Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Marcelo Ramos: “O carinho e respeito que tenho por Rodrigo Maia não é maior que a lealdade à Constituição"

Em 1º de fevereiro de 2021 acontecem as eleições para a presidência das duas Casas do Congresso Nacional – a Câmara e o Senado, e há muita discussão sobre a reeleição de Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM). O Amazonense Marcelo Ramos, debutante na Câmara dos Deputados, diz que nutre um “carinho” muito grande. No entanto, ele garante que sabe separar a amizade daquilo que reza a Lei. Por isso, quando o assunto é reeleição, Ramos é enfático.

— Todo mundo sabe o carinho e respeito que eu tenho com o Maia, agora o carinho e respeito não é maior que a lealdade que eu tenho com a Constituição Federal. A Constituição é clara, ela veda a reeleição –, disparou o deputado.

Sem PEC, sem chance

Marcelo Ramos avalia que, se a maioria dos deputados acharem que deve haver reeleição, é só apresentar uma PEC e aprovar.

— Sem problemas. Mas, sem aprovar uma PEC não há possibilidade dentro do atual texto constitucional que permita a reeleição –, avisou.

Marcelo Ramos e Rodrigo Maia

Olha só quem está chegando

A Compal Eletronics, empresa de Taiwan fabricante e desenvolvedora de produtos no segmento de notebooks, monitores, tablets e televisores está vindo para Manaus.

Em fevereiro

A direção do grupo anunciou hoje que abrirá suas linhas de produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) até meados de fevereiro de 2021, com investimentos estimados em R$ 13 milhões e a contratação de 200 pessoas.

Tamanho da coisa
Para se ter uma ideia, a Toshiba, Dell, Lenovo e Apple são algumas das grandes marcas mundiais que têm em comum a parceria com a empresa de Taiwan.

Manaus é a segunda

A nova fábrica será a segunda da Compal Eletronics fora de Taiwan. A primeira planta industrial do grupo no Brasil opera em Jundiaí (SP).

— A empresa traz a possibilidade de se integrar com várias outras empresas e adensar ainda mais a nossa cadeia produtiva gerando mais emprego no Estado –, avaliou o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Jório Veiga.

Compal chega a Manaus

Kassio com o pé no STF

O Senado começa a se mobilizar para avaliar a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal. Para ingressar na Corte, ele precisa ser aprovado pela Casa. Mas a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet, só pretende marcar a sabatina do indicado após a aposentadoria do ministro Celso de Mello, prevista para o dia 13.

Braga na sabatina

O relator da nomeação, também escolhido por Tebet, pode sair na semana que vem. Um dos cotados é o líder do MDB, senador Eduardo Braga.

Homem do Centrão

A maioria dos senadores vê pouca resistência ao nome dele. A tendência inicial é que ele seja aprovado sem maiores dificuldades. Porém, alguns membros da Casa veem a indicação com ressalvas, questionando o fato de o desembargador ter ligação com políticos do centrão.

Ricardo Nicolau e Rosâgela Corrêa

Lembra de mim?

O candidato a prefeito de Manaus Ricardo Nicolau (PSD)  viveu um momento emocionante Neste início de campanha. Ele teve um reencontro não programado com  Rosângela Corrêa, uma das centenas de pacientes recuperadas da Covid no Hospital de Campanha Gilberto Novaes. Foi Nicolau que, no auge da pandemia do novo coronavírus em Manaus, coordenou o Gilberto Novaes.

Hora de agradecer

O encontro aconteceu durante uma reunião com lideranças comunitárias no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

— Eu vim aqui para agradecer pela ajuda que eu tive. Tenho um plano de saúde, mas quando fiquei doente, não aceitaram me internaram. Então, foi lá no hospital de campanha que me acolheu e e me recuperei –, lembrou  Rosângela.

Tecnologia e carinho

Ricardo Nicolau agradeceu o depoimento espontâneo de Rosângela e relembrou a rápida implantação do Hospital de Campanha para receber pacientes de Covid.
—Eu fico sempre muito feliz de reencontrar os nossos pacientes, como a dona Rosângela, bem, felizes, com uma nova chance de viver.

Contra o tempo

O hospital de campanha, de acordo com o candidato, foi montado em tempo recorde.

—  Em quatro dias, nós transformamos uma escola num hospital. No quinto dia, já começamos a receber os primeiros pacientes, mas de forma diferente: com humanidade, com carinho, com respeito, com tecnologia e com profissionalismo.

Joice adota Miss Piggy

Joice Hasselmann, candidata à Prefeitura de São Paulo, decidiu “debochar” dela mesma em sua campanha eleitoral. Para isso, ela publicou um vídeo de campanha estrelado pelos Muppets, com foco especial dado à personagem Miss Piggy.

Ou Peppa Pig

Joice é chamada por críticos pelo apelido Peppa e muitas vezes identificada com a imagem de Miss Piggy. Por isso, ela decidiu adotar a personagem em sua campanha eleitoral, trazendo inclusive outros Muppets. De acordo com a última pesquisa Ibope, Joice Hasselmann alcançou apenas 1% das intenções de voto.

Joice adota apelido

Lambendo a cria

O Velódromo de Manaus, localizado no conjunto Aruanã, bairro Compensa, zona Oeste, está com 85% de execução.

E isso tem feito o prefeito Arthur Virgílio andar exibindo um sorriso que vai de ponta a ponta da orelha.

— É um sonho poder realizar uma obra dessas –, disse ele ao vistoriar a obra nesta segunda-feira, 5/10.

Contra o atraso

Quando for inaugurado, o Velódromo de Manau ser palco de  modalidades esportivas como o ciclismo,  tênis, skate e patins, que também estão contemplados no novo espaço.

— Estar aqui me emociona. Aqui é uma competição nossa contra o atraso. Vamos conseguir dar um ar cada vez mais metropolitano com nossas obras.

Então tá, general!

O ministro Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou que o governo Jair Bolsonaro, após 1 ano e nove meses de gestão, ainda "não teve tempo" para cuidar da Amazônia e do Pantanal. Os dois biomas sofrem com o aumento de queimadas desde o início do governo, o que gerou uma pressão internacional sobre o País.

Aguenta maus tratos

Heleno também disse que a floresta tropical amazônica suporta "maus tratos".

— Nós sabemos exatamente o que temos que fazer na Amazônia brasileira e no Pantanal, só que não houve tempo ainda de colocar em prática, de colocar gente para fazer isso –, disse o general.

A resposta foi uma  alfinetada às cobranças estrangeiras para que o Brasil cuide melhor das matas nativas.

General Heleno

ÚLTIMA HORA

Até 40% da floresta amazônica pode se transformar em savana antes do fim do século devido à falta de chuvas causada pelas emissões de gases causadores do efeito estufa, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (5). O bioma amazônico representa 49,29% do território brasileiro. Uma equipe de cientistas europeus usou os últimos dados atmosféricos disponíveis para simular a reação das florestas úmidas à mudança no regime de chuvas.

X

Eles calcularam que as chuvas na Amazônia já estão tão baixas que até 40% de sua floresta pode se transformar em sistema de pastagem, segundo o estudo do Stockholm Resilience Centre, publicado na Nature Communications.
A autora principal do estudo, Arie Staal, destaca que as florestas úmidas normalmente criam suas próprias precipitações por evaporação, beneficiando o crescimento das árvores. Mas o contrário também acontece. Quando as chuvas param, a floresta desaparece.

ORGULHO

Roupas anti-coronavírus ganham o primeiro desfile exclusivo em São Paulo. O desfile aconteceu na última quinta,1, e os modelos usavam roupas com acabameto antiviral. A indústria têxtil Vicunha convidou 13 estilistas para desenvolver peças de vestuário com sua nova linha de tecidos V.Protective. O diferencial é a camada de nitrato de prata que destrói a membrana lipídica de agentes externos como o novo Sars-Cov2. No Brasil, além das pequenas marcas que desfilaram, estão todas as varejistas de moda, da Renner à Marisa, grifes e AMC - como Osklen, Reserva, Calvin Klein e Aramis, e os grupos Soma – Animale e Foxton, Restoque – Le Lis Blanc e Bobstore, Ibrands – Ellus e VR Colcci.

VERGONHA

Um médico de 53 anos que atua em Governador Valadares  (MG) foi preso na quarta-feira (30) por ter cometido o crime de injúria racial contra um trabalhador de uma obra da prefeitura local. Ao ser interpelado pelo encarregado, o médico bradou: "saia daqui, seu preto!" O médico passava pela calçada da Ilha dos Araújos, local onde pessoas fazem caminhadas, viu a obra e foi se informar sobre o andamento dos trabalhos.  Segundo relatos dos policiais militares que registraram a ocorrência, o médico interpelou de forma ríspida um grupo de trabalhadores, perguntando quando a obra seria concluída. Nesse ponto da conversa, um trabalhador tentou explicar ao médico o que estava sendo feito na obra. Os policiais relataram que o trabalhador afirmou que o médico se dirigiu a ele e disse: "saia daqui, seu preto, não entra na conversa, não!"

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes