Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Fausto Jr. contrata advogadas de Bolsonaro contra Omar Aziz

O deputado estadual do Amazonas Fausto Jr. (MDB) teve uma passagem polêmica pela CPI da Covid-19. Agora, meses depois de discutir com o senador Omar Aziz (PSD), ele disse que vai processá-lo por "abuso de autoridade, injúria, ameaças e difamação”. O deputado contratou as advogadas do presidente Jair Bolsonaro, Karina Kufa e Lucina Pires,.

— Ambas já estão trabalhando no processo que será encaminhado à Suprema Corte –, avisou Fausto.

Entenda  o caso

Fausto Jr. foi  convocado pela comissão do Senado em junho deste ano para depor sobre a CPI da Saúde no Amazonas — investigação da qual foi relator. Ele diz que os ataques que serão levados ao STF aconteceram na ocasião do seu depoimento.

Poupou o Wilson

A sessão foi marcada por momentos de alteração entre ele e Aziz. Durante a oitiva, os senadores questionaram o porquê da CPI amazonense não ter indiciado o atual governador do estado Wilson Lima.

Charge de Fausto Júnior e Omar Aziz

Repugnante

Do ex-reitor da Universidade Federal doam Walmir Albuquerque sobre a atitude grotesca do presidente Bolsonaro revogar a concessão da medalha do Mérito Científico à médica amazonense Adele Benzaken.

—  O episódio é repugnante. Os pesquisadores merecem o nosso respeito e aplausos. Forte abraço.

Grandeza

A dra. Benzaken é bem maior do que qualquer comenda dada por Bolsonaro, que mais compromete que homenageia.

Formada pela Universidade Federal do Amazonas, Benzaken é doutora em Saúde Pública pela Fiocruz e tem longa carreira na área de HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além de que é  parecerista e publicou artigos em algumas das principais revistas científicas do mundo, entre elas a PLOS Medicine e a Sexually Transmitted Infections.

Renda básica

O Senado aprovou proposta que garante renda básica para brasileiros em situação de vulnerabilidade (PEC 29/2020).

A emenda constitucional é de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que criou o projeto para combater a insegurança causada tanto na pandemia quanto nas discussões pelo fim do Bolsa Família.

Independente de governos

O objetivo da PEC é garantir a segurança jurídica, ao alterar o artigo 6º da Constituição, para que o benefício permaneça em execução, independentemente da transição de governo.


Dá-lhe, Lula!

Pesquisa Quaest mostra que Lula está a dois passos de vencer a eleição no primeiro turno com 48% das intenções de voto. Segundo a pesquisa divulgada pela CNN, a distância de Lula para Bolsonaro, chega 48% a 21%, o que significa 27% de diferença. Ou seja, só a diferença já é muito mais do que percentual de votos de Bolsonaro.

Não há como negar

O que tem que ser lembrado é que a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno só reflete o peso político de um presidente que, após dois mandatos, deixa o Palácio do Planalto com 87% de aprovação e apenas 3% de reprovação.

Ignora mulheres

O discurso de filiação de Sergio Moro no Podemos foi duramente criticado. Em quase 1h de fala ou dez páginas de discurso, o ex-juiz não disse uma linha sobre os direitos e as violências contra as mulheres, LGBT e pessoas negras no Brasil.

O que mais mata

O ex-juiz afirmou que se coloca à disposição dos brasileiros para construir uma país mais justo, mas, pelo visto, nesse país que ele sonha não existem LGBT,  visto que foram ocultados do seu sonho de Brasil.

Sendo que este é o país que mais mata lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no mundo.

Super uma ova!

Inspirado pelos memes que o vendem como “Super Moro”, o ex-juiz vestiu a capa de herói e afirmou que fez história à frente da Lava Jato.

— Fui juiz da Operação Lava Jato em Curitiba. Foi um momento histórico: quebramos a impunidade da grande corrupção de uma forma e com números sem precedentes –, disse.

Nenhum pio

No entanto,  sobre ter sido considerado imparcial e suspeito nas ações contra o ex-presidente Lula, nem um pio.

Fuga da escola

Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 1,38 milhão de estudantes, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram a escola em 2020, número superior ao ano de 2019.

Vale – cinema

Para evitar a fuga da escola,  vereador  Fransuá (PV) teve uma ideia. Apresentou indicação ao prefeito David Almeida (Avante) para garantir o benefício vale-cinema aos alunos da rede municipal de ensino que alcançarem média acima de 08 (oito) e frequência maior que 90%.

O benefício será o ingresso integral do cinema para o aluno e meia-entrada para o seu responsável.

Cinema faz bem

Segundo Fransuá, o  vale-cinema poderá diminuir os casos de evasão e abandono escolar, além de motivar os alunos a frequentarem.

— Com isso eles terão um bom desempenho e  manterão contato com a arte cinematográfica –, comentou o vereador.

Governo derrotado

O ministro Dias Toffoli votou por acompanhar a ministra Rosa Weber, declarando a suspensão das chamadas “emendas do relator” ou RP-9, no orçamento da União.

Desta forma, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o caso e, por oito votos a dois, declarou inconstitucional o chamado orçamento secreto.

Como  eles votaram

Além da relatora e de Toffoli, decidiram por suspender o repasse em 2021 a ministra Cármen Lúcia e os ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Cão de guarda

Já o cão de guarda de Bolsonaro, Nunes Marques e Gilmar Mendes  acompanharam entendimento que vem sendo feito no Congresso por aqueles que defendem o orçamento secreto, no sentido de que cabe ao próprio Legislativo estabelecer as normas para a peça orçamentária.

ÚLTIMA HORA

Amazonas negocia com a TAP retomada do voo direto para Portugal

Manaus poderá novamente ter voo direto para Lisboa. Durante encontro na Convenção dos Municípios Brasileiros (CMB), realizado em Lisboa, nesta quarta-feira (10/11), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas esteve reunida com representantes da TAP Air Portugal para tratar do retorno do voo Manaus- Lisboa. O evento acontece até o próximo sábado (13/11) com exposição dos atrativos e produtos turísticos do Amazonas e rodada de negócios com o empresariado local.

A articulação do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, aconteceu junto ao diretor geral da TAP Air Portugal, Mário Carvalho.  O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que a articulação com a TAP Portugal faz parte da estratégia da pasta de atuar junto às companhias aéreas para o retorno de voos diretos para a capital.

ORGULHO

Um garoto, de 9 anos, torcedor do Santos – hostilizado por pedir a camisa do goleiro do time adversário – Jailson do Palmeiras. Depois das agressões ele ganhou apoio de clubes e atletas. Gabigol, Neymar e clubes se juntaram para apoiar Bruninho que acabou agredido, junto com seus familiares no estádio da Vila Belmiro, em Santos, depois da partida Santos x Palmeiras, no domingo, 7. Bruninho chegou até a pedir desculpas por ser fã do goleiro e contrariar a torcida do Santos. Após o vídeo viralizar, nesta terça, 9, a história dele mobilizou jogadores, clubes e o futebol brasileiro

VERGONHA

O presidente Jair Bolsonaro chamou a Petrobras de “monstrengo”. Ele voltou a falar nesta quarta-feira sobre sua intenção de privatizar a estatal.  O presidente reclamou que não tem ingerência sobre a Petrobras.

— Tanto é que eu espero aí privatizar parte dela, que não é fácil. Já entrei em contato com a equipe econômica -, disse em entrevista a uma rádio do Espírito Santo. Dito isso, ele detonou a empresa:

— Porque a Petrobras é um monstrengo, tem um monopólio e praticamente vive em função dela mesma. Ela vive para que, dada a legislação existente, os acionistas nunca tenham prejuízo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes