Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Bruno Covas tinha potencial para chegar à presidência

O e ex-secretário municipal da Fazenda, Caio Megale afirmou em julho de 2020 que via Bruno Covas (PSDB) como político de potencial para disputar a Presidência.

A afirmação foi feita à coluna Painel, da Folha, que não publicou à época.

— Ele me impressionou muito administrativamente. Tomava decisões duras, impopulares. Era pragmático. Tinha capacidade de liderança, tomava as decisões que precisava e com embasamento técnico. Eu fazia contas e via que ele não precisaria abandonar mandatos, que é algo que desgasta muito", diz Megale neste domingo (16), dia em que Covas morreu em decorrência de um câncer identificado em 2019.

Juventude e experiência

O Economista-chefe da XP Investimentos,  disse ainda que Bruno Covas  poderia ser prefeito, governador, senador, e até ser candidato à Presidência.

—  Teria tempo para virar um superlíder político quando temos escassez de novas lideranças.  Era um cara que eu pensava que certamente viraria presidente, ou que era um nome forte para isso.

Para Megale, a  combinação de juventude, experiência política e tempo de evolução “fazia com que eu visse ele com muita força para o futuro" — completa.

Luto em Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto oficial de três dias, pela morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas Lopes, 41, ocorrida neste domingo, 16, em decorrência de complicações de um câncer.

— Estou em oração pela família e amigos do prefeito Bruno Covas, um guerreiro que há dois anos lutava contra uma doença tão avassaladora, que é o câncer. Que nosso Pai celestial o receba em luz, na sua eterna morada –,  disse o prefeito.

O lado Mário Covas

Em seu Twitter o ex-prefeito e senador Arthur Virgílio (PSDB) lamentou a morte de seu  companheiro de partido, o tucano, Bruno Covas, prefeito de São Paulo na manhã de domingo, 16.

Arthur ressaltou o fato de Bruno ser muito bom e ter um forte lado Mario Covas, “que foi sem  dúvida a maior figura do PSDB.

Morrer com dignidade

Arthur disse que notava em  Bruno o orgulho que ele teve ao morrer como o seu avô.

—Ele soube viver e soube, como poucos, escolher o momento de morrer, com uma dignidade enorme – disse o tucano do mazonas.

Legado é a bravura

O senador Omar Aziz (PSD-AM) publicou que o “legado de um homem é e sua bravura”.

— Bruno Covas foi um grande brasileiro e sua mensagem não será esquecida. Desejo força e fé para a sua família – escreveu o senador.

Patamar dos líderes

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) publicou em suas redes sociais neste domingo (16) sua homenagem ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que faleceu em razão de um câncer com o qual lutava desde 2019.

“Sua energia e espírito público em prol dos interesses de São Paulo e do Brasil, mesmo em meio a um tratamento de saúde tão delicado, colocam o prefeito no patamar dos grandes líderes desse país. Minha solidariedade e carinho a todos os amigos e familiares, nessa hora tão difícil –, publicou Braga.

Operação “Alagados”

O prefeito de Manaus, David Almeida anunciou uma forma de conter o avanço das águas da cheia do Rio Negro. Vai construí barricadas ao longo da avenida Eduardo Ribeiro, Centro.

A água já chegou ao relógio municipal, no Centro de Manaus

Barricadas na Avenida

O prefeito explicou que a operação tem por objetivo evitar prejuízos aos comerciantes instalados no local, minimizando assim, os danos econômicos.

— Serão sacos de areia com cimento, que evitarão o avanço das águas para a calçada. A água tem avançado de uma forma muito rápida, mas a prefeitura tem dado as respostas necessárias –, disse David.

Cidadania aos trans

Neste  17 de maio, Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humano e Cidadania (Sejusc), reafirma os esforços em garantir a documentação básica à população transexual e transgênero do estado.

STF garante

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) assegurou o direito das pessoas trans alterarem o nome e gênero sem a necessidade de autorização judicial, laudo médico ou cirurgia, diretamente nos cartórios.

O universitário Clark Silva, de 20 anos, é um homem trans em processo de transição de gênero.

Covardia na floresta

Há uma semana, indígenas da etnia Yanomami que vivem em Roraima são alvos de tiros disparados por garimpeiros contra as comunidades locais. O aumento da violência na região voltou a ser denunciado nesta segunda-feira, 17, pela Associação Yanomami Hutukara.

Tiros e bombas de gás

O vice-presidente da associação, Dário Vitório kopenawa Yanomami, enviou nova carta a autoridades, para alertar sobre a situação e pedir apoio emergencial.

— Os Yanomami disseram que, além dos tiros, havia muita fumaça e que seus olhos estavam ardendo, indicando o disparo de bombas de gás lacrimogêneo contra os indígenas. Os Yanamami estavam muito aflitos, e gritavam de preocupação ao telefone. Ao fundo, era possível escutar o som dos tiros –, declarou Kopenawa.

CPI convoca Carlucho

A CPI da Pandemia recebeu, nesta segunda-feira (17), requerimentos apresentados pelo senador Humberto Costa (PT-PE) para que o vereador do Rio de Janeiro  Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o assessor do Palácio do Planalto Filipe Martins sejam convocados a depor.

Filipe também é alvo de pedido de convocação de outro requerimento, do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). A CPI ainda não tem data para votar esses requerimentos.

ÚLTIMA HORA

Miss Universo  é casada e regulamento não permite

A mexicana Andrea Meza é casa e pode ser cassada

Andrea Meza, de 26 anos, foi coroada Miss Universo no último domingo (16), mas a internet não perdoou e vasculhou as redes sociais da mexicana, até que foram encontradas evidências de que ela teria sido casada. Segundo as regras do concurso, apenas mulheres solteiras podem participar da premiação. As fotos de Andrea são do Instagram, em que ela aparece vestida de noiva. O clique é antigo e a legenda tem uma data: 3 de setembro de 2019. Caso ela seja desclassificada, a coroa supostamente deveria ir para a segunda colocada, a brasileira Júlia Gama.

As fotos de Andrea são do Instagram, em que ela aparece vestida de noiva. O clique é antigo e a legenda tem uma data: 3 de setembro de 2019. Caso ela seja desclassificada, a coroa supostamente deveria ir para a segunda colocada, a brasileira Júlia Gama.

ORGULHO

Um grupo de jovens do Peru criou uma mochila inteligente chamada PetChila Smart, que além de ser feita de garrafas recicladas, também tem um painel solar. A mochila vem com uma bateria interna para carregar aparelhos eletrônicos, com capacidade para acender três lâmpadas LED por 8 horas. Elas foram criadas para pessoas que vivem em área rurais, que não têm acesso a eletricidade e também para viajantes, atletas, estudantes e professores.  uma alternativa ecologicamente correta, já que para a produção delas são usadas 35 garrafas PET recicladas, cujo tempo de degradação varia de 100 a 1000 anos. Graças aos painéis solares se carrega automaticamente enquanto a pessoa caminha no sol. Ao mesmo tempo podem ser carregados aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, laptops e outros dispositivos semelhantes.

VERGONHA

Os membros da Mesa Diretora da Câmara até hoje não tomaram nenhuma decisão em relação ao caso da Flordelis (PSD-RJ).  A deputada e pastora evangélica foi apontada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como a mandante do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo.

Enquanto isso, no Senado, senadores realizam uma verdadeira operação-abafa sobre o caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca e enfiado nas mnáadevas, no escândalo que ficou conhecido com “lava-toba”. No total, 21 processos estão parados nos conselhos de Ética do Senado e da Câmara. No Senado, são 11 processos que aguardam apreciação desde o ano passado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes