Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Do outro lado da ponte

Ao participar da inauguração  da nova linha de transmissão de energia sob a ponte Jornalista Phelippe Daou, o governador Wilson Lima surpreendeu a diretoria da Amazonas ao Energia ao autorizar, ao vivo, a construção de outra linha de transmissão que deve auxiliar na distribuição de energia para os municípios de Iranduba e Manacapuru, além de comunidades rurais.

 Dirigindo o olhar para o seu secretário de Infraestrutura, o governador  declarou.

— Se isso for tecnicamente viável, está autorizado, viu, Amazonas Energia!

Do outro lado

A  construção da segunda linha de transmissão do outro lado da ponte, o que dará mais segurança aos municípios de Manacapuru e Iranduba, além das outras comunidades ao longo da rodovia AM-070, era uma reivindicação da  Amazonas Energia.

Lama no sapato

Ao chegar à balsa sobre as águas do Rio Negro, onde foi realizada a cerimônia de inauguração da linha sob a ponte, Wilson Lima justificou porque suas botas estavam sujas de lama.

— Estava em Silves com o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, onde acompanhamos o início das obras da Eneva para exploração da reserva de gás – explicou.

Mil empregos

A Eneva é a empresa que vai explorar o gás natural no Campo do Azulão.

O investimento é de R$ 1,1 bilhão na obra, que vai gerar mil empregos, e a previsão de início da produção no campo é junho de 2021. 

— Este será o primeiro campo de gás natural na bacia do rio Amazonas. O estado possui 50% de todas as reservas brasileiras de gás em terra – disse o governador.

Amigo de Manaus

O prefeito Arthur Virgílio lamentou a morte ex-presidente do Bradesco, Lázaro Brandão, ocorrida nesta quarta-feira, 16/10, aos 93 anos.

—Foi um dos melhores homens com quem convivi. Responsável e querido, ‘seu Lázaro’ era um amigo pessoal e grande amigo de Manaus – disse Arthur.

Para sempre

Arthur lembrou que Lázaro Brandão teve uma trajetória brilhante, iniciando sua carreira como escriturário aos 16 anos.

Depois foi um dos grandes patriarcas do Bradesco, tornando-se o braço-direito de Amador Aguiar, o diretor-presidente.

— Era um dos homens mais brilhantes que conheci. Tive oportunidade de conviver com ele em várias circunstâncias da minha vida e isso ficará marcado para sempre –, disse o prefeito.

Religião e sexo

As empresas públicas e privadas instaladas no Amazonas serão proibidas de questionar aos candidatos às vagas de emprego sobre a religião e a orientação sexual.

É o que determina o Projeto de Lei nº 137/2018, de autoria do deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Não interessa

A medida, conforme o parlamentar, tem o objetivo de coibir qualquer ato discriminatório.

— Não convém ao empregador questionar ao candidato que procura uma vaga de emprego o conhecimento prévio de sua religião nem a sua orientação sexual – adverte Fraxe.

Para o parlamentar, esse não é elemento condicionante para nenhuma atividade laboral.

CPI das Fakes

Um total de 16 dos 31 deputados e senadores titulares da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News já moveram processos judiciais para retirada de conteúdo da internet.

Braga campeão

O campeão de ações do tipo é o senador Eduardo Braga (MDB-AM), autor de 14 solicitações de remoção de conteúdo, todas durante períodos eleitorais.

 Ele é sucedido no ranking pelo também senador Márcio Bittar (MDB-AC), com nove, e pelo deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP), com seis.

Rede de mentiras

A CPI das Fakes vai investigar as formas de disseminação de desinformação nas redes sociais e formular estratégias efetivas para combatê-las,

Sátiras

As 63 ações, ajuizadas desde 2008, foram promovidas contra plataformas, como Google e Facebook, e sites, nem sempre tendo como alvo publicações com críticas ou acusações infundadas, mas também sátiras.

Uma imagem vale…

Uma imagem estampada na capa na edição desta quarta-feira (16) do jornal O Estado de S.Paulo, captada pela fotojornalista Gabriela Biló, deu o que falar.

… mais que mil palavras!

Na imagem, Jair Bolsonaro (PSL) parece com sua imortalizada imagem de arma nas mãos apontada para a cabeça do ministro da Justiça, Sergio Moro, sob risos de seu colega da Economia, Paulo Guedes.

EM ALTA

David Sampaio Martins, de 22, uma das vítimas do no caso do prédio que desabou nesta terça, 15, em Fortaleza, mandou a foto para tranquilizar a família: “Pai, estou vivo”, disse. O estudante de arquitetura fez a “selfie” enquanto estava preso nos escombros e enviou via Whatsapp para o grupo dos familiares. David também conseguiu utilizar o telefone para se comunicar com a família e orientar as equipes de resgate para que fosse encontrado. Ele foi uma das nove pessoas encontradas e salvas com vida. 

EM BAIXA

O pedetista Ciro Gomes classificou os jornalistas Paulo Moreira Leite, colunista do 247, e Kiko Nogueira, editor do DCM, como “picaretas” e indagou: “quem não sabe de onde eles vêm?” Ciro ainda acusou os dois jornalistas de corrupção na Globo e na Abril e será processado por calúnia.  Ciro acusou os jornalistas Paulo Moreira Leite, colunista do 247, e Kiko Nogueira, editor do DCM, de serem picaretas demitidos da Abril e da Globo por corrupção – o que é absolutamente falso.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes