Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Mário Haddad fez história

Parte da história  políticos do  Amazonas foi embora com a morte do ex-deputado Mário Haddad, empresário bem sucedido e ex-deputado federal do Amazonas.

Haddad viveu um dos momentos mais turbulentos da política amazonense, ao disputar, em 1982, o cargo de vice-governador na chapa de Josué Filho, na primeira eleição direta após a redemocratização do país. Haddad e Josué eram do PDS, o partido do governo militar e foram derrotados pelo professor Gilberto Mestrinho. Gilberto retornara ao Amazonas após o processo de anistia, que deu início à abertura política.

Dor que não passa

Haddad vinha lutando contra as sequelas de um derrame, que contraiu em 2017.

Nos anos 1980, o empresário sofreu uma grande perda, dor que carregou por toda a sua vida. Perdeu um filho, em plena juventude, num acidente de carro na estrada da Ponta Negra.

Dose extra

O Ministério da Saúde começou a enviar nesta semana, 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral a todos os estados.

Isso vai  garantir a dose extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Nas águas do tarumã

A Associação de Wakeboard do Amazonas (AWA) realiza no próximo sábado (31) a oitava edição do Amazônia Wakeboarding.

 O evento, que terá início às 8h, será realizado em um sítio na estrada da Vivenda do Pontal, bairro Tarumã.

Quem disputa

A expectativa da organização do evento é de que participem da competição cerca de 50 atletas.

Incluindo nomes de municípios do interior com Coari e Maués e de outros estados como Pará, Maranhão e São Paulo.

Entenda

wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha.

Curumim na prancha

Um dos destaques do Amazônia Wakeboarding é o atleta indígena Jair Paulino de Souza, mais conhecido como Jaja.

O indiozinho , de 14 anos, irá competir pela primeira vez na categoria Profissional.

Causa animal

A deputada estadual Joana Darc Protetora dos Animais (PL) afirmou que irá fazer uma indicação ao Governo do Amazonas para criação do Curso de Medicina Veterinária na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Basta ao suicídio

A Ponte Rio Negro será palco neste sábado (31) de uma mobilização em favor da vida: o basta ao suicídio, depressão automutilação.

A iniciativa é do deputado estadual João Luiz (Republicanos) e vai reunir representantes de instituições, associações e grupos de jovens que desempenham atividades e abraçam a causa.

Fora machão!

Os machistas que se cuidem.

Acaba de ser aprovado Projeto da  deputada Alessandra Campelo (MDB) que combate o machismo de forma permanente,  além de valorizar as mulheres nas escolas da rede estadual de ensino.

Combate ao feminicídio

— O projeto é uma forma de combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres a partir da escola, o que pode também contribuir futuramente com a redução dos índices de feminicídio no Estado –, diz La Campelo.

E agora, presidente?

A Polícia Civil do Pará colocou por terra a tese do presidente Bolsonaro de que as queimadas na Amazônia vinham sendo praticadas pelas ONGs e pela esquerda para comprometer seu governo.

Incendiários

A Operação Labaredas, realizada na região de São Félix do Xingu, no sul do estado, mira pelo menos três responsáveis pelos crimes, que estão foragidos.

Quem são

A operação busca prender e responsabilizar criminalmente Geraldo Daniel de Oliveira.

Ele é suspeito de contratar mais de 50 homens para derrubar 20 mil quilômetros quadrados na área de Proteção Ambiental Trunfo do Xingu conhecida como fazenda Ouro Verde em São Félix do Xingu.

Derruba e queima

Também foram decretadas prisões de José Brasil de Oliveira e João Batista Rodrigues Jaime, responsabilizados por derrubadas de mata e incêndios criminosos.

EM ALTA

Enquanto milhares de árvores são consumidas por incêndios na Amazônia, Pernambuco e suas crianças seguem no sentido contrário: o da preservação. O município de Goiana ganhou esta semana a árvore de número 100 mil. (vídeo abaixo). A muda foi plantada por alunos do Projeto Educação Ambiental da Jeep Goiana, no terreno da fábrica mais moderna do mundo do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) – empresa constituída a partir da fusão global entre a Fiat e a Chrysler em outubro de 2014.

EM BAIXA

A enxurrada de venezuelanos que fogem da crise de seu país, protagonizou uma cena desumana e humilhante que comoveu o mundo. Refugiados venezuelanos se ajoelharam, nesta quarta-feira  (28) e suplicaram “pelo amor de Deus para cruzar a fronteira do Equador. O governo do Equador endureceu as condições para atravessar suas fronteiras, passando a  exigir visto a partir da meia-noite de segunda-feira.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes