BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito – Concurso para delegado ficou no papel


O mandato acabou e o governo do estado do Amazonas não realizou o concurso público para o cargo de delegado de polícia. E nem terá mais tempo para isso. Manteve o silêncio mesmo diante da decisão, em agosto,  do Supremo Tribunal Federal (STF), que por maioria de votos, determinou ao Amazonas que promovesse, no prazo máximo de 18 meses, a contar da publicação da ata de julgamento, a abertura de concurso público para o cargo de delegado.

Desculpa

O Estado do Amazonas alegava, no recurso, que não realizou o concurso em razão de já ter atingido o limite prudencial de gastos com pessoal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Rebeliões

Sustentou a necessidade de mais tempo para a realização do certame, tendo em vista que o estado atravessava grave crise na segurança pública, com as rebeliões em presídios iniciadas em 2017.

X

E na política, com a cassação do mandato do governador e nova eleição para o cargo, realizada este ano.

Agora só no próximo

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes propôs o prazo de 18 meses, a partir da publicação da ata de julgamento, para que o estado possa se programar, no plano administrativo e orçamentário, e cumprir a decisão.

Quem paga por isso

O ministro destacou que a população amazonense não poderia sofrer as consequências do não cumprimento da decisão do STF.

 A espera da LOA

Os deputados esperam que o governo do Estado devolva na próxima semana a Lei de Orçamentária Anual (LOA), com as devidas revisões, após derrubadas de vetos que os parlamentares votaram na semana passada.

Até agora nada

A expectativa era de que a Casa Civil do governo do Estado devolvesse até esta quarta-feira (14), mas até o final do expediente nada de LOA revisada devolvida ao Parlamento estadual.

Chapa quente

Além da LOA outro embate que promete esquentar o debate entre Executivo e Legislativo estadual será uma emenda que começou a tramitar na Casa. Por meio dela, os deputados vão reforçar as regras do cumprimento do orçamento impositivo por parte do governo de plantão.

Retaliação

Neste ano, o governador Amazonino Mendes ainda não liberou pagamento da maioria das emendas parlamentares impositivas, especialmente daqueles que fizeram dura oposição ao seu governo.

Papo pro ar

O feriado prolongado anunciado pelo Governo do Amazonas, com dois pontos facultativos, tanto na sexta-feira (16), quanto na segunda-feira (19) recebeu duras críticas .

David cutuca

Uma delas foi disparada pelo presidente da assembleia, David Almeida(PSB), que alfinetou a decisão.

Feriado demais

Em duas semanas consecutivas, disse David, teve vários feriados e o Estado do Amazonas vai perder praticamente duas semanas de funcionamento.

X

“Principalmente nas escolas, que sofreram com as greves realizadas este ano”, cutucou o deputado.

Escola parada

De acordo com David,  bom momento para fazer reposição das aulas seria  o ponto facultativo. “Quero recordar que os indicadores da educação do Amazonas estão abaixo da média”, lembrou.

Sem feriadão

Já a Assembleia Legislativa, presidida por David, estrá trabalhando no feriado prolongado e terá ponto facultativo apenas nesta sexta-feira (16).

Volta na segunda

Na segunda-feira (19) a Aleam retorna às atividades e para novamente no feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de outubro.

Café na FAB

O senador eleito Plínio Valério (PSDB) e o deputado estadual Carlos Alberto (PRB) estiveram reunidos na terça-feira (13), com o Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, comandante da Ala 8 da Força Aérea do Brasileira (FAB) no Amazonas.

Mudança do Aeroclube

Os parlamentares e o militar da aeronáutica também discutiram a mudança do Aeroclube do Amazonas para outra região do Estado.

Para onde vai?

De acordo com o brigadeiro, atualmente, o espaço do aeroclube, no Parque das Laranjeiras,  está à disposição do Governo do Amazonas. “Nós podemos fazer um estudo para verificar o melhor local para onde irá o Aeroclube”, afirmou o brigadeiro Sampaio.

Escola de líderes

Falando em Carlos Alberto, o deputado destacou a criação da Faculdade Republicana Brasileira (FRB) do Partido Republicano Brasileiro (PRB) no plenário da Assembleia Legislativa .

X

“A faculdade contará com um corpo docente de profissionais qualificados que visam preparar grandes líderes para o nosso país.”

Ciências políticas

De acordo com o parlamentar, o funcionamento da universidade começará no segundo semestre de 2019, em Brasília. “O PRB resolveu dar sua contribuição para educação brasileira criando a Faculdade Republicana Brasileira”, disse.

X

Inicialmente a FRB oferecerá cursos de graduação em ciência política e pós-graduação em direito eleitoral, gestão pública e política contemporânea.

Salvem as tartarugas

A tartaruga-da-amazônia, historicamente ameaçada pela caça, está voltando aos rios da Amazônia brasileira graças a ações de proteção de comunidades locais. É o que mostra um estudo inglês, em parceria com pesquisadores brasileiros.

Salvem as tartarugas 2

Pesquisa publicada na revista científica ‘Nature Sustainability’aponta que, desde 1977, cerca de 70 mil filhotes de tartaruga conseguem nascem todos os anos por causa de programa de preservação e proteção tocado por ONGs e institutos de meio ambiente.

EM ALTA

O  fundador da Microsoft , Bill Gates, que apresentou um vaso sanitário revolucionário que ele está financiando. A invenção não precisa de água, transforma os resíduos humanos em adubos e pode salvar 500 mil crianças por ano de doenças como a cólera. O vaso, que não precisa ser conectado a nenhum sistema de depuração para funcionar, foi mostrado pelo megaempresário esta semana, na China.

EM BAIXA

As pessoas que usam a internet de forma maldosa para fazer linchamento público. A atriz mirim Mel Maia causou polêmica nas redes sociais, na última terça-feira, 13, ao ser acusada de racismo por um post. Bastou a garota de 14 anos de idade, publicar um vídeo usando uma máscara de limpeza facial para ser associada à Ku Klux Klan, organização racista do século 19, que defende a supremacia dos brancos. Ficou claro que ela não teve essa intenção, mas foi trucidada.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.