Ir para o conteúdo

Cerca de 3 milhões de pessoas tiveram o auxílio emergencial suspenso por suspeita de fraude. De acordo com a Caixa Econômica, quem teve a conta digital -pela qual recebe o benefício- bloqueada, deverá ir até a agência para comprovar a identidade.

A informação é do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães que, nesta terça-feira, 21,  revelou que  "centenas de milhares" de contas poupanças sociaisdigitais do banco – movimentadas pelo aplicativo CaixaTem e usadas por beneficiários do auxílio emergencial –, foram suspensas por suspeitas de fraude. Do total de trabalhadores com benefícios aprovados, cerca de 5% tiveram suas contas bloqueadaspela instituição financeira.

Desatar o nó

Guimarães disse que "as pessoas já podem pedir o desbloqueio". Para desatar o nó terão que comparecer a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade.

Prove que é você

De acordo com presidente da Caixa, quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente.

— Se ela não for, ficará sim bloqueada, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável —, avisa o presidente da Caixa.

Força ao Fundeb

O governador Wilson Lima defendeu, nesta terça-feira (21/07), a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que tramita na Câmara dos Deputados e deveria ser votado ontem.

É fundamental

Mais de 70% do orçamento da educação da rede pública estadual é financiado pelo Fundeb. O fundo é a fonte do pagamento de salários aos servidores lotados em escolas.

Bancada favorável

Wilson participou das discussões sobre o projeto no Fórum de Governadores e afirmou que tem dialogado com a bancada federal sobre a importância da renovação do Fundo para o Amazonas.

— Hoje conversei com alguns deputados. E aqui eu aproveito para fazer um apelo à bancada para que vote a favor do novo Fundeb – disse o governador.

PSOL vai à luta

O PSOL já tem um pré-candidato à Prefeitura de Manaus em 2020. É o presidente do Diretório Municipal, Jonas Araújo.  A ideia é trabalhar no fortalecimento de um blocão de esquerda formado pelo PT, PCB, PSTU, PSB, Rede e PC do B.

Já tem protagonista

De cara, o PSOL deve esquecer o PT. A Esquerda já tem seu protagonista para o embate eleitoral. O partido de Lula está convicto que o cara é deputado federal Zé Ricardo, que poderá ter como vice alguém do PSB.

Coadjuvante

A não ser que o PSOL queira entrar de coadjuvante nas eleições de novembro. O Próprio Jonas avalia que o Zé Ricardo é a maior projeção eleitoral da esquerda com envergadura para articular os diversos segmentos da cidade para uma campanha vitoriosa.

— O PSOL Manaus deu um grande passo rumo a essa unidade", afirma Jonas Araújo, escolhido como pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo PSOL.

Isto é incrível

Taí um político que não está pensando só no seu umbigo. O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) disse ser contrário a qualquer reajuste salarial para vereadores e próximo prefeito a assumir a Prefeitura de Manaus.

O que é isso, rapá?

O parlamentar afirmou o posicionamento dele durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta terça-feira (21).

— Quero deixar claro que sou totalmente contra a qualquer reajuste porquê estamos em um momento delicado, de pandemia e precisamos economizar – disse o parlamentar.

Vasconcelos, claro, foi fulminado por uns e outros  que estão doidos pra colocar a mão na babita.

Preparar pra decolar

Desde domingo (19), circulam pela imprensa e pelo mercado rumores de que a Azul  poderia se unir à operação brasileira da Latam, seja via aquisição, seja via fusão.

Voo mais alto

Quem especula sobre o assunto lembra dois fatos. O primeiro é o acordo de compartilhamento de voos (codeshare) celebrado pelas duas em meados de junho, para surpresa do mercado.

Fusão

O outro é uma declaração do presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, à CNN Brasil Business, também naquela época. Na entrevista, o executivo não descartou que uma fusão entre ambas possa ocorrer no futuro.

Bye, bye Jazz

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa confirmou o adiamento da décima edição do Festival Amazonas Jazz para 2021.
Inicialmente marcado para março de 2020, o Amazonas Jazz foi suspenso, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Amazonas de restringir grandes eventos com o surgimento dos primeiros casos da Covid-19 no estado.

Grandes estrelas

O evento é considerado um dos mais importantes do gênero no Brasil, reconhecido mundialmente por reunir grandes estrelas internacionais do jazz na Amazônia.

Abraço solidário

O programa “Abraço Solidário”, da Prefeituda de Manaus, entregou nesta terça-feira kits de enxovais para mães em situação de risco. O programa é coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko.

Demônio é preso

A  Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite de segunda-feira (20), no km 414 da BR 101, em Itapemirim, um traficante conhecido como 'Demônio". Ele estava foragido da Casa de Custódia de Vila Velha desde 2019.

Demônio preso 2

Ele foi localizado dentro de um veículo ocupado por outras duas pessoas, uma mulher e um menor de idade. Após consultas aos sistemas policiais, a equipe constatou que o condutor tratava-se de Isaque Pego Ramos Vicente, vulgo “Demônio”, conhecido pela pratica de tráfico na região de Aracruz.

ÚLTIMA HORA

Acabou a trégua. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que, a partir do dia primeiro de agosto, volta a ser permitida a possibilidade de  cortes de energia por falta de pagamento para consumidores residenciais e comerciais, desde que estes sejam reavisados. A distribuidora deve enviar ao consumidor nova notificação sobre existência de pagamentos pendentes, ainda que já tenha encaminhado em período anterior para o mesmo débito.

A Aneel, no entanto, manteve a proibição de cortes de energia por falta de pagamento para os consumidores classificados como Baixa Renda, beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica, enquanto durar o estado de calamidade por causa da pandemia de coronavírus. O prazo foi estipulado pelo Congresso até 31 de dezembro de 2020.

ORGULHO

Deu no portal Só Notícia Boa: Os guardas municipais que foram humilhados por um desembargador, que se recusava a usar máscara obrigatória por causa da pandemia, receberam uma homenagem da prefeitura de Santos, em São Paulo. Eles ganharam medalhas por conduta exemplar. A prefeitura explica que a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados pelos guardas à sociedade, durante a ocorrência que ganhou repercussão nacional. A agressão ocorreu na tarde do último sábado, 18. Os policiais Cícero Hilário, 36 e Roberto Guilhermino, de 41, tentavam orientar o desembargador Eduardo Siqueira sobre o uso obrigatório da máscara na praia.  O desembargador chamou o guarda de ‘analfabeto’, chegou a rasgar a multa, jogar o papel no chão e, por fim, deu uma ‘carteirada’ ao telefonar para o Secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel.

VERGONHA

O ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto, autorizou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a contratar sua própria filha, Isabela Oassé de Moraes Ancora Braga Netto, para uma vaga de gerente da Agência. Se efetivada a contratação, ela vai receber o salário de R$ 13.074 por mês. O cargo é de livre nomeação, sem concurso público. As nomeações para altos cargos do Governo Federal são analisadas pela Casa Civil. Mas a filha do ministro passar por essa análise e ser aprovada é imoral, se não for ilegal.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes