Ir para o conteúdo

Dito & Feito - GUERRA SANTA – Às vésperas do 7 de setembro Silas Câmara não aceita discurso golpista do xará Silas Malafaia

Cão de guarda do presidente Bolsonaro, o deputado federal Silas Câmara (PRB-AM), pastor da Assembleia de Deus, que era presidente da bancada evangélica até o fim do ano passado, decidiu peitar o xará, Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que vem adotado tom radical para convocar para as manifestações pró-governo no dia 7 de setembro.

Silas não embarcou na onda e deu um chega pra lá no discurso golpista, que também é o discurso de Jair Bolsonaro. Malafaia defende o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a quem chama de ditador; diz que Moraes e o ministro Luis Roberto Barroso estão formando uma “organização criminosa” e há algumas semanas chegou a pedir intervenção militar. Silas Câmara (PRB-AM) é governista, mas defende que o ato transcorra dentro da normalidade.

— A manifestação do dia 7 deve ser pacífica –, disse o deputado, em contraste com os bolsonaristas mais exaltados.

Nada de impeachment

Silas Câmara também rebate a tese da destituição dos ministros do STF, afirmando que não defendo essa pauta, mas sim a reeleição do Presidente Bolsonaro.

— A  seguir, dentro do processo legal de aposentadoria, a indicação dos novos ministros com perfil que agregue mudanças que parte da sociedade deseja –, afirma.

Bioeconomia

A Americanas inaugurou nesta quinta-feira, 2, uma loja de produtos da bioeconomia da Amazônia. A iniciativa conta com a parceria da BVRio, associação sem fins lucrativos focada em soluções de mercado para as questões ambientais.

Causas ambientais

A comercialização dos produtos se dará pela plataforma AmazoniAtiva, desenvolvida pela entidade a pedido do governo de Rondônia. O lucro obtido com a venda dos produtos será inteiramente direcionado a causas ambientais.

Peixarias vazias

As peixarias de Manaus sentiram o impacto das notícias sobre rabdomiólise, que está contaminando os peixes e causando a doença conhecida por “urina preta” doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, pacu e pirapitinga.

FVS restringiu consumo de pescado em Itacoatiara 

Não é bem assim

Nesta quinta-feira, 2, restaurantes de Manaus que só trabalham com peixe estavam quase vazios. No entanto, é preciso esclarecer que peixes de criatórios, tanque, da piscicultura, não estão associados com a rabdomiólise. Ao menos não existem relatos sobre isso.

Em compensação...

Diante da disseminação de notícias falsas e do medo do peixe contaminado, um outro fenômeno foi observado: as as churrascarias da cidade estavam lotadas.

Cutucando Jair

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), alfinetou, nesta quarta-feira (1º/9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em resposta ao senador governista Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Aziz disse que suspenderia a sessão para o almoço, mas Heinze pediu 10 minutos para inquirir o motoboy Ivanildo Gonçalves, da VTCLog, antes da suspensão.

O presidente do colegiado respondeu que ele não estava inscrito para falar e o governista contrapôs dizendo que estava.

Presidente não é culpado

Omar aproveitou o vacilo ironizou de forma bem humorada:

— Eles [secretários da Mesa da CPI] é que são culpados, eu não. Nunca o presidente é culpado de nada. Nada. Não vê aí o nosso? Nunca é culpado de nada.

Não vê o nosso

E depois complementou  dizendo que o senador tem que aprender uma coisa: o presidente em nenhuma instância é culpado de nada.

—Não vê aí o nosso? “O preço da energia está caro, não é culpa dele. A gasolina está cara, não é culpa dele. O feijão está caro, troca por arma. A manifestação do dia 7 [de setembro] é para dizer que ele não é culpado de nada.

Risos na CPI

O presidente da CPI disse que também se sentia na obrigação de fazer o mesmo que Bolsonaro:

— Se não colocaram seu nome a culpa é dele [apontando para o secretário], não minha –, completou.

A alfinetada arrancou risos de todos os senadores da CPI, inclusive de Heinze, que teve o pedido de inquirição antes do almoço acatado.

Isto é um absurdo!

Um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso (SSP) sobrevoou, na manhã desta quinta-feira (2), a escola particular Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, um dia depois que uma professora que criticou o presidente Bolsonaro foi suspensa.

Que país é este?

Os pilotos fizeram voo baixo, causaram ventania na escola e deixaram os estudantes em pânico. Além disso, os agentes que pilotavam o helicóptero exibiram a bandeira do Brasil.

Troco estudantil

A união Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) solyou uma mota manifestando seu repúdio. Veja:

“Uma professora do em Cuiabá, foi suspensa pela instituição após expor sua opinião sobre o presidente Bolsonaro. Hoje, o exército sobrevoou a escola com uma bandeira do Brasil para tentar intimidar as/os professoras/es e estudantes. NÃO ACEITAREMOS AMEAÇAS!”

Mui patriota!

Por meio de uma nota, a Secretara de Segurança Pública negou que o voo tenha relação com a história da professora. E justificou que  “se trata de evento de “comemoração à semana da Pátria”.

Perguntar não ofende

Então respondam:  que tipo de comemoração e esta onde helicópteros dão rasantes em escola, causando medo  e pânico entre as crianças?

Tasso sonda Arthur

O senador cearense Tasso Jereissati confirmou a ideia de formação de uma chapa forte se unindo ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, nas disputas internas do PSDB pela Presidência da República.

Aliança é saída

Em entrevista ao jornal Estadão, o ex-governador do Ceará destacou o favoritismo do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias tucanas, mas ressaltou que alianças são capazes de produzir uma competição justa dentro do PSDB.

— Evidentemente que Doria, como governador de São Paulo, onde o partido é maior, leva vantagem. Ele polariza dentro do partido. Para haver uma competição justa no PSDB, fazer alianças é importante.

Possibilidade grande

A probabilidade de uma aliança com Eduardo Leite e Arthur é grande, garante Tasso.

— Estamos avaliando qual será a melhor alternativa, sem nenhum tipo de projeto pessoal, qual dessas candidaturas pode agregar mais os outros partidos de centro –, disse o tucano cearense.

Confusão de flutuantes

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) à pauta boba da retirada dos flutuantes. Durante sessão da Assembleia Legislativa, o parlamentar manifestou a necessidade de regulamentação dos flutuantes instalados na Orla do Tarumã.

Margem esquerda do Negro

Serafim observa que a  decisão de 2ª instância do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM-AM), de 16 de agosto 2021, oriunda de uma ação civil pública de 2001, está em vigor para a retirada de  flutuantes, mas na margem esquerda do Rio Negro, o que vem causando desentendimentos com empresários do segmento.

Tarumã, agora não

No entanto, Serafim lembra que a decisão  de Carim Antonio, juiz da Vara do Meio Ambiente, de 2009, se refere à retirada apenas de 74 flutuantes que fazem parte daquela ação.

—  Boa parte desses flutuantes estão na Orla do Rio Negro. Óbvio que os flutuantes do Tarumã, que não são parte dessa ação, não são obrigados agora a cumprir a decisão do qual eles não participaram.

Um fã de peso

The Voice Kids: O prefeito David Almeida na torcida por Izabelle

A cantora manauara Izabelle Ribeiro, 14, que representará o Amazonas no programa “The Voice Kids”, da Globo,  recebeu um importante apoio, nesta quinta-feira, 2/9.

O do prefeito David Almeida, que pediu a adesão da população da cidade na campanha para que a jovem consiga avançar para a semifinal da competição.

Sonho meu

Izabelle disse estar realizando um sonho, mas adiantou que ele só estará completo com o título.

—É muita emoção e também é um sonho que  está se realizando. Fico muito feliz também de ver que tenho o apoio do prefeito David. Isso é algo muito bom. Estou muito grata.

Assessor do senador  Marcos Rogério envolvido com o narcotráfico

Marcos Rogério diz que não sabia de nada, mas exonera assessor

Na última quarta-feira (01), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Marcelo Guimarães Cortez Leite, assessor do senador Marcos Rogério (DEM-RO) – o mais ferrenho defensor de Bolsonaro na COI da Covid. Após a operação da PF, Rogério exonerou o funcionário de seu gabinete. As informações são do UOL. De acordo com a Polícia Federal, as investigações estão desarticulando um esquema criminoso de envio de carregamento de drogas de Rondônia para Fortaleza, no Ceará. Em Porto Velho, as autoridades investigam a lavagem de dinheiro do esquema. Segundo os investigadores, o grupo movimentou uma tonelada de cocaína e chegou a receber R$1,5 milhão em 15 dias. A Polícia Federal ainda informou que “sete remessas de drogas foram apreendidas totalizando cerca de uma tonelada de cocaína”. Além disso, o “dinheiro da droga era recebido de forma dissimulada em contas bancárias” em nome de terceiros e empresas.

Em comunicado, a assessoria de Marcos Rogério revelou que o senador foi “surpreendido com a notícia de busca e apreensão na casa de um dos meus assessores, lotado no escritório de apoio parlamentar de Porto Velho, RO. Não tenho informações se existe ou não envolvimento na prática de algum ilícito, mas em decorrência das investigações em curso decidi exonerá-lo, aguardando maiores esclarecimentos dos fatos”.

ORGUHO

Uma notícia que dá orgulho: O efeito positivo da vacinação! Pelo menos 2.500 municípios brasileiros não registraram mortes por covid-19 em agosto. É o menor nível desde dezembro de 2020. Isso equivale a 44%, quase metade dos 5.570 municípios do país sem mortes pela doença! Mas essa notícia boa não é para baixar guarda, mesmo porque continua crescendo a média de casos e mortes diárias.. e o Brasil ainda não sentiu todos os efeitos da variante Delta, que já assusta os Estados Unidos.  A quantidade de municípios sem mortes por covid no Brasil passou de 1.678 em julho para 2.500 no mês passado. Os dados foram levantados pelo R7 e compilados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, com base nas estatísticas do Ministério da Saúde.

VERGONHA

Marcelo Nogueira entrega o esquema das rachadinhas dos irmãos Bolsonaro

Marcelo Luiz Nogueira dos Santos, funcionário da família Bolsonaro durante 14 anos, afirma nesta entrevista que Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente, comandou o esquema de rachadinha no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro antes de o ex-policial Fabricio Queiroz ser contratado para a função. Segundo Marcelo, o esquema também era replicado por Ana Cristina no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro. O ex-funcionário da família também declara que a mansão onde Ana Cristina mora atualmente com o filho Jair Renan, no Lago Sul, em Brasília, foi comprada por ela e registrada no nome de um laranja. A propriedade tem 1.200 metros de área total e 395 metros de área construída, piscina de 50 metros quadrados, aquecimento solar e quatro suítes.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes