Ir para o conteúdo

Ex-prefeito de Manaus e construtor de ao menos dois viadutos, o deputado Serafim Corrêa (PSB), disse que está havendo um certo exagero de alguns setores da imprensa e nas redes sociais, quando uma enxurrada de postagens apontam uma rachadura na parte central do viaduto Ayrton Sena, na Avenida Mário Ypiranga.

O líder do PSB disse que conversou com alguns engenheiros que explicaram que se trata de uma junta de dilatação, necessária para o concreto fazer o seu movimento.

— Agora precisa de manutenção – advertiu Sarafa.

Elasticidade da estrutura

Traduzindo tecnicamente o que o ex-prefeito quer dizer,  junta de dilatação é uma divisão entre duas peças de uma estrutura e serve para que essas partes tenham movimentação sem que tenham contato, ou seja, mantém a elasticidade da estrutura sem que seja danificada.

Em pontes e viadutos, elas desempenham um papel significativo em relação aos  movimentos que podem ocorrer.

Em concreto armado

Não por acaso, as juntas de dilatação são imprescindíveis, já que elas são aplicadas em todas as obras feitas em concreto armado com mais de 30 metros de extensão.

Antecipando a tragédia

Apostando numa tragédia anunciada, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) já correu para pressionar a Prefeitura de Manaus.

Deu um prazo de 10 dias para que o município se pronuncie sobre a rachadura que não é rachadura, é “junta de  dilatação”.

Paim elogia Omar

O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou, em Plenário,  e o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) , senador Omar Aziz (PSD-AM), que, segundo ele, teve a coragem de pautar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 212/2019, de sua autoria, que proíbe contingenciamentos na área de Seguridade Social, alterando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aprovação

O petista  também cumprimentou os demais membros da Comissão pela aprovação unânime, na terça-feira passada, e destacou o relatório favorável do senador Wellington Fagundes (PL-MT), relator da matéria.

Amparo aos pobres

De acordo com o senador, seu objetivo, ao apresentar o projeto, era proibir que se cortasse dinheiro da Seguridade, uma vez que os recursos servem para amparar os mais pobres e não podem ser destinados a outros fins.

— Espero que não haja recurso e que o projeto vá para a Câmara dos Deputados — disse.

Medalha de sangue

O presidente Jair Bolsonaro disse, neste sábado 15,  que foi ele quem determinou ao filho Flávio que o  condecorasse o ex-policial militar e o miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, morto no último domingo 9, após uma ação policial em Esplanada, na Bahia.

Esta foi a primeira vez que o presidente se referiu ao miliciano Adriano.

Gente muito fina

Nóbrega é conhecido por ser suspeito de envolvimento com a milícia do “Escritório do Crime”, no Rio de Janeiro, e foi apontado pela Polícia Civil carioca como um dos suspeitos de ter participado do assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, na noite do dia 14 de março de 2018.

Muy herói

O presidente garantiu que não tem nenhuma sentença transitada em julgado condenando Adriano por nada.

— Sem querer defendê-lo, mas, naquele ano ele era um herói da Polícia Militar –, afirmou Bolsonaro se referindo à homenagem que seu filho, o senador Flavio Bolsonaro, fez a Adriano em 2005, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A guerra do ICMS

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) abraçou a causa dos caminhoneiros, motoristas de aplicativos e mototaxistas, que reivindicam a redução do Imposto do ICMS sobre os combustíveis.

União de forças

Wilker subiu a tribuna e defendeu a campanha do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) para reduzir a cobrança do imposto sobre o combustível e a energia elétrica do Estado.

Quem paga?

Para o deputado, a iniciativa do Corecon é muito importante e atende um clamor da Sociedade.

— O Conselho assume um papel preponderante nessa questão nacional para ajudar o Governo a reduzir o imposto e aliviar o bolso do contribuinte, porque quando tributamos no consumo, é o mais humilde que sofre –, defendeu Wilker.

Cai na folia

Manaus tem neste fim de semana nada menos que 23 opções de bandas e blocos de rua para se esbaldar na folia de Momo.

Será que o amazonense gosta de carnaval?

Blocão da polícia

Desde sexta-feira as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito estão nas ruas em operações de fiscalização para garantir a tranquilidade do período carnavalesco.

Denúncias e acionamentos emergenciais estão sendo feitos diretamente ao 190, o telefone da Polícia Militar.

Verba para Academia

A Academia Amazonense de Letras foi contemplada com emendas impositivas de membros de deputados estaduais para seguir com suas atividades culturais em 2020.

Os deputados Alessandra Campelo, Ricardo Nicolau e Serafim Corrêa destinaram verbas de apoio à Casa de Adriano Jorge.

Novo olhar

De acordo com o imortal  Robério Braga, presidente da Academia, o uso de recursos parlamentares garante mudanças significativas na rotina da Casa.

— Os parlamentares estão mais próximos e com olhos mais sensíveis para a causa da Academia Amazonense de Letras –, disse ele.

Boa notícia

A atriz Claudia Rodrigues, 48, teve alta do hospital Albert Einstein na tarde desta sexta-feira (14), após passar 18 dias internada em decorrência de uma esclerose múltipla.

Fora de perigo

A atriz estava fora de perigo e passa bem.

Foram inclusas duas sessões de fisioterapia em sua rotina diária, além de fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Força, Cláudia!

A luta da atriz Claudia Rodrigues é antiga.

Em 2017, a atriz passou por um tratamento com célula-tronco, que visava "reiniciar" seu sistema imunológico.  A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central.

Triste estatística

No ano passado, 5.620 casos de ameaça contra mulheres foram registrados no Amazonas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado

(SSP).

Isto é, uma média de 15 mulheres sofreram ameaças por dia.

Disk-denúncia

É para reforçar a importância das denúncia para combater esse tipo de crime que o Disk-Denúncia vai ser a pauta da reunião proposta pelos deputados Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) e Delegado Péricles (PSL), na próxima segunda-feira (17), às 9h30, na Assembleia Legislativa.

EM ALTA

Uma brincadeira de mau gosto e perigosa teve seus dias contados após a iniciativa de alunos de um colégio de Brasília. “Deixa eu te falar uma coisa, essa é uma brincadeira de muito mau gosto que está rolando na internet e aqui, essa brincadeira não rola. Muitas pessoas já se feriram gravemente. Nós nos importamos com o nosso colega e aqui não rola”. Esse foi o recado passado por três estudantes do Colégio Batista de Brasília. O vídeo, que já tem mais de 16 mil visualizações, foi postado na terça-feira,11, viralizou nas redes sociais, e é uma resposta a brincadeira “quebra-crânio” ou “desafio da rasteira” que se tornou viral há alguns dias.

EM  BAIXA

Aconteceu em Uberlândia (MH), mas serve de exemplo para que isso não se repita nunca mais, em lugar nenhum. A   Polícia Civil prendeu um casal, na tarde desta sexta-feira (14), que abandonou um cachorro da raça pitbull no aterro sanitário do Distrito Industrial em Uberlândia. O animal foi encontrado dentro de um saco de lixo, bastante maltratado. O animal foi deixado no local nesta quinta-feira (13) e resgatado por uma testemunha. O pitbull apresentava sinais de maus-tratos e não conseguia andar dev

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes