Ir para o conteúdo

Dito & Feito - LUTO NA MDB – O adeus de José Dutra, o candidato das “Mãos Limpas” que disputou a prefeitura

A morte do ex-deputado José Cardoso Dutra, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 6/1, em Brasília, onde morava nos últimos anos, representa o fim de um ciclo de políticos tradicionais, que já teve  nomes como Gilberto Mestrinho, Fábio Lucena, José Lindoso, Evandro Carreira e Jefferson Péres.

Dutra foi um político fiel ao MDB e ao seu maior cacique, o ex-governador Gilberto Mestrinho. Em 1992 foi atirado às feras para disputar a prefeitura de Manaus contra o então senador Amazonino Mendes. Teve o apoio de Gilberto, governador; Arthur Virgílio, prefeito e Umberto Calderaro, o maior empresário de comunicação do estado. A união dessas força não foi suficiente para  Zé Dutra conquistar o grade sonho de tornar-se prefeito de Manaus. Nem mesmo o slogan “mãos limpas” alavancou a campanha. Foi  massacrado nas urnas por um Mazoca praticamente sozinho. A partir daí se desiludiu com a política, mergulhou no ostracismo, retornando à carreira de advogado.

Quem foi

José Cardoso Dutra Nascido em Barreirinha, no interior do Amazonas, no dia 18 de julho de 1937, Dutra era advogado formado (1967) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele foi pecuarista, professor e bancário, tendo atuado como líder sindical.

A carreira

De 1987 a 1991, foi deputado federal pelo Amazonas, sendo reeleito em 1991. Dutra também foi deputado estadual e chegou a ser presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam-AM).

Triste fim

Ariaú Towers na décadas de 1980-90: do esplendor no meio da floresta só restam as ruínas

Triste fim do Ariaú Amazon Towers, hotel de selva que fez história e levou o nome do Amazonas ao topo da mídia internacional.

De hotel exótico e glamouroso que chegou a receber personalidades internacionais como Bill Gate, Luciano Pavarotti, Jennifer Lopes, rei Juan Carlos e rainha Sophia, da Espanha, Helmut Kohl – então premier da Alemanha – hoje não passa de ruínas devoradas lentamente pelas águas do Rio Negro.

Jimmy Carter

Também se hospedou por lá o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e  outros famosos que estiveram lá na época de ouro do Ariáu, entre os anos 1980 e 1990.

Set de cinema

O  Ariaú estava encravado sobre as copas das árvores da floresta amazônica, em um afluente do Rio Negro, próximo ao arquipélago de Anavilhanas, a 60 Km de distância de Manaus.

Para se ter a ideia de sua grandiosidade, o hotel foi foi cenário de gravações de filmes como Anaconda e do reality Survivor.

Rolando no túmulo

O espírito ousado empresário Ritta Bernadino – que sonhou alto no coração da floresta –, deve estar se revirando no túmulo. Ritta morreu no fia 12 de maio de 2018 , aos 85 anos. Foi a partir daí, que uma briga judicial dos filhos pela herança, fez o sonho do proprietário do hotel desabar.

Mosquito mutante

As mudanças causadas pelo homem na vegetação da Floresta Amazônica diminuíram a biodiversidade de mosquitos e levaram o anófeles

(Nyssorhynchus) darlingi a se tornar o principal vetor da malária na Amazônia, aumentando o risco de transmissão da doença.

Mosquito mutante 2

Trocando em miúdos: O desmatamento está mudando  a forma de transmissão da malária.

Ao menos é o que  indicam estudos da USP.

— Conforme o homem muda a paisagem, a comunidade de mosquitos também sofre alterações –, explica o biólogo  Leonardo Suveges Moreira Chaves.

Nem doente ele para

Ao deixar o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após uma internação, Jair Bolsonaro (PL) atacou Ivete Sangalo ao citar mudanças na Lei Rouanet.

O presidente afirmou que seu governo diminuiu o limite das verbas destinadas a artistas e que isso afetou a cantora.

Só tem um detalhe que o “exterminador de artistas” desconhece, ou finge desconhecer: Ivete não tem nenhum projeto aprovado pelo programa.

Injusto, como sempre

Os dados abertos da Lei Rouanet — que podem ser consultados na ferramenta VerSalic – não registram nenhuma proposta ativa da cantora baiana.

Capacho

Mais perigoso ainda é quem quer mostrar subserviência ao poder, embarca na onda do “chefe”, compra a briga e usa palavras mais chulas ainda para atacar os outros.

É o caso do Luiz Almir, apresentador do programa Nordeste Urgente, que é transmitido na Band Rio Grande do Norte.

Besta-fera

O tal do “apresentador” atacou Ivete por ter apoiado protestos contra Jair Bolsonaro. Durante o programa na Rádio 96 FM, o radialista chamou a artista de “vagabunda, cantora em decadência, velha, feia e frouxa”.

— A vagabunda da Ivete ‘Sangala’ vem fazer um show para ganhar dinheiro do povo besta do Rio Grande do Norte, em um hotel cinco estrelas, cujo o dono deve ser irresponsável também, pois se fosse no meu hotel, eu tinha botado ela pra fora –, vociferou o arremedo de radialista.

Dilma vai à praia

A ex-presidente da República Dilma Rousseff está aproveitando as férias com a família no Rio de Janeiro. Ela foi fotografada em praia na Zona Sul da cidade curtindo o calor do início da manhã desta quarta-feira (5).

A ex-presidente Dilma curte sol e mar no verão o verão carioca

E por quê não?

Com o look de veraneio, com direito a biquíni, chapéu e óculos escuros, Dilma aparentou estar tranquila junto aos seus familiares.

Atualmente Dilma permanece no PT como ativista e dá palestras sobre política, ela cita nas conversas e debates o golpe que sofreu.

PREVISÕES 2022

Grande escândalo deve explodir e Bolsonaro pode não acabar o mandato

Lene Sensitiva faz previsões bombástica para Jair Bolsonaro em 2022: nunca mais ganha nada

Em uma live realizada na noite desta sexta-feira (24/12), Lene Sensitiva falou sobre previsões para o ano que vem, 2022. Um dos destaques da conversa com os humoristas Antônio Tabet e Evelyn Castro foi o que vem no mundo da política em ano eleitoral. Para a vidente, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não será reeleito e não terminará o mandato.

Antônio Tabet, que estava conduzindo a live, ficou intrigado com a revelação e questionou sobre uma possível renúncia.

— Pode renunciar? —, perguntou.

— Pode ser por aí, eu vejo que ele não termina. Tem umas coisas que vão explodir em 2022 bem pesadas –, respondeu Lene.

ORGULHO

A torcedora Nadia Popovici, de 22 anos, que alertou o técnico do time rival sobre um sinal cancerígeno durante partida da liga americana de hóquei no gelo, ganhou uma bolsa de medicina, paga pela equipe. Em outubro do ano passado, Nadia acompanhava a partida entre Seattle Kraken e Vancouver Canucks, em Seattle, nos EUA. A jovem, que é torcedora do Seattle, estava sentada atrás do banco de Vancouver, até que um detalhe lhe chamou a atenção: uma pinta no pescoço de Brian “Red” Hamilton, gerente assistente de equipamento dos Canucks. opovici, que vai para a faculdade de medicina no ano que vem, disse que a verruga chamou sua atenção quando Hamilton cruzou o banco. Ela começou a bater insistentemente no vidro que separa o time da torcida até chamar a atenção de Brian e lhe mostrar uma mensagem: “Sua pinta na nuca é câncer”. Exames subsequentes revelaram que Nadia estava certa: Hamilton, 47 anos, estava com um carcinoma maligno de nível 2, quando as células cancerosas ainda estão na camada superficial da pele e são tratáveis.

VERGONHA

Regina Duarte viu "milagre" na tosca montagem de Bolsonaro com Jesus

Regina Duarte, atriz e ex-secretária de Cultura do governo, só pode ter enlouquecido. Ou perdeu o senso do ridículo. Ela  foi às redes sociais compartilhar uma foto do presidente Jair Bolsonaro. Para a não surpresa de muitos, a publicação passou dos limites. Na foto (uma montagem), o mandatário deixa o hospital de mãos dadas com Jesus. Regina, por sua vez, faz uma legenda afirmando que a imagem não é falsa. “Me disseram que é “ FAKE”. Mas eu não acreditei. É vero ! … pra mim é vero!”, escreveu no Instagram.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes