Ir para o conteúdo

Dito & Feito - E se os protestos fossem para que a vacina chegasse com mais urgência?

Vimos um fenômeno interessante no final de semana: o grande número de manifestações da população e de empresários para que as atividades como comércio, bares e restaurantes não fechem em Manaus, mesmo com o sistema de saúde à beira do colapso. Horas depois o Governo do Estado precisou recuar e permitir que os estabelecimentos voltassema a funcionar, mas em horário especial. Entretanto, que tal promover um protesto para que a vacina seja comprada mais rapidamente? Seria ótimo ver as pessoas unidas atrás da solução definiiva e não lutando para voltar às ruas em meio à pandemia.

Não está nem aí

O nosso presidente parece não está nem aí para a pandenia. Em mais uma manifestação que põe em xeque a vacinação contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que não se sente pressionado e "não dá bola" para o fato de outros países já terem começado a imunizar suas populações.

(Ir) responsabilidade

Bolsonaro reforçou o argumento que vem utilizando de que nem as próprias fabricantes dos imunizantes não se responsabilizam por eventuais efeitos colaterais dos produtos.

Vacina é “qualquer coisa”?

O país já soma mais de 190,5 mil mortes pela Covid-19 e diversos estados registram alta de casos.

— Ninguém me pressiona pra nada, eu não dou bola pra isso. É razão, razoabilidade, é responsabilidade com o povo, você não pode aplicar qualquer coisa no povo — comentou, durante passeio por Brasília nesta manhã.

Coerência

Quem respeita a vida humana,  compreende que as medidas de endurecimento da quarentena, com o aumento nas restrições de funcionamento de bens e serviços eram necessárias. No entanto, ainda existem aqueles que só estão preocupados com a economia. Ao menos deveriam entender que comercio, lucros, empregos podem ser recuperados no futuro. Vidas perdidas, nunca mais!

Voos suspensos

Em outros países, as medidas têm sido mais radicais ainda e a população está compreendendo e fazendo a sua parte. Só para se ter uma ideia, Argentina, Colômbia, o Chile e Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido.

Nova variante

Essa foi a forma encontrada para conter o avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu. As medidas entraram em vigor dia 21 na Argentina, na Colômbia e no Peru, e na terça-feira (22) no Chile.

Inauguração

A “Creche Municipal Magnólia Pessoa Figueiredo”, que  será entregue na próxima semana, terá oito salas. O prédio também é dotado de espaço verde, playground, anfiteatro e laboratório.

Creche ganha nome...

A ex-diretora da Campanha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE ), Magnólia Pessôa Figueiredo – falecida em 2018 –, será homenageada pelo prefeito Arthur Virgílio (PSDB)  que decidiu colocar seu nome em uma creche para receber  200 crianças, no bairro do Tarumã, zona Oeste de Manaus.

...de Dona Magnólia

— Está pronta para ser inaugurada.  Fico feliz em inaugurar a   creche  “Magnólia Figueiredo” que foi uma grande figura humana, que gostava  de crianças e gostava de pessoas, como poucos seres humanos conseguem gostar –,  disse Arthur em suas redes sociais.

Em nome das mulheres

O prefeito Arthur Virgílio Neto garante que é uma creche de primeiro nível e quando se está construindo uma creche é impossível não se pensar na mulher.

— Sim, porque ela também é beneficiada, pois coloca sua criança em segurança e pode ir tranquila buscar emprego ou trabalhar, estudar, ter mais tempo para ela própria —, avaliou o prefeito.

Dona Magnólia faleceu em 2016

Luta contra o tempo

— Temos um leque de inaugurações a fazer e um leque de momentos de luta para concluirmos certas obras –, afirmou o prefeito ao relatar os desafios dos últimos dias de seu terceiro mandato.

Dona Magnólia

O nome escolhido é uma justa homenagem a Magnólia Pessoa Figueiredo, muito dedicada tanto aos filhos de sangue quanto aos de coração que teve ao longo da vida. Magnólia foi figura importante na história do Amazonas, ex-presidente da Campanha Nacional de Merenda Escolar no Estado e muito afetuosa com as crianças.

Falecimento

Ela faleceu em 2018. O Blog do Mário Adolfo contou essa história na matéria A rica 'A história de vida que nos deixou Magnólia Pessôa Figueiredo, uma mulher à frente do seu tempo'.

Amazônia virou um inferno em 2020

As queimadas que acometeram dois grandes  biomas brasileiros em 2020 atraíram os olhares do mundo para o país do presidente Bolsonaro. A forma como o governo federal lidou com a  Amazônia e o Pantanal  foi assunto no debate presidencial dos Estados Unidos , gerou  complicações diplomáticas e trouxe  entraves econômicos para o Brasil.

Amazônia continua queimando

Nem DiCaprio escapa

Através das declarações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ricardo Salles ,  ONGs e  povos tradicionais foram atacados. Sobrou até para o ator norte-americano Leonardo DiCaprio.

102 mil pontos de calor

De janeiro a dezembro do ano anterior, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 89.176 pontos de calor. De janeiro até 22 de outubro de 2020, foram registrados 89.604 focos. Até 21 de dezembro, haviam sido contabilizados 102.707.

Biden cutucou

Ao lado das queimadas , o desmatamento da região também chamou a atenção de líderes estrangeiros . Durante um dos debates presidenciais dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden afirmou que, caso o Brasil não contivesse a devastação da floresta amazônica , o país poderia “enfrentar consequências econômicas significativas”.

Macron e Merkel

Além disso, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron já demonstraram que a  política ambiental do governo Bolsonaro representa um entrave para a consolidação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

Saliva e bala

Diante de críticas da comunidade internacional, o  governo federal assumiu uma postura defensiva e negacionista . Jair Bolsonaro adotou um discurso segundo o qual “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”.

Passando a boiada

Ricardo Salles afirmou que a imprensa estaria “torcendo os fatos para incriminar o presidente” e Hamilton Mourão se esquivou dizendo que as  queimadas na Amazônia não são “não são padrão Califórnia ou Austrália".

Salles é negacionista

Concurso da PRF

O edital de concurso público da Polícia Rodoviária Federal (Concurso PRF 2021) está oficialmente autorizado. O documento oficializando o certame foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24 de dezembro.

1.500 vagas

A corporação vai abrir 1.500 vagas para Policial, cargo com requisito de nível superior em qualquer área e com ganhos de R$10.357,88.

Fique de olho

O edital de concurso, conforme prevê a portaria, deverá sair em até seis meses, ou seja, até 23 de junho de 2021.

No entanto, a previsão oficial da PRF é lançar o edital já em janeiro de 2021.

Pouca vergonha

O diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) no Rio de Janeiro, Erick Blatt, é alvo de uma representação feita pelos próprios associados que questionam o fato do delegado ter contratado, por R$ 34,2 mil, a própria namorada para fornecer cestas de Natal aos filiados da associação.

Inocentou Flávio

Blatt foi o responsável pela condução do inquérito eleitoral que,  em janeiro deste ano, concluiu não existirem indícios do crime de lavagem de dinheiro pelo senador Flávio Bolsonaro em negociações imobiliárias feitas no Rio de Janeiro. Ele o parlamentar se conhecem há pelo menos sete anos.

ÚLTIMA HORA

O ex-BBB Victor Hugo tentou embarcar neste sábado (26) em um voo no aeroporto da capital alagoana para o Maranhão um dia depois de deixar a UTI por conta de Covid-19. Porém, após a denúncia de alguns passageiros do mesmo voo, a companhia não permitiu o embarque e isolou o local onde Hugo se encontrava. Segundo informações do perfil no Instagram Treta das Blogueiras, que obteve a informação a partir de uma denúncia de uma seguidora, o ex-BBB estava com a máscara no queixo e “tossia horrores. “Avisara a empresa, isolaram a área onde ele estava. E sem contar que ele estava tossindo horrores. Fiquei desesperada. Estava no mesmo voo, mas graças a Deus não deixaram”, revelou a seguidora do perfil Treta das Blogueiras.

ORGULHO

Os governos que agiram rápido para comprar vacinas contra Covid-19 já receberam as doses e começaram a vacinar a população agora, após o Natal, incluindo nossos vizinhos da Argentina. A partir de amanhã, domingo, a vacinação começa em 27 países da União Europeia. E na segunda, 28, também terá início na Argentina, após México, Chile e Costa Rica já terem começado também a imunizar a população na América Latina. O bloco europeu encomendou 200 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela norte-americana Pfizer e pela farmacêutica alemã BioNTech.

VERGONHA

Com o início da vacinação contra a covid-19 em vários países do mundo, inclusive na América Latina, e sem ainda haver uma data para que a imunização comece no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou há pouco que não se sente incomodado pelo fato de as campanhas internacionais já terem sido anunciadas sem que haja prazos locais. "Ninguém me pressiona para nada", garantiu, enquanto circulou por cerca de duas horas em Brasília, sem usar máscara, ao final da manhã de hoje.” Entre mim e a vacina tem uma tal de Anvisa, que eu respeito e não estão querendo respeitar", argumentou, citando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, completou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes