Ir para o conteúdo

Dito & Feito - ICMS DO COMBUSTÍVEL – Wilson Lima não assina carta de governadores desmentindo Bolsonaro

Um grupo de 20 governadores assinou neste domingo (19) uma carta em que desmentem os ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que seriam eles os responsáveis pelo aumento do preço na gasolina nos estados.

Cobrado pela alta do preço dos combustíveis, o presidente Bolsonaro tem afirmado que a culpa é do ICMS, quando na verdade a principal razão é o preço do petróleo no mercado internacional e o valor do dólar frente ao real.

Na nota, os governadores esclarecem que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, “embora nenhum estado aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, afirmam os governadores na carta.

“Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e não somente de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, criticam.

Pulou fora

Como nas outras vezes que governadores reagem frente aos ataques de Bolsonaro, o governador  do Amazonas, Wilson Lima também se recusou a assinar o documento.

Quem assinou

A carta dos governadores contou com a assinatura de Flávio Dino (PSB-MA), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Rui Costa (PT-BA), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ibaneis Rocha (MDB-DF).

STJ torna Wilson réu

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) votou por unanimidade, nesta segunda-feira (20), para que o governador do Amazonas, Wilson Lima, se torne réu pelo crime de peculato em meio à pandemia de Covid-19.

Denúncias

Wilson Lima, o vice-governador Carlos Almeida (PTB) e mais 16 pessoas foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República em 26 de abril deste ano pelos crimes de organização criminosa, dispensa indevida de licitação, fraude à licitação e peculato em meio à pandemia do novo coronavírus.

Governador se defende

E por falar em Wilson Lima, o governador do Amazonas publicou nota sobre a decisão do DSTJ, onde afirma que as acusações contra ele não têm fundamento e tampouco base concreta, “como ficará provado no decorrer do julgamento”, garantiu.

Nunca recebeu benefício

Wilson garante que nunca recebeu qualquer benefício em função de medidas que tomou como governador. “A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular”.

Governador e vice agora são réus 

Confiança na justiça

O governador diz ainda que tem confiança na Justiça e a certeza de que sua inocência ficará provada ao final do processo.

“Agora terei a oportunidade de apresentar minha defesa e aguardar, com muita tranquilidade, a minha absolvição pela Justiça”, afirma.

“Vou parar o Centro”

O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) afirmou que vai paralisar o Centro de Manaus, caso as empresas do transporte coletivo voltem a colocar para circular ônibus sem cobrador na cidade.

A ameaça foi feita na tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20/9), após constatar que 80% da frota que rodou neste último domingo (19/9), estava sem o profissional que recebe a passagem de ônibus.

Vereador ameaçou parar o Centro da capital 

Reduz a tarifa

Jaildo Oliveira lembrou que a planilha do transporte coletivo, contém a presença de 3.400 cobradores e que, sem eles, a passagem tem que ser reduzida.

— Aí eu pergunto, baixou o preço da passagem? Porque se não tem cobrador, tem que reduzir e o passageiro não está vendo isso no bolso –, cobrou o vereador.

Papa não quer...

O  papa Francisco, está antenado no tempo - literalmente. No encontro que manteve na Eslováquia com os bispos, sacerdotes e religiosos, no último dia 13, segunda-feira, o papa pediu que o tempo das homilias fosse reduzido.

... lero, lero na missa

Sua santidade advertiu que a homilia não é uma pregação de quaresma, é outra coisa. “Está no coração da Eucaristia”.

— E pensemos nos fiéis que têm que escutar homilias de 40 minutos, de 50 minutos, sobre argumentos que não entendem, que não lhes comove –. Ou seja, esse lero-lero é quase uma penitência.

Ou seja, esse lero-lero é quase uma penitência.

10 minutos tá bom

Depois de afirmar que as pessoas não entendem e não se envolvem com homilias longas, sugeriu um tempo aproximado para essas falas: "Uma homilia, muitas vezes, não deve passar de 10 minutos, porque as pessoas, depois de 8 minutos, perdem a atenção”.

—  A menos que seja muito necessário, né? O tempo deveria ser de 10 a 15 minutos, não mais –, aconselha Francisco.

Surpresa no Armando

Intérprete das marchinhas imortais da Bica, onde o humor, o escracho e as temas anarquistas eram as bandeiras da banda, o cantor da noite, Assis, deu o ar de sua graça na quinta-feira cultural do Bar do Armando, no Largo de São Sebastião.

Um tango de Gardel

O que ninguém sabia é que Assis, que também é médico, não cata só samba. Na “canja” o rapaz cantou clássicos da música italiana e até um sedutor tango argentino.

Fique com inveja

A VW Caminhões e Ônibus acaba de alcançar um marco: 100 caminhões VW foram comercializados no mês de março, maior volume já vendido por uma mesma fabricante num único mês. Mas isso é lá no Uruguai, onde não existe mandatário negacionista e a economia está organizada.

Detran pelo Pix

O Detran-AM passa a disponibilizar o pagamento de suas taxas por meio de Pix, sistema de pagamento eletrônico instantâneo. A inovação começa a valer a partir desta terça-feira (21/09) e deverá contemplar todos os serviços do órgão.

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório (quando ele voltar a ser cobrado) passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix.

Taxas poderão ser pagas pelo Pix

Multas também

As multas emitidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que estiverem pendentes de pagamento no ato do licenciamento do veículo, também poderão ser pagas por Pix.

Mas o IPV não

Já o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), por se tratar de um tributo da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), continuará a ser emitido apenas com o código de barras, como acontece atualmente.

Cutucando onça...

O filho “04” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Renan Bolsonaro, desafiou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, que vem investigando sua relação com o lobista da Precisa Medicamentos, Marconny Faria.

Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (20/9), pelo Instagram, Renan mostra algumas armas e escreve: “Alô, CPI”.

... com vara curta!

Nas imagens, 04 chama as armas de “brinquedos” e mostra o interior de uma loja de armamentos. No catálogo da empresa, é possível encontrar pistolas de até R$ 13 mil.

É macho mesmo?

Vamos ver se o rapaz faz gracinha quando foi convocado para explicar suas relações perigosas com lobistas. Documentos da CPI apontam que Renan Bolsonaro abriu uma empresa com a ajuda do lobista da Precisa, empresa investigada pelo superfaturamento de vacinas.

Ele trocou pelo menos uma centena de mensagens com o lobista.

Chamar na responsa

O senador Rogério Carvalho, do PT, de Sergipe, irá entrar com uma questão de ordem para que a CPI da Pandemia se manifeste contra as provocações feitas por Jair Renan, o filho Zero Quatro do presidente Jair Bolsonaro.

Molecagem

O petista  classificou a publicação de Jair Renan como “molecagem”. Na mensagem publicada no Twitter, Carvalho afirmou que vai levantar uma questão de ordem contra as provocações publicadas nas redes.

—Nós não estamos de brincadeira, e não vamos aceitar ameaças veladas. Já chega de molecagem com incitação à violência –, declarou o petista.

ÚLTIMA HORA

Candidatura de Arthur às prévias do PSDB é validade

O presidente do PSDB no Amazonas, ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, oficializou nesta segunda-feira (20.9) sua candidatura às prévias do PSDB, confirmando sua participação na disputa interna do partido que indicará, em novembro, o nome que irá disputar a presidência do país em 2022. Conforme calendário das prévias, hoje se encerra o prazo de inscrições para os candidatos. Arthur teve sua candidatura validada - seguindo as formalidades solicitadas na Resolução CEN-PSDB 046/2021, artigo 10 - por mais de 1/3 dos senadores e deputados federais do partido e está apto a participar das próximas fases das prévias, que incluem debates, visitas a outros estados e entrevistas de caráter nacional.

— É um momento particularmente feliz para mim porque essa é uma luta que venho travando desde 2017, quando sugeri prévias ao então presidente do partido, Geraldo Alckmin, por entender que democracia começa em casa e, portanto, devemos ouvir os nossos filiados e não deixar essa decisão nas mãos de poucos. O PSDB faz história com essa iniciativa que sem dúvida tornará o país mais coeso e forte institucionalmente –, destacou.

Virgílio afirmou que seu objetivo como candidato às prévias é dar um forte recado ao partido, que deve corrigir seus rumos, mexer nos limites da social-democracia e fazer que ela volte a dar certo no país, como já deu no passado, tornando-se mais uma vez uma opção real de poder político e de avanços para a população.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes