Ir para o conteúdo

Dito & Feito -“Lá na minha terra, tucunaré morre pela boca!”

Pegou fogo a sessão desta quinta-feira,  12, da CPI da Pandemia no Senado Federal. O presidente, senador Omar Aziz (PSD-AM) chutou o pau da barraca e encerrou a oitiva  do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR). Integrantes da comissão avaliaram que o deputado mentiu.

Logo após encerrar a sessão, Aziz  concedeu entrevista coletiva, onde disse que tomou a decisão depois do líder de Bolsonaro  “falar que a CPI atrapalha compra de vacinas.

—    Olha só, a estratégia ficou clara. Em respeito aos deputados federais, trocamos a convocação por um convite. Esperávamos respeito, e ele não teve. Lá na minha terra, tucunaré morre pela boca! –, disse Aziz. “Falar que a CPI atrapalha compra de vacinas? Ai não dá! –, detonou o senador do Amazonas.

Molecagem aqui, não!

A sugestão da consulta e de encerramento da sessão foi feita pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

— É um momento grave da vida nacional que não comporta molecagem, que não comporta brincadeira. Existem repostas sérias. E não temos como fazer isso nessa circunstância e com esse depoente –, disse Alessandro.

Pinóquio

Como exemplo de mentira de Barros, Alessandro afirmou que a empresa chinesa Cansino disse manter interesse em vender vacinas ao Brasil, ao contrário do que sustentou o deputado.

Sessão encerrada

O presidente da CPI acolheu a sugestão do senador de Sergipe:

— E vou acatar sua questão de ordem — afirmou Omar Aziz, acrescentando:

— A reunião está encerrada, e o deputado será convocado numa próxima data para estar aqui.

Como tratar mentiroso

Agora, a  CPI também vai consultar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o que pode ser feito no caso de um depoente parlamentar que minta à comissão.

Grand finale

Em entrevista coletiva após o fim da sessão, Omar atacou Barros.

— O grand finale dele foi querer fazer uma narrativa de que é a CPI que está atrapalhando a compra de vacina. Aí não dá. A própria empresa chinesa já desmentiu. Dois minutos depois — disse Omar, completando:

— Em vez de vir se explicar, tentou desconstruir. Não vai conseguir.

Aziz suspendeu reunião após Barros criticar a CPI

Cara de pau atroz

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também participou da entrevista e afirmou que é de uma "cara de pau atroz" quem defendeu imunidade de rebanho “vir querer falar em vacina”.

Randolfe disse que a CPI atrapalhou a compra de vacinas das empresas Davati e Precisa, sobre as quais pesam suspeitas de irregularidade.

— Esses negócios queriam aplicar golpes nos brasileiros. Esses sim foram interrompidos — disse Randolfe.

Flávio enxerido

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), que não é yittular na CPI mas vive se enxerindo  nos debates,  chamou o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de "ditadorzinho" durante a sessão desta quinta-feira (12/8).

“Ditadorzinho”

A intervenção foi feita após  Randolfe reclamar das interrupções do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, que prestava depoimento.

— A fala é um ditardozinho mesmo, né? –,  disse o filho “01”do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Vermelhou

Além de Flávio, o senador governista Fernando Bezerra (MDB-PE) também reclamou das declarações de Randolfe e o acusa de “censurar” o depoente.

Em resposta, o vice-presidente da CPI ironizou a irritação de Bezerra.

— Não fica vermelho igual camarão que não condiz. As cores que o senhor defende inclusive não são vermelhas, o senhor prega isso –, rebateu o senador do Amapá.

Respeito a Tarcísio

A morte do ator Tarcísio Meira parou a CPI da Covid. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) deu a notícia da morte durante os trabalhos da comissão, que recebeu o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros.

Minuto de silêncio

Os senadores fizeram um minuto de silêncio pelo ator e pelas vítimas da Covid-19.

— É mais um desses quase 600 mil brasileiros que perderam a vida, dentre outras coisas, por que o governo não soube fazer o trabalho na hora certa, não teve responsabilidade e seriedade para isso –, disse o senador do Sergipe.

Bye, bye Manaus

Mais uma grande empresa encerrará linhas de produção no Brasil. Nesta quarta-feira (11), a Panasonic anunciou a decisão de descontinuar a produção de televisores e equipamentos de áudio residencial na Zona Franca de Manaus (AM).

As duas unidades de negócios serão encerradas em dezembro. A fábrica de televisores foi inaugurada em 1981, em parceria com a Springer.

Faz parte

A empresa diz, em comunicado, que a decisão faz parte de estratégia global e considera “o atual panorama econômico” do Brasil.

Empresa prevê demissão de funcionários no PIM

Desempregados

Segundo a Panasonic, 130 funcionários diretos e indiretos serão demitidos com o encerramento da produção, o equivalente a 5% da força de trabalho –a companhia diz empregar 2.400 pessoas no Brasil. Os trabalhadores já foram informados da decisão da empresa. Em Manaus, a Panasonic ainda manterá a produção de produtos automotivos, componentes eletrônicos e aparelhos de microondas.

Dia histórico na AM-010

O governador Wilson Lima  lançou nesta quinta-feira,  12, o pacote de obras que pretende modernizar a rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara).Com investimentos de R$ 366 milhões, esta vem s endo considerada a maior intervenção na rodovia nos últimos 40 anos.

David presente

O prefeito de Manaus, David Almeida, além de secretários e vereadores dentre eles Wallace Oliveira (Pros), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) acompanharam o inícios das obras na  rodovia AM-010.

David e Wilson juntos em primeira aparição pública 

Futurólogo

A obra nem começou ainda, mas o vereador Marcio Tavares (republicanos)  já vaticinou que a obra irá transformar a AM-010 em um corredor de atividades econômicas.

— A obra irá transformar a AM-010 em um corredor de atividades econômicas, beneficiando a população que vive no entorno dessa estrada e que há muito tempo esperava por esse momento – antecipa o vereador.

Tanques destoam

Tanque na rua fora da parada de 7 de setembro, não combina com democracia. É  a resposta do ex-senador Arthur Virgílio, presidente do PSDB no Amazonas, após o  desfile de blindados da Marinha ser marcado para o mesmo dia da avaliação do plenário da Câmara sobre a volta do voto impresso.

— Se isso for uma tentativa verdadeira de intimidação, eu repudio com todas as forças que eu possa ter! –, reagiu o tucano amazônico.

República bananeira”

O ex-prefeito de Manaus disse que o Brasil não é “uma república bananeira” e  “não somos uma republiqueta que vive de   “pronunciamentos militares”.

— Vivemos de uma Constituição respeitada, de instituições fortes e garantidas pelas Forças Armadas, que sempre haverei de confiar – disse Virgílio.

Apertem os cintos

O ano de 2020 foi o mais crítico enfrentado pela aviação em todo o mundo até os dias atuais. Apenas no Brasil, houve uma redução de 56% no número de pessoas transportadas em comparação com o ano anterior, totalizando 51,9 milhões de passageiros em 465 mil voos.

Apertem os cintos 2

Em 2019, foram 119,3 milhões de passageiros transportados em 949 mil voos. Os dados constam no Anuário do Transporte Aéreo, divulgado nesta quinta-feira (12) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

ÚLTIMA HORA

Alexandre de Moraes abre investigação no STF contra Bolsonaro por quebra de sigilo

O ministro Alexandre de Moraes acolhe a segunda notícia-crime contra Bolsonaro

Por ter divulgado em suas redes sociais um inquérito sigiloso da Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acolheu a segunda notícia-crime apresentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente. Bolsonaro responde agora também pela divulgação, nas redes sociais, de um inquérito sigiloso do tribunal eleitoral que apura invasão nos sistemas da Corte.

A decisão atende a um pedido feito pelo TSE na segunda-feira (9). A notícia-crime endereçada a Moraes foi assinada por todos os ministros do TSE e traz o relato de suposta conduta criminosa atribuída a Bolsonaro.

ORGULHO

É um gesto simples, mas uma demonstração de amor.  O porteiro Luiz Antônio Feitosa, já construiu diversas coisas para ajudar outras pessoas. Só que dessa vez, a atitude dele foi grandiosa. Ele construiu um banquinho de madeira para que a mãe, que tem insuficiência renal, não precise ficar muito tempo em pé, esperando pelo ônibus que a leva até as sessões de hemodiálise.

— É simples, mas foi feito de coração. Eu só não fiz maior porque faltou material. Foi feito do jeito mais simples possível –, disse o rapaz.

VERGONHA

Bolsonaro disse que as Forças Armadas garantem "apoio total às decisões do presidente"

Nesta quinta-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro disse em cerimônia de promoção de oficiais-generais, ter certeza de que as Forças Armadas o apoiam integralmente “para o bem da Nação”. Afirmou, sem citar nomes, que militares exercem poder moderador e devem dar a vida contra ameaças internas e externas.

— Nas mãos das Forças Armadas, o poder moderador. Nas mãos das Forças Armadas, a certeza da garantia da nossa liberdade, da nossa democracia e o apoio total às decisões do presidente para o bem da sua Nação –, declarou em discurso. Voltou a se referir a si como o primeiro presidente que respeita seus militares, acredita em Deus, defende a família e deve lealdade ao povo. Segundo ele, tais atributos são a base para o sucesso do País.

— Obrigado por existirem e pelo compromisso de dar a vida pela pátria, se preciso for, quer sejam ameaças externas ou internas”, disse.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes