Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Até o Huck cutuca a Zona Franca

Como se não bastasse o ministro Paulo Guedes, agora, até Luciano Huck virou autoridade que sabe como reinventar a Zona Franca e tornar a floresta Amazônica no que ele chama de “polo de inovação”.

Durante o Exame Fórum, promovido pela revista na noite de segunda-feira (9), o discurso do apresentador global teve tom de campanha política. 

Ao falar sobre o abandono das populações ribeirinhas, Huck disse que a solução não é complexa – é possível transformar a floresta em um polo de inovação, com um projeto sustentável, algo que ele chamou de “Amazônia 4.0”.

“O mundo inteiro tem interesse em consumir a floresta, e nós continuamos produzindo motocicleta e geladeira que são compradas por Santa Catarina. Não que eu tenha algo contra a Zona Franca de Manaus, mas podemos ir além disso.”

Sonho impossível

Huck disse que em suas andanças através da pauta do programa “Caldeirão”, visitou uma família subindo o rio Juruá, no Amazonas. “Quando perguntei a uma criança chamada Eliana o que ela quer ser quando crescer, ela disse ‘juíza’.”

O global disse que hoje, a menininha amazonense não tem qualquer condição de conseguir reaizar sonho. “E é nosso papel construir um projeto de país para que o sonho dela se torne viável.”

Guarde o revólver

Mas como mudar tudo isso em um momento que o país está polarizado? Esse é o grande desafio, que o próprio Huck responde: “As pessoas precisam deixar o discurso belicista de lado, já que não vai levar a lugar algum.”

Dá-lhe, Sarafa!

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal realiza nesta quarta-feira (11), às 14h, uma reunião que vai tratar sobre a inclusão de estados e municípios na Reforma da Previdência. O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que é economista e advogado, participa do debate como representante da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado).


PEC Paralela

A CCJ do Senado Federal aprovou a criação de uma segunda PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência, que vem sendo chamada de “PEC paralela”. Nela consta, por exemplo, a inclusão de servidores estaduais e municipais nas novas regras da aposentadoria.


Debate polêmico


De acordo com Serafim, esse é momento em que eles vão dizer, efetivamente, como as coisas estão sendo encaminhadas no Senado em relação aos estados e municípios.

“Esse é um longo debate, é uma matéria polêmica, complicada. Eu entendo que há estados que estão em situações mais graves e outros em situações menos graves”, disse Serafim.

Legislativo


O parlamentar lembra que, caso prospere no Senado, as assembleias legislativas teriam que aprovar uma Lei Ordinária que estabeleça a inclusão de estados e municípios na reforma.

Todos pela ZFM

Bem a propósito, após as declarações do Ministro da Economia, Paulo Guedes contra a Zona Franca, o deputado Roberto Cidade (PV)  disse que é preciso a união dos políticos amazonenses em defesa do modelo que mais gera emprego e renda ao povo amazonense.

Cortes na Suframa

Cidade também atacou o corte de quase 80% no orçamento para a Suframa, anunciado, anunciado pelo governo federal. “Esse corte de 78,1 % no orçamento da ZFM é um problema gravíssimo e nós deputados estaduais, a bancada federal e senadores temos que nos unir na defesa da Zona Franca de Manaus.”

Prometeu…

Cidade lembrou que ao visitar o Amazonas, no dia 25 de julho, quando participou da reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), o Presidente Jair Bolsonaro garantiu preservar os incentivos à ZFM.

… Mas não cumpriu!

 No entanto, ao enviar matéria ao Congresso Nacional, o governo prevê o corte de 78,1%. Ou seja, este ano o orçamento foi de 1,1 bilhão, para 2020, a autarquia vai receber apenas R$ 253 milhões. O que, segundo a direção da Suframa, só vai conseguir garantir o pagamento de pessoal e encargos.

Gogó de veludo

O vereador Wallace Oliveira (Podemos), que é o secretário-geral da Câmara Municipal de Manaus e responsável por ler a pauta de matérias diariamente, foi apelidado de Altemar Dutra, por conta de sua voz imponente.

Gogó aveludado 2

O timbre da voz de Wallace é aveludado, segundo afirmou Cláudio Proença (PL), arrancando risos dos presentes na sessão de ontem.

Crônicas do Arcebispo

O Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, lança amanhã (12), seu livro “Primeiras Crônicas”, uma coletânea de artigos publicados nos anos de 2013 e 2014, no Jornal EM TEMPO.

Carmen editou

Os artigos foram compilados pela escritora Carmen Novoa Silva, que também é articulista do EM TEMPO.

Chef cidadão

O chef Felipe Schaedler, proprietário dos restaurantes Banzeiro e Caboquinho é o mais novo Cidadão do Amazonas. A propositura foi uma iniciativa da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB). A entrega da comenda aconteceu na tarde desta terça-feira, 10 de setembro, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Sonhos na Amazônia

Em seu discurso, o novo Cidadão do Amazonas contou o início de sua trajetória no Estado. Em 2002, o catarinense nascido no município de Maravilha desembarcou junto com a família em Manaus e foi direto para Itacoatiara (a 270 quilômetros da capital). Lá montaram uma pequena pizzaria, trampolim para o sonho de se tornar um dos mais renomados chefs do Brasil e do mundo.

EM ALTA

Todos os dias uma cesta de pão é colocada do lado de fora de uma padaria no centro de Curitiba, no Paraná, com pães e salgados que sobraram do dia anterior. A boa ação da Tradicional Café & Panificadora, que fica na esquina das ruas Mariano Torres e Comendador Macedo, é pra quem não pode comprar. A panificadora faz a doação há dez meses e dá um destino digno às sobras de alimentos. Sobravam muitos pães dormidos de um dia para o outro e a empresa decidiu doar para moradores de rua. 

EM BAIXA

Para o motorista homofóbico e covarde que  espancou furiosamente o  ator Marcello Santanna em um de ônibus, em são Paulo, na manhã do último sábado (7). Segundo Marcello, o motorista o agrediu com socos e o obrigou a descer do veículo na Avenida Maria Luiza Americano, na Cidade Líder, zona leste de São Paulo, após a vítima beijar um rapaz que o acompanhava no trajeto.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes