Calendário

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Dito & Feito – Erosão ameaça devorar a ilha

O senador Omar Aziz (PSD) se reuniu nessa conversa quarta-feira, 09, com o Ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar de ações emergenciais para a contenção da grande erosão na orla de Parintins. 

— Mostramos a necessidade da construção de um muro de contenção para preservar os moradores que vivem próximo à área – disse Aziz na sua página no Facebook.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), e o presidente da Câmara de Vereadores Francisco Walteliton (PSDB) também participaram da reunião.

Terras caídas

 derrubada de árvores e a destruição de vegetação em áreas próximas das margens dos rios podem estar acelerando a ocorrência no Amazonas do fenômeno natural conhecido como ‘terras caídas’, que consiste no desprendimento do solo às margens dos rios.

População em risco

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estima que todos os municípios banhados pelos rios da bacia hidrográfica no Estado sejam atingidos pelo fenômeno, principalmente no período de vazante.

Apesar de natural, o fenômeno é um risco às populações ribeirinhas.

Águas de outubro

O fenômeno ‘terras caídas’ ocorre no período da vazante dos rios, mas há maior incidência do acidente natural durante o mês de outubro. 

13º salário incerto

Durante audiência púbica na Assembleia Legislativa, ontem, os técnicos da Sefaz foram taxativos, ao responder para o oposicionista, que o 13º salário não está garantido.

Cobre um santo…

Sem dinheiro, o Governo pretende retirar aproximadamente R$ 300 milhões do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES) para custear o décimo.

… descobre outro!

A oposição quer saber quanto será utilizado para arcar com o benefício do trabalhador e de que forma isso vai impactar no Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao FMPES.

Rodada de negociação

Deputados estão tentando agendar uma reunião técnica dom técnicos da Sefaz,  antes da votação da mensagem Governamental nº 120/2019

– que prevê a destinação dos recursos da Afeam para o pagamento do 13º salário.

Nem direita…

Já na Câmara dos Deputados, Sidney Leite (PSD) criticou o que chamou de “polaridade” entre a extrema esquerda e o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

—  Esse diálogo de achar que só tem o bem contra o mal, não é verdade – cutucou Leite.

…nem esquerda!

Sidney afirmou que defende uma participação maior no Congresso e discussão de projetos que tragam desenvolvimento que o país necessita.

— Defendo reformas na área mineral, nas fronteiras, como a da Amazônia, o avanço na gestão pública, transparência com o dinheiro público e este Congresso tem que assumir o protagonismo – defendeu Leite. 


Minha Casa…

O deputado federal Marcelo Ramos apresentou Projeto de Lei de no. 888, que propõe tratamento tributário especial às empresas com contratos de construção de moradias para faixa de baixa renda do programa Minha Casa, Minha Vida.

… Meu emprego

O foco do projeto de Ramos é a retomada da construção de casas populares e o incremento na geração de empregos,

Apoio de Omar

Já aprovada na Câmara, a matéria foi analisada, hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Marcelo agradeceu ao senador amazonense, Omar Aziz, presidente da comissão.

Urgência

Foi graças a um acordo entre os senadores e o governo que Marcelo Ramos conseguiu  o apoio necessário para a aprovação do projeto na CAE e a sua tramitação em regime de urgência na Casa.

Pé de ouvido

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (líder do PL), agendou uma conversa com o comandante geral da Polícia e Bombeiro Militar e com o vice-governador Dr. Carlos Almeida.

Na pauta, o auxílio-fardamento, gratificação de nível superior,adicional por tempo de serviço e do concurso público para segurança pública.

Auxílio fardamento

Da tribuna, Maciel garantiu que vai retomar a apresentar ao chefe da Casa Civil e vice-governador Dr. Carlos Almeida a reivindicação do auxílio-fardamento, que ano passado foi pago um soldo de soldado, de R$ 2.275,01.

— E fazia sete anos que os policiais militares e bombeiros do Amazonas não recebiam esse benefício – lembrou ele.

Te quero verde

A área verde do conjunto Mundo Novo, na zona Norte, ganhou reforço de vegetação com a introdução de árvores adultas, transplantadas do canteiro central da avenida Max Teixeira, onde acontecem as obras do complexo viário do Manoa.

Transplante

O transplante foi realizado nesta semana, pela Prefeitura de Manaus, como parte da política ambiental adotada pela gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Cheirinho de impeachment

O fantasma do impeachment começa a assombra o Palácio do Ploanbalto.

A hashtag #ImpeachmentdoBolsonaroUrgente chegou ao topo dos Trending Topics do Twitter nesta 4ª feira (9.out.2019).

Internautas defendem que a declaração de 1 gerente do WhatsApp admitindo que houve envio ilegal de mensagens na campanha de 2018, o escândalo de laranjas no PSL e a disputa interna na sigla seriam motivos legais para um impeachment e até mesmo impugnação da chapa.

Até ele

Até mesmo o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-apoiador de Jair Bolsonaro durante as eleições, afirmou que iniciará uma ‘força-tarefa’ para retirar o presidente do poder.

Desconto na multa

Parceria entre Detran e Serpro vai garantir desconto de até 40% no pagamento de multas.

 A parceria, firmada na manhã desta quinta-feira (09/10), contempla infrações cometidas desde o dia 1º de junho de 2019.

O serviço estará disponível para pessoa física e jurídica, e não haverá custo para o usuário.

 A hora é essa

Quem estiver atolado nas multas  poderá quitar o débito por 60% do seu valor, até a data do seu vencimento.

EM ALTA

Os  bombeiros australianos estão de volta pra usar a própria beleza e arrecadar dinheiro para a caridade. Saiu o The Australian Firefighters Calendar 2020, que entra no seu 27º ano, já levantou mais de US $ 3 milhões, cerca de 12 milhões de reais, para várias instituições de caridade. O calendário foi criado em 1993 para apoiar a Children’s Hospital Foundation, e desde então arrecada fundos para pesquisas sobre queimaduras na infância.

EM BAIXA

Para a trajetória política do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que muda de partido como muda de camisa e  cujo resumo é este: 1993 – Bolsonaro deixa o PDC; 2003 – Bolsonaro deixa o PPB; 2005 – Bolsonaro deixa o PTB
2005 – Bolsonaro deixa o PFL; 2016 – Bolsonaro deixa o PP; 2018 – Bolsonaro deixa o PSC 2019 – Bolsonaro deixa o PSL.

Deixe uma resposta