Ir para o conteúdo

O presidente da Comissão de Infraestrutura (CI), senador Eduardo Braga (MDB-AM), defendeu a necessidade de rever a política de formação de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras, durante a reunião da comissão nesta terça-feira (5).

Para analisar como são determinados esses preços e entender os reajustes impostos à população nos valores do diesel, gasolina e gás de cozinha, os senadores aprovaram requerimentos para ouvir o novo presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, e o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

Só aqui mesmo!

Os pedidos são da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também propôs a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema.

— Essa política de reajustes diários não existe em lugar nenhum do mundo, criticou a senadora.

Resumo da ópera

De acordo com Braga, esta CPI não tem o objetivo das outras: investigar crimes ou a má aplicação de recursos públicos.

X

— Seria uma CPI para que pudéssemos abrir a caixa preta de preços, volume de produção, exportação e importação, o que importamos, como importamos, como tributamos e de que forma isso chega até a bomba do posto de gasolina e até o consumidor, explicou Braga.

Racismo, fora daqui!

O deputado Dermilson Chagas (PP) recebeu na manhã desta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), vítimas de injúria racial e machismo.

Vereador racista

Convidado por Alessandra, o professor de dança José Luiz Martins, conhecido como Nego da Zumba, usou a tribuna da Aleam para denunciar o vereador Mauro Teixeira (Podemos), por ato de racismo.

Segundo Nego da Zumba, o parlamentar o chamou que “preto vagabundo” no último sábado, no bairro de Novo Israel.

Advogado racista

Quem também esteve na Assembleia foi a advogada Adriane Magalhães.Ela disse que foi xingada de forma machista por um advogado registrado na Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), em redes sociais,durante o Quinto Constitucional.

Repúdio

Dermilson Chagas repudiou a situação.

— Fico estarrecido e repudio esses atos. Sabemos da luta histórica paraexterminar o racismo e o machismo que dilaceram a nossa sociedade e ver algo desse tipo vindo de pessoas que tem esclarecimento é assustador.

Direitona avança

Em pesquisa do DataPoder360 divulgada nesta terça-feira (5), o deputado Jair Bolsonaro (PSL) aparece na liderança em todos os cenários testados da corrida eleitoral à presidência.

Direitona avança 2

O apoio a ele varia de 20% a 25%, dependendo do cenário.O candidato mais próximo é Ciro Gomes (PDT), que aparece com 11% a 12% das intenções de voto.

Machista!

Enquanto fazia seu comunicado de liderança, a deputada Alessandra Campêlo (MDB) teve o microfone cortado pelo deputado Platiny Soares (PSB), que no momento presidia a sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Girl power

Chateada com a situação, La Campêlo – que usava uma camisa com os dizeres girl power(mulheres de poder) –, vociferou da tribuna e se disse alvo de preconceito.

— Vários deputados passam do tempo e nunca vi cortarem o microfone deles. Sempre acontece isso comigo aqui na tribuna, disse a parlamentar, que logo depois caiu no choro.

Segura na mão de Deus

No momento de tensão, o presidente da Aleam, David Almeida (PSB) voltou a comandar a sessão, pediu calma aos colegas e emendou um cântico cristão.

X

Calmo sereno e tranquilo/ sinto descanso nesse viver/ Jesus é meu amigo/ senhor e salvador, cantarolou.  Na sequência, devolveu a palavra à deputada.

Maior salário

O pugilista norte-americano Floyd Mayweather foi o desportista com mais rendimentos em 2017.Ele destronou o português Cristiano Ronaldo, que liderou nos dois anos anteriores a lista divulgada pela revista “Forbes”.

Combate milionário

Segundo o estudo anual da revista norte-americana, Floyd Mayweather que em agosto protagonizou com o lutador Conor McGregor um combate milionário, encaixou em 2017 um total de 244 milhões de euros.

Orientação eleitoral

As orientações sobre a atuação dos juízes eleitorais nas eleições de outubro no Amazonas foram publicadas na edição de ontem (5), do Diário Oficial do Ministério Público Federal.

Siga as regras

Assinada pelo procurador regional eleitoral, Rafael da Silva Rocha, o documento especifica o uso de instrumentos como Notícia de Fato, Procedimento Administrativoe do Procedimento Preparatório Eleitoral (PPE).

 Internet vigiada

Entre as orientações, o artigo 3, inciso 3º especifica como os juízes devem proceder em casos de propaganda irregular na internet e redes sociais.

— Nos ilícitos eleitorais praticados na internet ou em redes sociais, sempre que possível, deverá ser feito o printscreen da tela. Ou cópia de vídeo e postagem, com a respectiva URL (da página e da postagem) – diz trecho do texto.

Dia do Pastor

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizará, na próxima sexta-feira (8), às 10h, uma sessão solene para comemorar o Dia do Pastor Evangélico, que é celebrado anualmente no segundo domingo de junho.

X

O vereador Fred Mota (PR), que é membro da bancada evangélica da CMM, foi o autor da propositura.

Óleo na fogueira

O deputado estadual Zé Ricardo (PT) parabenizou os vereadores de Manaus pela iniciativa de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte público da capital e propôs uma comissão mista, com a participação de integrante da Aleam e CMM.

X

— Quero tentar acompanhar os trabalhos dessa CPI e em paralelo, atuar numa Comissão Mista para analisarmos vários itens contratuais entre a Prefeitura e as empresas de ônibus, disse.

Seguro Ribeirinho

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem (5) o Projeto de Lei 156/2018, que amplia a cobertura do seguro-defeso aos trabalhadores extrativista. Ele segue agora para votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na sequência vai para deliberação na Câmara dos Deputados. 

Vitória de Grazziotin

Apelidado como Seguro Ribeirinho, o projeto é de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

— O projeto vai garantir a esses trabalhadores o direito de receber um salário mínimo durante o período em que for impróprio a exploração extrativista, justifica La Grazziotin.

EM ALTA

O estudante brasileiro Túlio Souza, que criou um sistema para facilitar a vida do professor. Ele escaneia e corrige as provas objetivas de forma rápida e prática pelo smartphone e os estudantes também podem receber os resultados pelo celular. Em uma prova que poderia levar de duas a três horas para se corrigida, o professor pode fazer em 10 minutos, garante Túlio, nascido em Recife e morador de Jaboatão dos Guararapes (PE).

EM BAIXA

O número de adultos que dirige após ingestão de bebida alcoólica aumentou 16% em todo o país entre 2011 e 2017. É o que diz levantamento do Ministério da Saúde Os números chamam a atenção porque a lei seca, aprovada há dez anos (19 de junho de 2008), tinha o intuito de coibir o comportamento.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes