Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Governador dá chega pra lá. Josué responde com cobras e lagartos

O governador Wilson Lima repudiou com veemência a declaração do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, a respeito da aprovação da Lei do Gás.

— É leviana e irresponsável qualquer acusação que faça menção a interesse meu. Não tenho nenhum interesse pessoal e particular no caso –, respondeu o governador.

Wilson advertiu que não permitirá que uma decisão tão importante para o Estado do Amazonas – que define questões econômicas fundamentais –, seja tomada de maneira intempestiva.

— Daí porque optei por buscar estudos e avaliações técnicas que embasem minha decisão –, disse o chefe de Estado. Segundo Wilson, o que está em pauta é futuro do povo do Amazonas e não questões “meramente políticas”.

Cocô no ventilador

Durante discurso na tribuna desta terça-feira, 14/07, Josué jogou azeite na fogueira cobrando mais uma vez a nova Lei do Gás, de responsabilidade do Executivo Estadual.

Para atacar Wilson, o presidente da Assembleia usou termos chulos que não condizem com a postura de presidente da Casa.

—  O governo só faz cocô. Falei cocô para não falar 'merda'. Tem criança assistindo – disse o presidente, fazendo papagaio corar de vergonha.

Na cabeça do Sinésio

Como o deputado Sinésio Campos (PT)  é relator do Projeto da nova Lei do Gás e representante da Aleam na Comissão Especial de Estudos coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti)  sobrou pra ele.

—  Esse governo resolveu ‘cagar’ na cabeça do deputado Sinésio Campos e dessa casa mais uma vez –, disse, alterado, Josué Neto.

La campelo no comando

Em dia de vale tudo, a Assembleia elegeu os deputados da base governista Alessandra Campêlo (MDB) e Doutor Gomes (PSC) para presidente e relator, respectivamente, da Comissão Especial que analisará a admissibilidade do impeachment  do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB) por “crime de responsabilidade”.

Rolo compressor

La Campelo e Gomes são da base de governo e derrotaram os deputados Felipe Souza (Patriotas), para presidente, e Fausto Júnior (PRTB), para relator, de goleada.

É claro que a  maioria absoluta da base governista, formada por nada menos que dez deputados pesou na hora da disputa. A eleição foi realizada nesta terça-feira, 14, durante sessão híbrida da Aleam.

Ao menos isso

O Amazonas está entre os seis estados brasileiros que vem apresentando queda no número de mortes por Covid-19.

É o que aponta o mapeamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa – formado por O Globo, Extra, G1, Folha de São Paulo, UOL e O Estado de São Paulo –, divulgado no último sábado (11/07).

Taiwan solidária

A Prefeitura de Manaus recebeu cem mil máscaras cirúrgicas doadas pelo governo de Taiwan. A doação é fruto da campanha “SOS Amazônia”, lançada pelo prefeito Arthur Virgílio. Taiwan, que fica próximo à China,  é referência mundial no combate à Covid-19.

Atitude nobre

O objetivo de obter ajuda humanitária para reforçar o enfrentamento do novo coronavírus na região.

— Foi uma atitude muito nobre por parte do governo de Taiwan. Pedimos o apoio de toda a nação global que já tinha vivido o pico do vírus e fomos atendidos do outro lado do planeta –, comentou o prefeito.

Manaus agradece

A entrega simbólica da doação aconteceu nesta terça-feira, 14/7, por meio de videoconferência entre o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, e o embaixador de Taiwan no Brasil, Tsung Che Chang.

— Eu tenho muita honra de representar meu país, Taiwan, aqui no Brasil e de entregar essas cem mil máscaras. Sabemos que essa pandemia levou muitas vidas humanas e esperamos que essa entrega ajude muito – disse Chang.

ÚLTIMA HORA

Márcia Oliveira de Aguiar, mulher do ex-assessor Fabrício Queiroz, apareceu na manhã desta terça-feira na varanda do apartamento em que cumpre prisão domiciliar, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio (foto).

Ela e Queiroz, ambos ex-assessores de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), tiveram a prisão preventiva decretada em junho, mas foram autorizados pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, no último dia 9, a permanecer em casa.

Segunda-feira,  Queiroz também já havia aparecido na sacada do imóvel. Pela decisão do STJ, os dois serão monitorados por tornozeleira eletrônica. Queiroz já saiu do Complexo de Gericinó (Bangu 8), na Zona Oeste do Rio, com o aparelho, enquanto Márcia, até o momento, não instalou a tornozeleira eletrônica.

ORGULHO

O bom exemplo vem de muito longe, lá do Canadá.  Aos 92 anos, Bob Rutherford não para e não deixa os amigos parados também! Ele reuniu os colegas aposentados pra ajudá-lo a tricotar meias, chapéus e luvas, que são doados para abrigos de sem-teto no Canadá. Juntos, os vovôs cheios de energia criaram uma ONG que já distribuiu mais de 10 mil pares de meias. Foi Bob quem construiu a máquina de tricô, feita de tubos de PVC. Ela gira mais rápido que o normal – segundo ele, 90 vezes por segundo – pra produzir milhares de peças. Aos 92 anos, Bob ainda está forte. O segredo? Ele conta: “Encontre um propósito, encontre algo que precise ser feito e faça-o”.

VERGONHA

Na mesma semana em que veio à tona o vídeo de um policial pisando no pescoço de uma mulher negra, a Polícia Militar de São Paulo agiu de forma truculenta contra um entregador de aplicativos. Durante abordagem na avenida Rebouças, zona oeste da capital paulista, agentes da PM sufocaram um motoboy que, em meio à ação violenta, clamava por ajuda: “Não consigo respirar!”, gritava. A frase é a mesma dita pelo estadunidense George Floyd pouco antes de morrer após uma abordagem da polícia. O caso dos Estados Unidos desencadeou protestos a nível mundial contra o racismo.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes