Ir para o conteúdo

O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira (7) sessão especial para a entrega do prêmio Bertha Lutz às as 26 mulheres constituintes, que atuaram em 1987 e 1988 para elaborar a nova Constituição do país.

Durante a cerimônia, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)  disse que essas mulheres representavam apenas 5% dos constituintes e promoveram uma verdadeira mudança na forma como a sociedade encarava as relações de gênero.

— Exemplo disso, foi a adoção da licença-maternidade e o fim da aceitação do comportamento da época de que o homem poderia praticar algum crime contra a mulher para defender a própria honra -, analisou a senadora.

Lamento

No entanto Vanessa lamentou que, passados 30 anos da promulgação da Constituição, alguns direitos lá previstos já deixaram de ser realidade ou passaram a ser ameaçados.

Perdas e danos

Ela cita a reforma trabalhista, questionando o que significa para uma mulher trabalhadora o contrato de trabalho intermitente.

— O que significa para uma mulher trabalhadora deixar de ser contratada com carteira de trabalho assinada e passar a ser contratada como autônoma exclusiva e contínua?

João e Maria

A violência contra criança, adolescente, mulher e o idoso é uma doença social, um comportamento equivocado, que precisam ser extirpados em nossa sociedade.

Foi o que disse o governador Amazonino Mendes ao lançar, na manhã desta quinta-feira (08/03), o projeto “João & Maria”.

Conscientização

O projeto conta com a parceria de diversas secretarias estaduais, associações comunitárias e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O objetivo é percorrer mais de 200 escolas públicas conscientizando a população sobre o combate à violência contra parcelas vulneráveis da população.

Democratas no páreo

O Democratas lançou nesta quinta-feira (8) a o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) como pré-candidato do partido ao Planalto.

Se, lá na frente, a candidatura vingar, será a primeira vez, desde 1989, que o partido – na época ainda era PFL, terá um nome próprio na corrida presidencial.

Escudeiro de Maia

O deputado do Amazonas, Pauderney Avelino, que é a cara do DEM, é um dos fiéis escudeiros de Maia, desde sua disputa pela presidência da Câmara.

Ney fala a língua do DEM e está afinado com outras lideranças do partido em torno da candidatura de Maia.

Temer, tô fora!

A ideia dos Democratas é descolar a imagem do DEM do governo Temer, deixando claro que Maia não será candidato nem de governo, nem de oposição.

— Com avisou o senador Ronaldo Caiado, líder do meu partido, o Democratas não vai lançar nenhuma candidatura vinculada ao presidente Michel Temer e muito menos com a obrigação de fazer a defesa do governo. O DEM vai lançar o seu candidato!

Chame o bispo

A violência continua na pauta da Assembleia Legislativa.

Na sessão de ontem, o presidente da Casa, deputado David Almeida, convidou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Arquidiocese de Manaus a usar a estrutura do parlamento estadual para debater o tema da Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e superação da violência.

Violência lá e cá

David disse que todo dia estamos sendo bombardeados com notícias sobre violência e a falta de segurança. E lembrou que, no Rio de Janeiro, foi preciso até intervenção Federal.

—E aqui no nosso Amazonas, a situação não é tão caótica, mas é preocupante, alertou.

Operação tatu

A pergunta que não quer calar é. Como os detentos consegue ferramentas para cavar os inúmeros túneis que volta e meia aparecem nos presídios do Amazonas?

Fuga em massa

Na quarta-feira (7), servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encontraram mais um no pavilhão 5 do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no km 8 da BR-174.

X

A descoberta evitou uma fuga em massa, porque uma grande parcela da população do CDPM estava sendo chamada e induzida a aderir à fuga através do túnel.

Túnel invisível

Aliás, quem vem descobrindo os inúmeros túneis, não são os agentes penitenciários, que nunca enxergam nada.

Mas sim o serviço de denúncia anônima através do número 99297-3068, que é o Whats Denúncia da Secretaria de Segurança Pública.

Está de olho

Em recente entrevista a um blog de Manaus, o secretário de Segurança Pública, Bosco saraiva, admitiu que armas drogas e, quem sabe, até ferramentas ara cavar buracos, entram no presidio com a conivência de agentes penitenciários.

— Não podemos afirmar porque não temos provas. Mas essa é uma versão que estamos investigando, disse o secretário.

EM ALTA

A boa notícia no Dia das Mulheres. Mulheres inspiradoras serão Barbies na nova coleção que chega em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A Mattel, marca de bonecas Barbie, quer fazer as crianças se familiarizarem e ficar e próximas das mulheres que revolucionaram a nossa sociedade.

EM BAIXA

Inacreditável o número de cambistas no entorno da Arena da Amazônia, vendendo ingressos conseguidos sabe lá como. No jogo Manaus X Rio Branco, ingressos de R$ 30,00 estavam sendo vendido por R$ 10,00.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes