Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Cara de pau, Ernesto Araújo é chamado de mentiroso na CPI

O senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM),  presidente da CPI da Covid , manteve uma postura admirável no depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo, nesta terça-feira, 18. Omar encurralou Ernesto por conta da crise causada pela falta de oxigênio em hospitais no Amazonas no início do ano.

Questionado sobre as ações do Ministério das Relações Exteriores no trato sobre a crise de oxigênio no estado do norte do país pelo Senador Randolfe Rodrigues (Rede), Aziz interviu antes de Araújo responder, e enumerou criticas ao ex-membro do governo Bolsonaro.

— Não permitiram que um avião fosse lá (na Venezuela), teve que vir de estrada, enquanto morria gente sem oxigênio em Manaus , o oxigênio da Venezuela veio de estrada –, atacou o senador amazonense.

Venezuela ajudou...

Aziz também cobrou que o ministério foi incapaz de contatar o governo venezuelano para agilizar o processo de chegada dos cilindros destinados aos hospitais por  conta de “questões ideológicas”:

...mas Ernesto ignorou

— Um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) se o ministério das relações exteriores tivesse interferido, em uma hora ia e voltava. Não fizeram isso. (..) Morreu muita gente, poderia ser evitada essas mortes se vossa excelência tivesse agido”.

Agrediu a China

O presidente da CPI da Covid afirmou que o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo “faltou com a verdade” em respostas ao colegiado sobre atritos com a China durante seu depoimento, nesta terça-feira (18/5).

... Mas negou tudo

Ernesto negou que as manifestações e falas sobre o governo chinês fossem ofensivas e tenham provocado impasses na boa relação entre Brasil e o país asiático.

Quebrou juramento

Nesse momento, o presidente disse ao ex-chanceler:

— Quero alertá-lo que o senhor está sob juramento de falar a verdade. Vossa excelência está faltando com a verdade. Peço que não faça isso.

Comunavírus

Segundo Omar, o ex-ministro “teve vários desentendimentos” com a China.

— Esse artigo que vossa excelência chama de ‘comunavírus’ e há pouco disse para o relator que não teve nenhum desentendimento, nenhuma declaração.

— O senhor teve vários desentendimentos –, afirmou Omar, referindo-se ao artigo escrito por Ernesto em blog pessoal e intitulado “Comunavírus”, em que insinua um plano comunista mundial.

Postura

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) reconheceu a postura do presidente  da CPI, Omar Aziz. Disse que o senador conduz os trabalhos com “serenidade e seriedade”, mas “sabe ser duro quando necessário”.

Senadora Kátia Abreu: o destaque da CPI da Covid

Negocista compulsiva

Kátia  fez duras críticas ao ex-chanceler Ernesto Araújo durante seu depoimento na CPI Covid. A parlamentar rebateu as declarações anteriores do diplomata, que negou ataques do Brasil à China.

— O senhor é um negacionista compulsivo, omisso. Foi uma bússola que nos direcionou para o caos, para um iceberg, para um naufrágio , disparou.

Internet na praça

O prefeito David Almeida anunciou nesta terça-feira, 18, um projeto de internet gratuita em feiras, parques, praças e  terminais de ônibus. O gestor citou que o próximo passo é disponibilizar wi-fi gratuito nesses locais.

—A população precisa desse acesso à internet, para se comunicar, estudar e receber notícias –, disse o prefeito.

Medieval

Em meio ao debate sobre o voto impresso, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) movimentou as redes sociais, no fim de semana, ao publicar uma sátira relacionando o voto impresso ao passado em um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos

Vídeo ironizando o voto impresso viralizou "Quando a pessoa fala de voto impresso em pleno século XXI", diz o texto do vídeo em que aparece uma pessoa em um cenário com castelo medieval.

Medieval: Vídeo ridicularizando o voto impresso

Caiu no ridículo

A publicação, que carrega a legenda “A urna eletrônica é 100% segura”,  já tem mais de 32 mil curtidas. O TRE-PR estreou no TikTok em outubro de 20.

Até tú, Plínio?

Só quem defende a PEC que obriga o voto impresso é a tropa de choque de Jair Bolsonaro, entre eles o senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), contrariando mais uma vez o tucanato.

De autoria da deputada Bia Kicis, a PEC 135/19 exige a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil.

Luto na Imprensa Oficial

O Governo do Estado   lamenta a morte de Mário Jorge Corrêa, 84,  diretor técnico da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), por quase 30 anos.

Homem de letras

Mário Corrêa foi chefe de operações da Rio Gráfica e Editora, atuou como supervisor de matérias do jornal “O Globo”. Também e foi superintendente e assessor de presidência do jornal “A Crítica”, na época ainda comandado pelo jornalista e fundador Umberto Calderaro Filho.

Tomou cloroquina?

Felipe Neto, que não perde a oportunidade de criticar Jair Bolsonaro (sem partido), usou mais uma vez a sua rede social para alfinetar o presidente do Brasil. O youtuber fez um post no Twitter reagindo ao relatório do Ministério da Saúde que contraindica o uso de cloroquina para tratamento contra o novo coronavírus.

... Então processa!

Na postagem, Neto incentivou as pessoas que usaram o medicamento a processar Bolsonaro:

— Eu acho (só acho) que todo mundo que tem um parente que foi tratado com cloroquina e veio a óbito deveria processar o presidente da República –, escreveu ele no microblog.

ÚLTIMA HORA

Lewandowski nega habeas corpus  à Capitã Cloroquina

A médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na noite desta terça-feira (18/5) o pedido da médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, para ficar em silêncio na CPI da Covid, no Senado. Ela fez a mesma solicitação que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que conseguiu o direito ao silêncio.

Mayra é secretária de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Assim como o ex-titular da Saúde, também é investigada no inquérito que apura a crise no fornecimento de oxigênio hospitalar para o Amazonas, durante o colapso no estado.

ORGULHO

Robson Shiba, ainda na cadeira de rodas, de volta após dois anos em coma

O empreendedor Robinson Shiba, dono do China in Box, reapareceu 2 anos após um grave acidente de moto que sofreu em 2019, em São Paulo e o deixou em coma. O anuncio foi feito numa foto postada no Instagram neste fim de semana, onde Robinson Shiba disse: “estou de volta”. Robinson também fundou o Gendai e ficou conhecido como jurado do reality show Shark Tank Brasil. Na foto postada no Instagram, Robinson Shiba aparece em uma cadeira de rodas e com um dos braços para cima. O post bateu mais de 27 mil curtidas e 3 mil comentários em 6 horas. Nos stories, o texto diz “Dia 1” e marca a data como um renascimento.

VERGONHA

Sessão na Câmara que tratava sobre o plantio da maconha para fins medicinais virou palco de tumulto e discussão generalizada nesta terça-feira (18). O deputado Diego Garcia (Podemos-PR), pró-governo, em dado momento, se levanta abruptamente da cadeira, e vai até em direção do presidente da comissão, Paulo Teixeira (PT) e o empurra na região do peito. Entre os gritos ouvidos da discussão entre os dois está  “me respeita”, “baixa a bola, rapaz” e “tira a mão de mim”. Pelas redes sociais. Garcia  negou as agressões, e acusou o deputado do PT de querer “liberar a maconha no Brasil”.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes