo

Depois da análise  na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitirá parecer sobre a constitucionalidade ou não da proposta derrubando o aumento de salário dos senhores vereadores.

Em seguida o plenário discute se aprova ou rejeita o parecer. Só então a matéria segue para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).

E Max partiu...

Maxwell era o mais amazonense dos mineiros. Deixou sua terra natal, Rio Preto (MG) e veio para o Amazonas com apenas 22 anos. Tinha 70, ao nos deixar, vítima da  Covid-19, nesta terça-feira (16/02) , a terça-feira gorda mais triste que já amargamos.

Maxwell era pai da ex-bbb Milena Fagundes 

Saudades do La Barca

Max, como os familiares e amigos o chamavam, criou com a ex-mulher, Helena Brito, a mais deliciosa lanchonete, a Karina, no Centro de Manaus, e o mais gostoso e inovador restaurante de Manaus (à época)  o La Barca, sinônimo de bom espaço físico, bom atendimento, boa comida  e boa música.

Vai fazer falta

Simpático, bem humorado e solidário, Maxwell  adorava trabalhar. Nos últimos anos vinha lutando para manter vivo o Armazém,  o restaurante que abriu ao se separar de Helena ( que também  seguiu em frente em seu Village).

Com  o mesmo sorriso aberto com que recebia os antigos frequentadores do La Barca. Os que o conheciam sabem que o mineiro vai fazer muita falta.

Por antiguidade...

A juíza Onilza Gerth só será desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) , na vaga deixada pelo desembargador Aristóteles Thury – que faleceu por complicações da Covid-19 , se o critério de escolha for antiguidade.

No CNJ, César Bandiera foi juiz auxiliar na gestão da Corregedora Nacional de Justiça, CNJ , Nancy Andrighi

...ou por merecimento!

No entanto, existe a possibilidade de a vaga ser ocupada pelo critério de merecimento. E aí existem fortes candidatos, como por exemplo o juiz Cesar Bandiera, que tem até doutorado e já ocupou relevante funções no Conselho Nacional de Justiça, na administração da Corregedora Nancy Andrighi.

Entenda

O Tribunal de Justiça substitui seus membros na classe de juízes de duas formas: uma vem por meio de merecimento que o momento em que os magistrados vão analisar o trabalhado juiz, as diversas funções que ocupou, especializações, atualizações, cursos e a abrangência de conhecimento em todas as áreas.

General ironiza

O general Villas Bôas tirou sarro da demora do STF – através do ministro Edson Fachin –, em responder a sua tentativa de intimidar as instituições.

— Três anos depois –, ironizou o general sobre a postagem de Fachin.

Intimidação ao STM

Em livro que está lançando pela FGV, Villas Bôas relata ter articulado com a cúpula do Exército, em 2018, postagens que faziam “alerta” ao Supremo pouco antes do julgamento de um habeas corpus de Lula.

Ditadura nunca mais

Gilmar reagiu com duras palavras: "Ao deboche daqueles que deveriam dar o exemplo responda-se com firmeza e senso histórico: Ditadura nunca mais!"

Procon municipal

O vereador Dr. Eduardo Assis solicitou ao prefeito David Almeida (Avante), em sessão plenária desta terça-feira (16/2) que encaminhe à Câmara Municipal Projeto de Lei para recriação do Procon municipal. Assis é vice-presidente da Comissão de defesa do Consumidor (Comadec).

Boca no trombone

Na avaliação do vereador, a recriação do Procon Municipal, além de auxiliar as comissões, vai ajudar diretamente a população que sofre com preços abusivos.

Principalmente em relação aos serviços básicos como água, energia, venda de alimentos, além da falta de qualidade na prestação desses serviços.

Arthur detonou

O Procon municipal foi extinto pela prefeitura de Manaus em julho de 2020, na gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, após uma reforma administrativa.

Sede do órgão no bairro Praça 14

Solidariedade no carnaval

A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD)  aproveitou o recesso de Carnaval para lançar uma campanha de sensibilização junto a iniciativa privada para doação de cestas básicas às  famílias que são amparadas por organizações Sociais.

— O nosso objetivo  é contribuir para a redução da insegurança alimentar que ameaça diversas famílias neste período pandêmico – disse a ex-primeira dama.

Pazzuelo na mira

O inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar se houve omissão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso da rede pública de hospitais de Manaus pode levar a uma condenação do general da ativa e até mesmo, em última análise, à sua perda de posto e patente pelo Superior Tribunal Militar (STM).

Carreira em risco

Em outras palavras, na visão de especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o oficial do Exército coloca em risco sua carreira militar por atos como agente político.

Posto e patente

Uma eventual condenação de Pazuello pela Justiça Militar, em um segundo momento, com a perda de posto e patente (uma espécie de encerramento da carreira no Exército), está diretamente ligada aos desdobramentos do inquérito contra o ministro que atualmente tramita no Supremo.

Notícia triste

A apresentadora Ana Paula Araújo, do 'Bom Dia Brasil', foi surpreendida na manhã desta terça-feira (16) com uma triste notícia: a do falecimento de seu pai, Djair Soares.

Ana Paula estava no ar ao saber da morte de seu pai

A informação foi confirmada pela assessoria da TV Globo, mas a causa da morte não foi divulgada.

Substituída às pressas

Ana Paula precisou ser substituída às pressas pela apresentadora Silvana Ramiro no telejornal nacional. Silvana havia acabado de apresentar o 'Bom Dia Rio' quando foi comunicada de que precisaria acumular as duas funções.

ÚLTIMA HORA

54 milhões de doses de vacinas para socorrer os Estados


O Ministério da Saúde formalizou a compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac, no momento em que Estados reclamam da falta da vacina contra a covid-19 ( no traço de Laerte)  para darem prosseguimento à campanha de imunização. Segundo informou a Pasta, o contrato para aquisição do imunizante foi assinado na noite desta segunda-feira, 15, com o Instituto Butantan. Somando-se às outras 46 milhões de doses já contratadas, a expectativa é que, até setembro, sejam distribuídas 100 milhões da vacina aos Estados brasileiros.

Em nota divulgada na tarde desta terça, 16, o ministério lembra que tinha opção de comprar essa remessa adicional da Coronavac até 30 de maio. "Preferimos adiantar a confirmação para termos logo essas 54 milhões de doses", afirma o secretário executivo do Ministério, Elcio Franco, na nota.

ORGULHO

Dra. Okonjo-Iweala faz história como a primeira mulher e a primeira africana a liderar a OMC

Três meses depois de o governo Trump rejeitá-la, a ex-ministra das Finanças nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala recebeu um apoio unânime nesta segunda-feira e se tornou a primeira mulher e a primeira africana a assumir a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Autodenominada “realizadora” e conhecida por enfrentar problemas aparentemente insolúveis, Okonjo-Iweala terá muito com que se ocupar na entidade comercial mesmo sem Donald Trump, que ameaçou retirar os Estados Unidos da OMC. Com a nomeação, anunciada nesta segunda, 15, a Dra. Okonjo-Iweala faz história como a primeira mulher e a primeira africana a liderar a OMC, instituição que regula as ações comerciais entre 164 nações, incluindo o Brasil. Okonjo-Iweala tem 66 anos e já foi por duas vezes ministra das Finanças da Nigéria – ela foi a primeira mulher a comandar o ministério.

VERGONHA

Investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em atos antidemocráticos, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais fazendo ataques, com xingamentos e palavrões, ao ministro Edson Fachin e aos demais ministros da corte, após as críticas feitas ontem por Fachin à interferência de militares no Judiciário. No vídeo, o parlamentar faz apologia à realização de agressões aos ministros e cita nominalmente, além de Fachin, os ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli. Diante dos ataques, a oposição já estuda fazer uma representação ao Conselho de Ética da Câmara solicitando que Daniel Silveira tenha seu mandato cassado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes