Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Com a “Caravana da Amazônia”, Lula retoma a “Caravana das Águas”, de 1994

A próxima viagem do petista deve ser para Minas Gerais, no Sudeste. Na sequência, Lula deve visitar a região Norte, em iniciativa batizada de “Caravana da Amazônia”.

Segundo dirigentes do PT, o ex-presidente pretende ir aos estados do Norte antes de dezembro, quando começa o período de fortes chuvas na região.

Lula quer ainda visitar o Sul do Brasil, considerada a região mais bolsonarista. A expectativa dos dirigentes petistas é que o ex-presidente viaje para lá no início do próximo ano.

Assim como fez no Nordeste, Lula intenciona se encontrar com políticos de esquerda e de centro dos estados que visita, para debater o cenário eleitoral para 2022.

Caravana das Águas

A nova  “peregrinação” de Lula pela Amazônia, na verdade, é a reedição da "Caravana das Águas", idealizada pelo PT em 1994 para recolher subsídios para o programa de governo do partido e divulgar o nome do pré-candidato do PT à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva nos grotões amazônicos.

Compromisso com a Amazônia

Na "Caravana das Águas" de 1994, Lula percorreu 22 municípios, conhecendo as populações ribeirinhas, numa experiência que ele definiu como "a construção de um sonho que me fez ser comprometido com as questões da Amazônia".

A estratégia era gravar imagens para serem usadas no programa eleitoral de Lula. No entanto, a legislação eleitoral de 1994 proibiu o uso destas imagens.

Eles foram...

Dois nomes petistas de peso no Amazonas, à época, o  médico Marcos Barros e o ex-deputado João Pedro acompanharam a caravana de Lula.

— Era 1994, o PT criou a caravana da cidadania para percorrer regiões do Brasil, ouvir, conversar e fazer o Lula olhar, ver o país por dentro.

... E fizeram história

A caravana saiu de Manaus e foi parando em comunidades e cidades, até chegar em Belém, lembra João, que depois viria a assumir o Senador Federal. Macus Barros seria presidente do Ibama, na gestão da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.

O outro Brasil

João Pedro lembra também que alguns  estudiosos, empresários e militantes participaram da aventura onde Lula conheceu um outro Brasil, aquele para quem  os engravatados de Brasília viram as costas.

— Foram onze dias viajando. Lula passou por Itacoatiara, Urucurituba, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, Villa Amazônia, Jurití, Óbidos, Alenquer, Santarém e Belém.

Lá vem o Negão!

O tetra-governador Amazonino Mendes pode ser oenta. Seu nome aparece com 28% das intenções de voto para governador do Amazonas em 2022.

É o que aponta  pesquisa estimulada, quando os eleitores recebem uma lista de possíveis candidatos, de acordo com levantamento realizado pelo instituto RealTime Big Data, divulgada nesta segunda-feira (13).

Zé 13 no páreo

Em segundo lugar, estão empatados Zé Ricardo e Wilson Lima, com 15% cada. Na sequência, estão Eduardo Braga, com 13%, e Ricardo Nicolau, com 3%. Brancos e nulos somam 22% e 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Pesquisa RealTime/ Big Data 

Novela mexicana

A interminável novela da BR-319, um verdadeiro dramalhão mexicano, continua. Agora o  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Ibama  vão  realizar audiências públicas presenciais e com transmissão virtual, nos dias 27, 28 e 29 de setembro e no dia 1º de outubro.

O  objetivo de ouvir principalmente a comunidade do Amazonas a respeito das obras de pavimentação e melhoramentos da estrada.

Piada de mal gosto

O embaixador brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU), Tovar da Silva Nunes, fez uma declaração que foi recebida como uma piada. Ele disse que o Brasil de Jair  Bolsonaro protege os direitos dos indígenas.

Bachelet cutuca

A defesa de Tovar foi uma reação às críticas da alta comissária para os Direitos Humanos da entidade internacional, Michelle Bachelet, que na tarde de terça-feira (13) afirmou que o país está na lista das 40 nações em que o tema é mais preocupante, direcionando suas palavras especialmente para a

Então tá!

Não é querer apostar no quanto pior, pior.

Mas á se vão três anos do governo Bolsonaro e a BR-319 não saiu. Não era ele que asfaltaria a estrada nos primeiros meses de seu governo?

Se bobear, quem vai resolver esse quiproquó e mesmo o Lula.

Ops! Não chame o Temer

Em meio ao depoimento do advogado Marcos Tolentino, o presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), ironizou, nesta terça-feira (14/9), as diversas situações supostamente irregulares em que o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, estaria envolvido.

—  Só espero que o presidente Bolsonaro não chame o [ex-presidente Michel] Temer para fazer uma nota de desculpas por causa do Ricardo Barros. Vai acabar fazendo –, ironizou Aziz.

Mea culpa

Omar referia-as à “declaração à nação” divulgada por Bolsonaro, com ajuda de Temer, buscando pacificação entre os poderes e fazendo mea culpa.

Braga é contra

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) postou em suas redes sociais que reafirmou  sua posição contrária à privatização dos Correios em reunião com representantes do Movimento Trabalhista do MDB e dos sindicatos de trabalhadores dos Correios de São Paulo, Bauru, Tocantins, Maranhão e Rio de Janeiro.

Excluídos digitais

O Judiciário brasileiro vive um momento de revolução tecnológica, representada hoje pelo programa Justiça 4.0.

Mas, ao mesmo tempo, há um grande número de pessoas que não tem acesso a essas novas ferramentas, seja por não saber utiliza-las, seja por não ter condições de ter equipamentos e acesso à Internet de qualidade.

João Simões presente

Para debater essa questão, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza, nesta quarta-feira (15/9), às 16h, a live “O Poder Judiciário e os excluídos digitais”.

O desembargador João Simões, do TJAM, participa da sessão. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Paraná no YouTube.

ÚLTIMA HORA

Carlos Bolsonaro pode ser preso a qualquer momento

Segundo a Revista Veja, informes apontam para a provável prisão do filho Jair Bolsonaro, Carlos, que poderia ocorrer a qualquer momento. A tentativa de reaproximação com Alexandre de Moares, responsável pelos inquéritos aos quais Carlos Bolsonaro sofreu a quebra de sigilo bancário e telemático, através de uma carta escrita por Michel Temer teria sido a tentativa de evitar a prisão do filho.

A informação ganhou muita força, com consultas realizadas por integrantes do STF, a bolsonaristas, de modo a saber como seriam as reações, frente aos ataques sofridos pelo supremo, por Bolsonaro.

Os mesmos informes  dão conta que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foi transformado em gabinete de informações pessoais e arapongagem antidemocrática, avisou Bolsonaro de que um ou mais filhos do clã seria preso. Foi aí, que houve a mudança de comportamento, cancelando as entrevistas na porta do Planalto e moderando as declarações, em especial, contra o judiciário.

ORGULHO

O filme Campo dos Sonhos  existe e fica na Escócia. Ele tem o tamanho de 4 campos de futebol e 100 mil girassóis, que formam a palavra HOPE, esperança em inglês. A ideia de uma comunidade de agricultores e da Igreja local em Fife, na Escócia, era criar um lugar de visitação, para arrecadar fundos para a caridade. Claire Pollock, da Fazenda Ardross, assumiu a ambiciosa tarefa de criar um mar de flores amarelas às margens do estuário Firth of Forth. A ideia foi do ministro da Igreja da Escócia, Douglas Creighton. Ele pediu à Claire para plantar mais de 100.000 girassóis no início de maio. E o espaço florido foi inaugurado no último final de semana.

VERGONHA

Em cerimônia de entrega de prêmio voltado a ‘personalidades’ da comunicação no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (14), Jair Bolsonaro afirmou que não é necessário tentar impedir a circulação de notícias falsas, uma vez que elas “fazem parte da nossa vida” e “morrem por si só”.

— Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada? Se não contasse, a noite não ia acabar bem –, disse, aos risos.

— Eu nunca menti para Michelle”, completou em seguida, em um comentário machista.

Na semana passada, Bolsonaro assinou uma Medida Provisória que protege quem propaga fake news. Alvo de diversas críticas, o projeto não deve ser aceito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-RO).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes