Ir para o conteúdo

Dito & Feito – BR-319, a estrada da esperança

Esperança e fé. Este bem que poderia ser o slogan da BR-319, a camada “estrada  fantasma”. A cada vez que uma caravana  passa por lá para fazer o levantamento das condições da estrada, volta cheia de mil projetos e com soluções que anunciam o fim do abandono e a retomada da reconstrução da BR. E aí os corações dos amazonense e rondonienses se enchem de esperanças e fé. Mas o tempo passa, o tempo voa e a estrada continua pior do que estava. Dessa vez, quem que chegou anunciando o “próximo passo” foi  o  senador Acir Gurgacz (PDT-RO), depois de comandar uma comitiva que inspecionou a BR-319.

— Vamos convocar uma reunião em Brasília, com o presidente Michel Temer (PDMB), para tratar, efetivamente, do asfaltamento da rodovia, cuja tramitação burocrática já se arrasta por mais de uma década —, prometeu o senador.

DEZ ANOS

Nesse chove não molha, lá se vão 10 anos. De qualquer forma, vale pela intenção. Gurgacz foi o autor do requerimento que levou a Comissão de Infraestrutura do Senado a montar uma comitiva para cruzar a BR-319 durante o inverno amazônico.

DEPOIS DO CARNAVAL

Nesse clima de “agora é pra valer”, parlamentares de quatro estados da região Norte estão buscando marcar uma data com o Palácio do Planalto, ainda no mês de fevereiro.

AGORA VAI

De acordo com o senador rondoniense, vão participar do encontro representantes do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

— As caravanas vão sair de seus respectivos Estados e se juntarão no Acre, e em comboio se dirigirão a Brasília.

PARAÍSO DE RISCO

Tem turista sendo morto, banheiro sem descarga por causa da falta de água, não tem papel higiênico nem sabonete e até extorsão na Estrada. Mesmo assim o fluxo de turistas de Roraima e de Manaus que viajam para a Isla de Margarita aumentou nos últimos meses apesar da grave crise política e econômica que o país vizinho enfrenta.

LÁ O REI É REAL

Da capital Boa Vista, ônibus lotados partem sete dias por semana com turistas que querem entrar no país. A desvalorização do bolívar, moeda em circulação na Venezuela, é apontada como um dos principais motivos por quem escolhe cruzar a fronteira do país por Roraima.

VALE A PENA?

As belezas naturais do mar do Caribe também estão entre os atrativos que levam os turistas a escolherem o destino. Mas será que vale a pena correr o risco?

TUDO AZUL

A Prefeitura de Manaus está convicta de que agora consegue reordenar o Centro de Manaus. Implantou nesta quarta-feira (17) o Zona Azul para colocar ordem e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos na área.

DE GRAÇA

No primeiro mês, o Zona Azul irá funcionar em fase de teste, sem a cobrança da taxa. Foi o que garantiu o vice-prefeito Marcos Rotta, que  esteve na avenida Eduardo Ribeiro.

FINANCIAL TIMES ADVERTE

A coisa é séria e os amazônidas deveriam colocar desde já as barbas de molho. Principal jornal de finanças da Europa, o britânico Financial Times afirma em reportagem publicada neta quarta-feira que “a Amazônia parece novamente vulnerável”, diante da crise política que o Brasil atravessa. No material de página inteira, o jornal narra as dificuldades da fiscalização de conter atividades ilegais como desmatamento e a mineração na região. Salienta ainda que a crise política e o cenário eleitoral incerto, além da força dos ruralistas, também colocam em risco a Amazônia.

BANCADA BBB

O Financial Times cita a “força formidável” das “bancadas do boi, da bala e da Bíblia” no Congresso. Trata-se de uma calara referência à frente ruralista, à que defende medidas mais severas na área de segurança pública e à evangélica, que geralmente atuam juntas.

MUDA IPAAM

O governo do Estado vai encaminhar à Assembleia Legislativa (Aleam) projetos de lei propondo várias alterações na estrutura do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que vão garantir mais controle nas ações do órgão.

DIAGNÓSTICO

Dentro das ações no IPaam, também está previsto um diagnóstico real da situação das 43 Unidades de Conservação no Estado. A ideia é elaborar um planejamento estratégico integrado, contemplando diretrizes, planos, metas e resultados para os próximos 12 meses nessas UCs.

 

EM ALTA

A  gerente Nátaly Bonato , de uma empresa de de São Paulo, que  teve uma atitude nobre. Em vez de pedir para trocar o time de auxiliares de limpeza por não saberem ler, ela decidiu alfabetizá-los. Os terceirizados começaram a ter aulas de 1 hora e meia às terças e quintas-feiras, no horário de almoço. Em cinco meses estavam lendo e escrevendo e, para festejar, tiveram direito a uma formatura com beca e tudo.

EM BAIXA

As  duas crateras que estão acabando com os carros em Manaus. A primeira fica na avenida Djalma Batista, quase esquina com a João Valério. A segunda, na Alameda Cosme Ferreira, quase em frente à mini estação do Coroado. Quem descuida e cai no buraco, de cara perde o pneu e o aro do carro.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes