Ir para o conteúdo

A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) chamou o ex-governador Amazonino de “ coveiro de obras”, pois tem o hábito de “cemitérios de obras abandonadas” em suas passagens pelo comando do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

A vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada estadual disse que recebeu com bastante preocupação a informação do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta um total de 80 obras paradas em Manaus e no interior e um prejuízo de mais de R$ 836 milhões aos cofres públicos.

“Ele fez isso como governador e prefeito, portanto, é recorrente em abandonar obras. E o pior: muitas dessas obras com parte do seu pagamento já executado e não condizente com a obra realizada”, disparou La Campêlo.

Relatório macabro

A líder do MDB disse mais. Segundo ela, as  informações que tem da Seinfra sobre o estágio dessas obras são as piores possíveis, chegando a ser tenebroso.

“Isso me preocupa muito pelo fato de que não simplesmente obras paradas. São empregos que deixam de ser gerados no nosso Estado, são obras que poderiam estar sendo usufruídas pela nossa população.”

Olha a cobra!

Dados da Gerência de Fauna (GFAU) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apontam que a jiboia é a espécie de cobra mais resgatada na área urbana de Manaus.

Jararaca e coral

De janeiro de 2017 a março de 2019, 156 cobras foram resgatadas. Desse total, apenas três eram peçonhentas: duas jararacas e uma coral verdadeira.

Disk cobra

O Ipaam alerta para o perigo da população manipular ou transportar o animal. Por isso O Instituto disponibiliza um número exclusivo (92) 2123-6739 para resgate de fauna, que funciona diariamente no horário de 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o resgate funciona em regime de plantão.

Combate ao crime

As ações desencadeadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) levaram a uma redução nos indicadores de criminalidade no primeiro trimestre de 2019.

Redução nos homicídios

Os homicídios acumulam queda de 2,17% em Manaus e, em março, as mortes violentas chegaram ao menor nível desde 2011. Em março deste ano, foram registrados 58 homicídios em Manaus.

Vencendo a guerra

O dado corresponde ao menor número de homicídios registrados no mesmo período desde 2011. Na comparação com o ano passado, a diminuição é de 17,14%. Em março de 2018, a capital teve 70 assassinatos.

Governo acerta

O deputado estadual Belarmino Lins (PP) aplaudiu  a convocação de 774 candidatos classificados no concurso de 2014 da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Virando o jogo

Para Belão,  Isso  é um sinal de que o Governo do Estado começa a “ virar o Jogo” da terceirização no sistema de saúde, elevando o número de servidores a serviço do sistema na capital e no interior do Estado.

Dia de político

O deputado estadual delegado Péricles (PSL) fez um ato digno de registro nesta quarta-feira (11). Ele foi pessoalmente buscar um de seus eleitores – o pastor Caetano Moura, 57, residente do bairro Raiz, zona sul de Manaus – para passar um dia com ele na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“A ideia é aproximar o parlamentar de seus eleitores e fazer valer a ideia de que a Aleam é a casa do povo.”

A bronca do Toffoli

Juízes não podem inventar subterfúgios para deixar de cumprir decisões do Supremo Tribunal Federal, como vêm fazendo com as audiências de custódia.

A mensagem é do ministro Dias Toffoli, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça.

Investigue-se

O ministro mandou a Corregedoria Nacional apurar se dois juízes do Rio Grande do Sul cometeram infração disciplinar a se recusar a fazer audiências de custódia de presos em flagrante.

Direitos humanos

Segundo Toffoli, ao explicarem porquê não aplicam a audiência de custódia, os juízes parecem ignorar a própria e ampla finalidade da medida, que é proteger os direitos humanos.

Repulsa

Embora a “bronca” do ministro se refira a dois casos concretos, pesquisa sobre o perfil da magistratura encomendada pelo CNJ já mostrou que o primeiro grau não gosta das audiências de custódia.

CNJ confirma

 De acordo com o levantamento, só metade dos juízes de primeira instância concordam com as audiências de custódia. Já os desembargadores e ministros se mostraram a favor da medida e adaptados a ela.

Expansão da DPE

A Defensoria Pública do Estado inaugura, na próxima segunda-feira (15), o Polo Keilyanne Silva Ribeiro, no município de Humaitá (a 590 km de Manaus). Além da sede, a unidade vai atender as populações de Apuí, Borba, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã, podendo prestar assistência jurídica gratuita para 233 mil pessoas.

EM ALTA

A “vaquinha” online criada para comprar uma casa para Varlei Rocha Alves, 50 anos, o Capoeira, que ajudou uma idosa a atravessar uma rua alagada, no Rio de Janeiro, com caixotes, deu certo.  A campanha ultrapassou a meta do valor pretendido para que o guardador de carros de Copacabana, Zona Sul do Rio, compre uma casa. O objetivo era chegar aos 40 mil reais e já está chegando a 90 mil reais. A vaquinha foi realizada pelo site Razões para Acreditar depois de uma cena que emocionou vários internautas.

EM BAIXA

Muitas pessoas não sabem que alguns erros simples podem determinar infrações de trânsito, ou seja, a multa. Um carro com porta-malas grande ajuda muito em uma viagem, mas ainda assim podemos cair na armadilha de levar mais coisas do que cabe dentro dele, transportando bagagens em outros locais do carro, o que é um perigo. O motorista que for pego com bagagem fora do porta-malas, além de colocar a vida da família em perigo, perderá 05 pontos na carteira e terá que pagar uma multa de R$195,23.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes