Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Devastador – O Brasil pode atingir meio milhão de óbitos ainda este ano

Se nada for feito para conter a transmissão do vírus e o colapso hospitalar nacional, o Brasil pode atingir meio milhão de óbitos ainda este ano. O alerta foi feito pelo neurocientista e pesquisador da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis, ao jornal Correio Braziliense.

— Já existem várias estimativas de que para o final de julho nós podemos chegar a meio milhão de óbitos. Isso seria absolutamente assustador e devastador para um país como o nosso —, detalhou o neurocientista.

Mórbidas previsões

Em 4 de janeiro deste ano, uma postagem do pesquisador viralizou nas redes sociais. “Acabou. A equação brasileira é a seguinte: ou o país entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021”, escreveu, em tom de desabafo.

Ano devastador

Passados quase três meses, o prenúncio não apenas se confirmou como o cenário agora é de um futuro pior. Nicolelis prevê que uma crise do sistema funerário em todo o Brasil pode transformar 2021 em um ano ainda mais devastador.

— No momento em que o Brasil bate sucessivos recordes de óbitos pela covid-19, um novo risco surge: o de um iminente colapso do sistema funerário em todo o país –, alertou Nicolelis.

Pior já passou...

Oitenta e seis dias após iniciar uma fila de espera para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas informou ontem que não há pacientes com covid-19 aguardando vaga em unidades de saúde em Manaus.

...Mas não acabou

Segundo boletim de hoje, a taxa de ocupação de UTIs no estado está em 75%, a menor entre as unidades da federação. A queda foi alcançada após um rígido plano de isolamento social, que chegou a proibir a circulação de pessoas durante alguns dias.

Pesadelo

A fila de espera no estado teve início no dia 6 de janeiro e chegou a ter mais de 500 pacientes aguardando uma vaga durante o colapso que atingiu o sistema de saúde. No auge de busca por hospitais, a rede chegou a internar 258 pessoas em um único dia, em 14 de janeiro.

Estado zerou chamados por letios de UTI-Covid 

Acelerem a vacinação!

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fez um apelo para que a Prefeitura de Manaus defina o próximo grupo que será vacinado contra a Covid-19 na capital para dar sequência no programa de imunização.

— Nós, de Manaus, do Amazonas e do Brasil não temos outra saída a não ser vacinar –, cobrou o parlamentar.

Sucessão de erros

Serafim lamentou que o poder público, em todas as esferas  cometeu muitos erros.

— E eu estou falando no plural, não estou excluindo ninguém.

Prefeitos, governadores, presidente da República, todos erraram, mas nesse meio tivemos acertos.

Entendimento ou caos

Para o líder do PSB, o momento é de unidade nacional e o momento de “nos entender”.

— Como disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM): Ou nós nos entendemos ou será um caos!

Arthur na Rede

O  ex-senador e diplomata Arthur Virgílio (PSDB) é um dos convidados do  4° Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade, que será realizado do dia 26 a 28 de março. Com foco na defesa dos valores democráticos e no desenvolvimento sustentável, o evento será realizado de maneira virtual.

— Foi com muito entusiasmo que recebi o convite da minha querida amiga e conterrânea da Amazônia Marina Silva para participar da abertura desse evento – disse Arthur.

Cabocla valente

O ex-prefeito de Manaus avalia que o Congresso da rede  será um momento importante de discussão de ideias para fortalecer a luta por um país mais justo e sustentável.

—  Desejo que a Rede prospere e continue unida, crescente, valente, como é a marca de uma cabocla chamada Marina Silva –, finalizou Arthur.

Omar na Segurança

O Senado instalou, nesta quarta-feira (24), a Comissão de Segurança Pública (CSP), colegiado permanente que será presidido por Omar Aziz (PSD-AM) e terá como vice-presidente Marcos do Val (Podemos-ES), eleitos por aclamação. A reunião de instalação foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

O senador Omar Aziz ressalta a importância da comissão para a luta contra o tráfico de armas e de drogas via fronteiras.

Pauta bomba

Criada no Plenário no dia 10, a comissão será composta por 19 senadores titulares e 19 suplentes, com reuniões às quintas-feiras, a partir das 9h, e vai analisar projetos sobre combate à corrupção e ao crime organizado, segurança de fronteiras, tráfico de drogas e

Lembrando Olímpio

Ao tomar posse na Comissão, Aziz recordou o empenho do recém-falecido senador Major Olímpio (PSL-SP) para a instalação desse colegiado.

— E aqui quero fazer um reconhecimento. Várias e várias vezes discuti com o senador Major Olímpio e com a criação dessa comissão.

Tema permanente

Omar disse que vivemos um momento atípico no Brasil, mas a pauta, segurança pública, sempre foi uma pauta permanente.

— Ela sempre esteve no topo da discussão no Brasil –,  afirmou.

PM expulso

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) denunciou a expulsão  do cabo Gutemberg da Polícia Militar. De acordo com o parlamentar, a motivo foi a participação do PM à reunião para discutir o congelamento dos salários dos servidores públicos do Estado.

ÚLTIMA HORA

Queiroga promete vacinar 1 milhão de brasileiros por dia

O ministro Marcelo Queiroga não marca data, mas promete que vai cumprir a meta

Em sua primeira entrevista como ministro da Saúde após a oficialização, o médico Marcelo Queiroga se comprometeu, nesta quarta-feira, 24, a acelerar em pelo menos três vezes a quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19 diariamente. Sem dar datas, ele disse que esta meta será cumprida em um “curto prazo”.

— Atualmente, vacinamos 300 mil indivíduos todos os dias. O ministro da Saúde e o governo assumem o compromisso de, em curto prazo, aumentar em pelo menos três vezes essa velocidade de vacinação, para 1 milhão de vacinas todos os dias. É uma meta plausível, temos condições de ampliar ainda mais –, prometeu Queiroga.

O Brasil atualmente é o décimo quinto país que mais vacinou no mundo, comparando valores proporcionais. De acordo com dados da Universidade de Oxford, 11 milhões de pessoas receberam pelo menos a primeira dose, o que corresponde a 5,4% da população, atrás de países como Israel (60%), Reino Unido (41%), Chile (30%), e Estados Unidos (25%).

ORGULHO

A Ambev anunciou que vai produzir oxigênio para ajudar hospitais que estão entrando em colapso nessa segunda onda da pandemia e, assim, evitar o desabastecimento ocorrido no início do ano em Manaus. A holding – dona das marcas Antárctica, Brahma e Boemia, entre outras – está convertendo parte de uma de suas cervejarias, no interior de São Paulo, para fabricar e envasar oxigênio hospitalar. A fábrica que está sendo adaptada fica na cidade de Ribeirão Preto e é destinada originalmente à produção da Colorado, outra das marcas de cerveja da companhia.

Promovido pela promovido pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o evento reuniu parlamentares negras

VERGONHA

Ana Lucia (PT-SC), primeira vereadora negra eleita em Joinville (SC) – sétima candidata mais votada no último processo eleitoral, com 3.126 votos –,  denunciou a perseguição que sofre sistematicamente em audiência pública, realizada na terça-feira (23), sobre os constantes casos de violência contra líderes brasileiras negras e transexuais. O evento on-line, promovido pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), reuniu parlamentares negras — cis e trans —, além de organizações da sociedade civil.  O objetivo é reivindicar do governo brasileiro e viabilizar uma atuação coordenada para proteger a vida e os direitos políticos das candidatas eleitas, diante do fenômeno da violência política e eleitoral.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes