Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Na corrida as compras de última hora, Centro de Manaus vira formigueiro humano e paraíso da Covid

De acordo com entidades ligadas ao comércio, a crise econômica e a pandemia ainda afetam o Natal dos brasileiros. Mas, ao menos em Manaus, parece que isso não está valendo muito. Há um dia do Natal, os consumidores que costumam deixar a lista de presentes para a última hora invadiram o Centro de Manaus.

Na rua Marechal Deodoro, considerada o epicentro das compras em lojas que integram o circuito “bate palmas”, o que se via era um turbilhão de pessoas transitando freneticamente de loja em loja,  esbarrando umas nas outras e a maioria sem usar máscaras.  Enquete realizada pela TIM com 172,9 mil pessoas mostra que praticamente oito em cada dez entrevistados disseram que os efeitos produzidos pela covid-19 e pela queda de renda da população ainda serão sentidos nos presentes que pretendem comprar.

Noel caro

Desse grupo, 44% se justificaram com a redução de sua renda. Outros 20% contaram que os produtos estão mais caros e 14% afirmaram que comprarão lembranças mais baratas.

Circuito “bate palmas”

Talvez por isso as pessoas estejam buscando a alternativa do  “bate palmas” onde os produtos – boa parte pirateados de marcas famosas –,  são vendidos a preços mais em conta.

Melhor estraga

Pesquisa feita pelo Blog do Mário Adolfo em algumas lojas do Centro aponta que os comerciantes se surpreenderam com a invasão de consumidores na reta final do Natal.

Em algumas lojas, a fila para pagamento no caixa eram longas e cansativas.

Olha nós aí!

Falando em comércio, o governo do Estado divulgou que a Balança Comercial do Amazonas alcançou o total de US$ 1,264 bilhão em novembro de 2021, um crescimento de 30,22% na comparação com novembro de 2020.

Cresceu 3,33%

Frente à Balança Comercial do Brasil, a do Amazonas apresentou participação de 3,02% em novembro de 2021 e crescimento de 3,33% no comparativo com outubro de 2021.

Ranking

No ranking de maior relação comercial (importação e exportação) com o Amazonas destacam-se a China, Vietnã e Estados Unidos.

Juntos, os três países representaram participação de 60,36% na Balança Comercial do Amazonas em novembro de 2021.

Crescimento foi impulsionado pelo aumento das importações

Omar na estrada

Às vésperas do Natal, o senador Omar Aziz, que já está em campanha para a reeleição ao Senado em2022, aproveitou para visitar o município de Rio Preto da Eva.

Engrossavam a comitiva do ex-presidente da CPI da Civid-19, o prefeito Anderson Souza (Progressista) e a  secretária de Assistência Social do Amazonas, Alessandra Campêlo (MDB).

Astrologia favorece Lula

Márcia Sensitiva: astróloga prevê Lula "na cabeça" até no primeiro turno

Além do bom desempenho em pesquisas eleitorais, o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, o Lula, agora também tem a seu favor a previsão astrológica.

De acordo com a astróloga Márcia Fernandes, fenômeno da internet, o pré-candidato do PT ganhará as eleições de 2022, com chances de conquistar o Palácio do Planalto ainda no primeiro turno.

É ele na cabeça

A astróloga disse que seu filho a proibiu de falar, “mas eu vou falar”.

— Pelo mapa de revolução solar do Lula, pela situação astrológica, é Lula na cabeça, até no primeiro turno —, cravou Márcia.

Márcia Sensitiva

A astróloga, que também é conhecida como “Márcia Sensitiva” e acumula 1,8 milhão de seguidores nas redes sociais.

— Não é a Márcia que tá falando, é o mapa, que está muito bom pra ele. A casa 5 está em Leão, tem Virgem que concede destaque, é tudo muito bom –, declara.

Cuidado com atentados

Márcia ainda deu detalhes sobre como será a corrida eleitoral até o momento da população brasileira se dirigir às urnas.

– A partir de maio, o Lula deverá tomar muito cuidado, por conta de um eclipse lunar, cuidado principalmente com atentados. Ele terá muitos inimigos, mas tem muita chance de ganhar ainda no primeiro turno. É o que mais tem chance”, explica.

Moto elétrica

Em alta: Mercado de motocicletas elétricas está em expansão

As motos elétricas 2022 são as apostas para uma mobilidade mais sustável em um futuro próximo.

Com a chegada de um novo ano, é comum que os mais diversos setores se preparem para possíveis futuros desafios e previsões acerca dos próximos passos a serem dados no sentido da estabilidade.

A vez dos elétricos

O mercado dos veículos elétricos está, sim,  em expansão. Dados de emplacamento fornecidos pelos DETRANs apontam um aumento exponencial nos emplacamentos dos elétricos, ainda que o setor necessite crescer mais.

Paga ou não paga?

No final do mês de novembro, a Susep havia aprovado a manutenção da não cobrança do DPVAT para 2022, e agora no último dia 16, o Conselho Nacional de Seguros Privados também deu parecer positivo para o caso.

Dessa forma, o seguro não será cobrado em 2022, assim como aconteceu em 2021, entenda o caso.

O que é isso?

A sigla DPVAT significa Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres.

O termo refere-se ao seguro obrigatório, pago de forma anual pelos proprietários de veículos (carros e motos) no Brasil, juntamente com a primeira parcela ou na cota única do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Caso o veículo seja isento de pagamento do IPVA, o seguro DPVAT deverá ser pago junto com o licenciamento anual ou com o serviço de emplacamento.

Guardai os pandeiros

O tradicional carnaval da Bahia não ocorrerá em 2022.

A informação foi confirmada pelo governador do estado, Rui Costa (PT) na tarde desta quinta-feira (23/12), pelas redes sociais.

O governador deixou claro que a preocupação com a pandemia da covid-19 — e também uma epidemia de gripe — pesaram na decisão.

ÚLTIMA HORA

IRRESPONSABILIDADE –  Queiroga diz que mortes de crianças por Covid não pedem "decisões emergenciais"

Após abrir consulta pública sobre vacinação infantil, apesar do parecer técnico-científico da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendar a vacinação, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que o grupo de crianças entre 5 e 11 anos é “onde se identifica menos óbitos em decorrência da Covid-19”, sendo assim, não é preciso decidir com urgência sobre a vacinação do grupo.

A declaração segue a posição política de seu chefe, Jair Bolsonaro, que é contra a vacina e defende medicamentos sem comprovação científica para o tratamento da Covid-19.

ORGULHO

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebeu, na tarde desta quinta-feira (23/12), alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O Rei do Futebol estava há 17 dias internado para tratamento de tumor no cólon, descoberto em setembro.Segundo o boletim médico, o ídolo do Santos e da Seleção Brasileira tem o quadro “estável” e seguirá o tratamento do tumor identificado. Aos 81 anos, Pelé é bem ativo nas redes sociais e compartilhou alguns momentos de sua recuperação. Em 9 de dezembro, o ex-jogador contou que fez a sua última sessão de quimioterapia e que continuaria em observação hospitalar.

VERGONHA

No país em que o governo incentiva a compra e porte de armas, a violência praticada com armas de fogo continua fazendo vítimas inocentes.  Foi o que aconteceu em Minas Gerais. A  perseguição policial terminou, na tarde desta quinta-feira (23), com uma criança de 8 anos baleada no bairro Camilo Alves, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  Só no Rio de Janeiro, um total de   103 crianças foram baleadas, entre elas bebês, e 30 morreram vítimas da violência, nos últimos cinco anos. A maioria dos casos – 64 crianças – aconteceu dentro das comunidades e as vítimas foram feridas durante confrontos entre grupos rivais de traficantes ou em operações policiais.É o que aponta , o  Instituto Fogo Cruzado.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes