Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Aula de Ciências Biológicas na CPI – Sabatina à defensora da cloroquina é destaque nacional

Durante sua fala na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta terça-feira (1º), o médico e senador Otto Alencar (PSD-BA) questionou a capacidade da oncologista Nise Yamaguchi para tratar do combate à Covid-19.

O parlamentar fez diversas perguntas a ela sobre o histórico do vírus, assim como as diferenças entre vírus e protozoários, mas ficou sem resposta em parte delas. Mas ela não soube responder a nenhuma delas. Em alguns casos tentou a resposta “enrolation”, mas Otto interrompeu, acusando a profissional de não ter o preparo necessário para atuar na condução da pandemia.

— Não queria constranger a senhora, mas a senhora não saber responder absolutamente nada. Não soube dizer o que é um vírus e o que é um protozoário. Qualquer menino de segundo ano, de terceiro ano, – eu fui professor de química e biologia – isso aí é bê-a-bá.

Teste de biologia

Otto perguntou a médica questões relacionados a biologia, como quais eram as diferenças entre protozoário e vírus, de qual família era o vírus da Covid-19 e quando foi registrado o primeiro caso da doença no país.

Sabe de nada inocente!

Nise, na maior  saia justa, se esquivava dos questionamentos. Otto, que depois chegou a dizer que não gostaria de  constrange-la, mas irritou-se pela demora e pelas respostas dadas:

— A sra. não é infectologista e se transformou nisso de uma hora para outra, como muitos no Brasil se transformaram, (..) A sra. não sabe nada de infectologia, nem estudou dra. Foi aleatória mesmo, superficial –, declarou Otto.

Jogou no escuro

Otto Alencar tem reforçado em suas falas na CPI que a cloroquina e outros medicamentos do “tratamento precoce” são ineficazes contra a Covid-19 por agirem contra protozoários, e não contra vírus.

Ele também criticou a defesa que a médica fez da “imunidade de rebanho”.

—  A senhora apostou numa droga que poderia dar certo ou não.

A senhora jogou no escuro com um grupo de pessoas que não sabiam nada da doença. A senhora brincou com a saúde do povo brasileiro –, detonou o senador.

Brasil tá lascado

O presidente da CPI,  Omar Aziz (PSD-AM), continua usando frases de efeito e bordões em suas falas, o que é visto com simpatia pela imprensa. Na sessão de ontem, no primeiro bate-boca, ele foi buscar uma frese do ex-bbb Gil do Vigor.

— Desse jeito o Brasil tá lascado! – reagiu o senador, enquanto tentava apaziguar uma discussão que acontecia durante o depoimento da médica Nise Yamaguchi.

La Beltrão na parada

Omar também fez referência à apresentadora do “Estúdio I”, Maria Beltrão. Quando a discussão esquentou diante das explicações nada convincentes da Dra. Yamaguchi, Aziz disparou:

— Olha que eu faço igual a Maria Beltrão e chamo os “nossos comerciais”.

A apresentadora Maria Beltrão virou bordão de Omar Aziz na CPI da Covid

Cartão vermelho

Uma assessora da  médica Nise Yamaguchi , ouvida como convidada da CPI da Covid nesta terça-feira (1), foi retirada do plenário após criticar o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Durante o intervalo, Jane Silva criticou Alencar devido ao questionamento feito por ele contra Nise durante a CPI, onde ele chegou a dizer que a médica "não sabe nada de infectologia".

Após a assessora subir o tom de voz, o presidente da Comissão, Omar Aziz (MDB-AM), acionou a Polícia Legislativa para que a conduzisse para fora do local.

Cloroquito, o mascote

Já está circulando nas redes sociais o que deverá ser  mascote da Copa América 2021, realizada no Brasil, que já está sendo  chamada de  “Cepa América” ou “Cova América”.

O nome do bonequinho é Cloroquito – inspirado, claro, na cloroquina –, produzido pelo humor escrachado do brasileiro, que faz piada com tudo.

Cheia histórica

Agora é pra valer.

Manaus está vivendo a maior cheia desde o início das medições no rio Negro, há 119 anos. A cota de 29,98 metros  foi  alcançada nesta terça-feira (1º), segundo o  Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).

Recorde quebrado

Até então, a maior cheia registrada era a de 2012, com a marca de  29,97 metros. De acordo com Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM),ao menos seis das dez maiores cheias nesse período ocorreram no século 21.

Velódromo vivo

O prefeito David Almeida (Avante) antecipou deus planos para revitalizar o  Velódromo municipal, Professora Alzira Campos, construído na administração de Arthur Virgílio.

Mas fora do esporte

Segundo David, como o velódromo não atende às diretrizes oficiais de esportes, ele vai buscar parcerias com empresas, como a Caloi, por exemplo.

— Vamos fazer escolinhas aqui, e que se torne um espaço de diversão para os moradores da comunidade ao redor –, anunciou o prefeito.

Águas revoltas

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) denunciou a empresa Águas de Manaus devido à alta tarifa cobrada pelos serviços de água e esgoto na cidade de Manaus, o que vem revoltando os usuários.

Cobrança absurda

Segundo o vereador, em um momento em que a economia está enfraquecida, que há muitos desempregados e a população ainda enfrenta uma crise sanitária causada pela pandemia, não há como aceitar o aumento destas taxas indevidas.

— A empresa Águas de Manaus está cobrando uma taxa absurda de esgoto no valor de R$ 987,48. Será que não há o bom senso em saber que este não é momento de reajustes, pagamos caro por um desserviço –, cacetou Daniel.

ÚLTIMA HORA

BOLSONARO

“Piti contra Copa América é da Globo, porque será transmitida pelo SBT

O presidente Jair Bolsonaro ( no traço de Duke) naproveitou a cerimônia de assinatura do contrato de transferência tecnológica da vacina da  straZeneca/Oxford nesta terça-feira, 1, para confirmar que o Brasil será a sede da Copa América 2021 e anunciar que os governadores do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal concordaram em receber as partidas. O ex-capitão aproveitou para alfinetar a rede Globo. Ele disse que a reclamação contra a Copa América no Brasil parte da Globo, “porque a competição será mostrada pelo SBT”.

— No tocante a saúde, que muitos começaram a questionar, eu respondo o seguinte: no Brasil, está em curso a Libertadores? Sim. E acabou a primeira fase agora. Foram times da Venezuela, Bolívia, Equador, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina... sem problema nenhum. Não. Quando dei o sinal verde ouvindo meus ministros, houve uma hecatombe no meio jornalístico, que eu estaria importando uma nova cepa. Será por que na Copa América a transmissão não é da Globo, mas sim do SBT?"

ORGULHO

José Nóbrega: o motorista deu exemplo de solidariedade ao levar o pequeno Davi ao Hemoam

A Equipe médica da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) homenageou na tarde desta terça-feira (01/06), o motorista de aplicativo José Nóbrega. A reverência se deve ao gesto altruísta do homem depois que ele recusou o pagamento de uma corrida destinada a deixar o pequeno Davi, de seis anos, no Hemoam para realizar o tratamento contra a leucemia.

“A atitude nobre desse senhor é louvável, ainda mais num momento de crise que estamos passando. A solidariedade faz toda a diferença”, disse o diretor-clínico do Hemoam, Nelson Fraiji. A equipe que atende e trata os pacientes de leucemia, e outras doenças do sangue, fez questão de dedicar uns minutos para aplaudir José e agradecê-lo pessoalmente pela generosidade.

VERGONHA

Nem bem Flávio Bolsonaro assinou a ficha do Patriotas e já começou a caça às bruxas. O vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo foi expulso do partido nesta terça-feira  (1), um dia após a filiação do senador Flávio Bolsonaro ao partido.  Segundo comunicado assinado pelo presidente estadual da legenda, Hércules de Sá, o parlamentar foi desligado porque “se posicionou veementemente contra o atual presidente da República, bem como a outros parlamentares ligados à sua família”.

—  Não é por não ter partido que não tenho ideias e senso democrático com a cidade. Agora tenho o prazer de não ter imanando em uma legenda, mas em um bloco”, afirmou -  Hércules.

Além de Flávio, o patriota deve contar também com a filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro . Nesta terça-feira, a filiação do chefe de estado foi permitida pelo partido.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes