Ir para o conteúdo

A Polícia Federal investiga a possibilidade do ativista italiano Cesare Battisti estar tentando sair do País pela Amazônia. Todos os postos da corporação no Amazonas, por exemplo, estão de prontidão. Battisti foi condenado a prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas quando integrava o grupo terrorista Proletários Armados Pelo Comunismo. Ele está foragido desde que o ex-presidente Michel Temer decidiu extraditá-lo em novembro.

Outra rota de fuga

A PF trabalha também com a hipótese de Cesare Battisti ter se refugiado na Bolívia, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão.

Faz sentido

No ano passado, Battisti chegou a ser preso sob a acusação de evasão de divisas, ao tentar entrar na Bolívia com o equivalente a mais de R$ 20 mil em moeda estrangeira.

Adote um animal

Todos os pet-shops e consultórios veterinários do Amazonas terão que fixar cartazes de incentivo a adoção de animais. O informativo deve ter o número de telefone de ONGs ou entidades responsáveis pelas adoções.

X

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 3 e é de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB).

Disk-escola

De autoria do deputado José Ricardo (PT), o projeto que cria o “disk-escola”, foi vetado pelo governador Wilson Lima.

Inconstitucional

A justificativa é que o projeto é inconstitucional e a iniciativa é de exclusividade do Poder Executivo, uma vez que cria obrigações a órgão da administração direta.

O que é?

O disque-escola seria um mecanismo de recebimento de denúncias ou reclamações que envolvam as unidades de ensino ou seus servidores, como necessidade de reforma e falta de material.

Faustão se explica

O apresentador Faustão causou polêmica nas redes sociais na noite deste domingo (6) enquanto apresentava seu programa na TV Globo. Em crítica à política brasileira, o apresentador disparou a frase sem citar nomes: “O imbecil que está lá e não devia estar” é um “idiota que está “ferrando todo mundo!”

Não é bem assim

Internautas, contra e a favor da declaração, associaram a frase do apresentador ao presidente Jair Bolsonaro. De férias fora do Brasil, o apresentador divulgou um vídeo para esclarecer a polêmica.

X

“O programa de domingo passado foi gravado. Ainda assim, em nenhum momento, eu falei a respeito do atual presidente, muito menos dos seus eleitores, ao citar o termo ‘imbecil”, justificou o apresentador.

Descriminalização da maconha

Quase 4 anos após ser interrompido por um pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, o julgamento da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal será retomado no dia 5 de junho de 2019 pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

X

Os ministros do STF terão que decidir se é constitucional criminalizar o usuário de drogas.

Usuários e traficantes

Quando o julgamento foi interrompido, o placar estava em 3 votos a favor da descriminalização. O debate está centrado em duas questões fundamentais: o respeito às liberdades individuais e a necessidade de estabelecer critérios objetivos que diferenciem usuários e traficantes.

Prisão por tráfico

Segundo dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça, de 2006 a 2014 houve um aumento de 339% nas prisões por tráfico de drogas no País, passando de 31 mil para 138 mil após a Lei de Drogas.

APLAUSOS

O gesto dos  jogadores do Barcelona que começaram o ano emocionando crianças internadas em um hospital da Espanha. Lionel Messi, Philippe Coutinho, Luis Suárez e companhia visitaram dezenas de fãs-mirins que entraram em 2019 com problemas de saúde. Os jogadores tiraram fotos, trocaram abraços e entregaram presentes da equipe blaugrana.

EM BAIXA

A onda de ataques criminosos no Ceará já tem impactos visíveis no turismo em Fortaleza, um dos destinos mais procurados do Brasil – principalmente opor amazonenses –, no período de alta estação. Profissionais da área relatam cancelamentos de pacotes de turismo, dificuldades no fretamento de carros, além da dificuldade de locomoção para pontos turísticos e áreas de compras. 25% dos pacotes turísticos vendidos já foram cancelados pelos clientes.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes