Ir para o conteúdo

Dito & Feito - ARTHUR VIRGÍLIO – “O Brasil virar as costas para sua galinha dos ovos de ouro”

O presidente do PSDB no Amazonas e pré-candidato às prévias do partido para presidência da República, Arthur Virgílio, disse que  sua participação nas prévias do PSDB será uma oportunidade para apresentar um diagnóstico feito sobre as políticas que envolvem a região amazônica, a Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento sustentável.

—  Vamos apresentar isso muito em breve. Quero que o Brasil acorde. O mundo já acordou e tem muita gente interessada nas riquezas que temos aqui no Amazonas  –, alertou o tucano da Amazônia.

Até o dia 20 deste mês, Arthur Virgílio Neto e os demais pré-candidatos às prévias partidárias deverão realizar a inscrição no processo de eleição interna. A fase agora é de busca por assinatura de, pelo menos, um terço dos deputados federais e senadores do PSDB no Congresso Nacional. A programação é de que os debates entre os candidatos inscritos ocorra a partir do dia 18 de outubro, com a realização da escolha no dia 21 de novembro.

Para Arthur,  a Zona Franca faz parte de um conceito de economia que precisa crescer e se desenvolver no país, a partir da sustentabilidade.

— Esta deveria ser a geração que poderia  ver o país deslanchar na economia de selo verde e no desenvolvimento sustentável, a partir da nossa Amazônia. Mas o que vemos é o Brasil virar as costas para sua galinha dos ovos de ouro –, lamentou.

Salvar a ZFM

Virgílio alerta que a Zona Franca de Manaus, por exemplo,  precisa de reformas profundas, como novos portos, hidrovias, sistemas de telefonia e internet melhores, além de capacitação da mão de obra e investimento em capital intelectual

—Fortalecer a Zona Franca é cuidar de uma riqueza trilionária –, disse Virgílio em referência à Amazônia

Acorda, Brasil!

Para o ex-ministro de FHC, o modelo Zona Franca é responsável pela manutenção de cerca de 95% da floresta do Amazonas em pé.

— Os empregos por ela gerados impedem o avanço da população sobre a floresta, além disso é uma matriz sustentável, livre de chaminés, que precisa ser vista pelo país como grande potencial situada em sua região mais estratégica, do ponto de vista internacional.

Trairagem

Arthur foi o autor da primeira proposta de prorrogação dos incentivos fiscais da ZFM, posteriormente incorporada ao projeto aprovado pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

E mesmo assim os parlamentares do amazonas, à exceção de Vanessa Grazziotin (PCdoB)  votaram no impeachment da petista.

“Atestado de coceira”

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que Marcos Tolentino, o "sócio oculto" do FIB Bank, não compareceu à comissão, porque está com  “atestado de coceira” e agora “está aguardando um laudo psiquiátrico".

— Ele se internou no final da tarde e às 20h estava dando uma entrevista. Estava sorridente como se nada tivesse acontecendo. No mesmo dia? Para quem tá passando mal? Vai dar entrevista?

Alô, Sírio Libanês?

Aziz chegou a ligar para o diretor do Hospital Sírio-Libanes durante a CPI e cobrar a vinda do lobista até Brasília.

— Entrei em contato com o diretor do hospital. O cara entrou com coceira? Ele entra com coceira no corpo e sai com laudo psiquiátrico? –, cutucou Omar Aziz.

Vem de maca, mas vem

O sócio do FIB Bank é o segundo depoente que consegue no hospital um atestado médico para se abster do depoimento em menos de 24 horas.

— Ele é um fraudador. Dono de um banco que nem é banco. Ele virá para cá nem que seja de maca, mas vai ter que vir", disse Omar Aziz sobre Tolentino.

O primeiro foi Marconny Faria, lobista da Precisa Medicamentos, que também apresentou um atestado médico da unidade de saúde.

Lula no adeus a Mamberti

O presidente Lula levou seu adeus a Sérgio Mamberti, um dos mais fieis petistas da cultura brasileira. A cerimônia, por conta da pandemia do coronavírus, foi restrita a amigos e familiares.

Responsável por marcar a infância de uma geração inteira como Doutor Victor em Castelo Rá-Tim-Bum, o ator morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo aos 82 anos. Mamberti também  fez o inesquecível mordomo da novela  “Vale Tudo”, de Gilberto Braga, da Globo.

Lula no velório do amigo Sérgio Mamberti, um dos fundadores do PT

Bandeira do PT

Amigos da militância política do ator também estiveram presentes.

O ex-presidente Lula, que mais cedo divulgou uma nota de pesar pelo falecimento daquele que foi um dos fundadores do PT, chegou ao velório carregando uma bandeira de seu partido, que foi colocada sobre o caixão do ator.

— Despedida do meu amigo Sérgio Mamberti. A cultura brasileira está de luto. Obrigado por tanto, meu querido companheiro – escreveu Lula no Instagram..

“Olha quem está aqui”

A paulista Patrícia Perrone, que muito anos viveu em Manaus trabalhando como gestora do Hollyday Inn, nora de Sérgio Mamberti enviou uma foto do ex-presidente Lula, via wathsApp, aos amigos do Amazonas.

Olha quem está aqui”, escreveu  Perrone na legenda de Lula contemplando o corpo do amigo, que o ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 1980.

Semana Brasil

A Semana Brasil, ação criada pelo Governo Federal em 2019 para movimentar o comércio durante o mês de setembro, começou na  sexta-feira (03) no Shopping Ponta Negra, onde os e os lojistas do estão oferecendo descontos especiais que vão de 20% a 80%.

Lojas de vários segmentos estarão participando da ação, que acontece  até o dia 13 de setembro. Durante a Semana Brasil, as lojas que aderiram à campanha estarão decoradas e sinalizadas com adesivos.

Injeção de otimismo

A coordenadora de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, avalia que os lojistas estão bastante otimistas e esperam boas vendas no período da campanha

— Se por um lado os clientes realizarão suas compras aproveitando as ofertas, as lojas também poderão promover uma renovação de seus estoques. Então,  o clima é de muitas oportunidades –, afirma.

S.O.S queimadas

Enfim, o Amazonas pediu socorro.

O governador Wilson Lima solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ajuda para combater as queimadas e focos de incêndio em municípios da região sul do estado.

Operação Tamoiatá

Diante da gravidade, o Ministério vai enviar 50 agentes para reforçar o efetivo da segunda fase da operação “Tamoiotatá”.

A autorização do envio das tropas foi publicada através da Portaria nº 363, no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (03/09).

Coma peixe sem medo

Só mesmo a informação técnica pode acabar com a noia que afastou o  pescado da mesa do consumidor amazonense.

O  engenheiro de pesca Erivan Oliveira, consultor de diversos frigoríficos, ressalta não haver qualquer motivo para relacionar o consumo de peixe da piscicultura à rabdomiólise, doença que vem afetando alguns municípios do Amazonas.

Peixe bom

Portanto é preciso deixar claro que o  peixe de viveiro –comercializado nos supermercados –, cumpre uma série de protocolos antes de chegar à mesa da população.

Uma das exigências é o Atestado Sanitário.

Entre os certificados necessários para fornecer pescado estão, além do Atestado Sanitário, o Guia de Trânsito Animal.

Frigoríficos

Os frigoríficos passam por inspeções periódicas para verificar, por exemplo, se estão sendo seguidas as regras de acondicionamento de temperatura do peixe e as boas práticas de manipulação e higienização.

Até os carros

Os carros frigoríficos que fazem o transporte do pescado até os compradores também passam por inspeção para avaliação dos itens mencionados.

Controle de qualidade

De acordo com Erivan, quando o peixe chega aos supermercados passa novamente pelo controle de qualidade.

— Um profissional veterinário é responsável por monitorar internamente toda a qualidade dos produtos –, assegura.

Golpistas em cana

O  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou prender Zé Trovão e o blogueiro Wellington Macedo.

Foi nesta sexta-feira (3). A Polícia Federal já conseguiu prender Wellington Macedo, mas não localizou Zé Trovão ainda. s dois são alvos de um inquérito que apura organização de atos que, segundo o STF, são antidemocráticos.

A barra pesou e o valentão Zé Trovão fugiu, desapareceu, escafedeu-se!

Zé Trovão, inclusive, avisou que sua categoria de caminhoneiros iria parar em protesto neste dia 7 de Setembro. A prisão foi pedida pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Bolsonaro diz que o 7 de Setembro “golpista” é ultimato a Barroso e Moraes

O presidente Jair Bolsonaro repetiu nesta sexta-feira (3) o discurso com ameaças golpistas e afirmou que as manifestações do próximo dia 7 de Setembro servirão como um ultimato a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Sem citar nomes, o presidente disse que não faz críticas a instituições ou Poderes, mas sim críticas pontuais a pessoas. Os ataques são a Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, esse último também presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

— Nós não criticamos instituições ou Poderes. Somos pontuais. Não podemos admitir que uma ou duas pessoas que usando da força do poder queiram dar novo rumo ao nosso país."

ORGULHO

O cubano Antônio Macias entrou de forma clandestina nos EUA e hoje está na NASA

Um jovem estudante que morou nas ruas conseguiu emprego na NASA vai começar um Ph.D. em ciências aeroespaciais. Uma verdadeira guinada na vida. Antonio Macias, de 25 anos, foi de Cuba para Houston, nos EUA, com sua mãe e passou muitas dificuldades. Mas, em 5 anos, o imigrante cubano aprendeu inglês, concluiu um mestrado e agora vai trabalhar na maior agência espacial do mundo. Mãe e filho saíram de Cuba, passaram pela Venezuela, Equador e finalmente, em 2015, cruzaram a fronteira do México para chegar aos Estados Unidos.

VERGONHA

Os vereadores de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, rejeitaram “por maioria absoluta” a concessão do título de cidadão honorário ao presidente Jair Bolsonaro. A votação por 13 votos contrários a 3 ocorreu nas vésperas da visita do mandatário ao estado. 17 vereadores estavam presentes para a apreciação do polêmico projeto, mas só 16 votaram. Curiosamente, 13 é o número do PT e do ex-presidente Lula”, escreve um blogueiro pernambucano. Outra coincidência: no mês passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou sua caravana pelo Nordeste a partir de Pernambuco. A principal recusa para concessão foi que o presidente não tinha serviços prestados à cidade. Vários parlamentares também afirmaram a necessidade de deixar mais claros os critérios para a concessão da honraria. O projeto foi classificado como eleitoreiro e extemporâneo. Entenderam, senhores deputados do Amazonas?

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes