Ir para o conteúdo

O prefeito Arthur Virgílio (PSDB) teve, nesta quinta-feira, 17/12,  uma conversa de pé de ouvido com os representantes das três empresas que atuam na recuperação viária do Distrito Industrial 1, para exigir um cronograma das obras que estão em andamento para ter um panorama real do que será entregue até o dia 31 de dezembro.

Primeiro o prefeito realizou uma reunião aberta, onde todo mundo foi ouvido. Mas depois, chamou cada uma no canto para, num tête-à-tête saber, sem meias palavras o que realmente vai aprontar e o que  não vai.

— Agora quero reunir cada um, em separado, para que eles possam me dizer, com sinceridade, o que vamos ter pronto até essa data –, disse Virgílio durante rotina de vistoria às obras, que realiza diariamente.

“Terra de ninguém”

Depois de lamber a cria e destacar os avanços Arthur disse que Distrito Industrial já não é “terra de ninguém, nem uma casa mal-assombrada”.
— Mas, a gente precisa dar todo o nosso coração nessa luta, porque luta vence quem tem mais coração.

Agora o problema é outro

O prefeito também lembrou que, em relação às obras do polo industrial, todo mundo falava que era impossível porque tinha muito jogo de interesse político.

— Mas agora os problemas da Suframa para atração de investimentos serão outros, não mais a infraestrutura física do Distrito –, cutucou.

Prefeito quer entregar 30 obras até o fim do mês 

R$ 50 milhões para vacina

Nas trapalhadas do governo federal em relação à vacina contra a Covid-19, cabe agora aos estados  correr atrás de alternativas para bancar a imunização.

Nesta quinta-feira, 17/10, a Assembleia Legislativa fez a sua parte. Um dos principais pontos da Lei Orçamentária Anual foi a emenda aprovada no orçamento do Estado para 2021, em que destina a quantia de R$ 50 milhões da área  da saúde, para a aquisição de doses da vacina contra a Covid-19.

Que venha logo

Já não era sem tempo. De acordo com informações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas já registra um total de 187.930 casos da doença no Estado. Um total de 3.201 só em Manaus e 1.825 óbitos no interior, totalizando mais de 5.000 mortos no Amazonas.

Briga de egos

O líder do PSB, Serafim advertiu que as vacinas não têm nacionalidade e que é necessário ouvir e respeitar a ciência em todo o processo.

—  Vejo briga de egos inflamados de parte a parte e isso não vai nos ajudar em nada. Precisamos de todas as vacinas. Nesta hora é a ciência que deve ser ouvida e respeitada.

Deputado afirmou que a vacinação é o melhor caminho

Assinar termo é ridículo

O parlamentar disse ainda que assinar Terno de Consentimento para tomar a vacina é ridículo, em pleno século XXI. Para ele, essa discussão da vacina foi início do século XX.

— Hoje, não cabe mais. O poder público tem que fazer de tudo para disponibilizar a vacina para a população e a população atualmente vai procurar  se vacinar –, aconselhou Sarafa.

Professores fora da vacina

O  plano do governo federal para a vacinação da população brasileira contra a Covid-19 demorou, mas saiu. Mas com  uma surpresa: ao contrário do que havia sido prometido pelo Ministério da Educação (MEC), os professores não aparecem na segunda fase do plano de vacinação. O compromisso foi firmado por iniciativa do MEC com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais (Consed).

Grupo prioritário

O grupo prioritário a ser vacinado na fase 1 é formado por trabalhadores da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas com idades entre 75 e 79 anos e indígenas acima de 18 anos.

Fase 2

Já a fase 2 é formada por pessoas entre 70 e 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos. A estimativa é que ambas as fases vacinem mais de 35 milhões de brasileiros.

Fase 3

Na fase 3, a previsão é imunizar cerca de 12,66 milhões entre pessoas maiores de 18 anos com comorbidades. Os professores estão incluídos na fase 4, ao lado de agentes de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Apoia mas não entra

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 5ª feira (17/12) que não interferirá nas eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A declaração foi feita na cerimônia de posse do ministro do Turismo, Gilson Machado, no Palácio do Planalto.

Não vou interferir em lugar nenhum, não vou, não interfiro nos meus ministros, quem dirá no outro poder, mas vou torcer para que aconteça o melhor na Câmara e no Senado”.

Olhar pidão

Participaram do evento os líderes do Governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO); no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE); e o líder do MDB na Casa, Eduardo Braga, do Amazonas.

Braga no “trio maravilhoso”

No momento em que Bolsonaro se referiu ao que chamou de “trio maravilhoso”, a câmera da TV Brasil mostrou Gomes, Bezerra e Braga. Os 3 são pré-candidatos à disputa pela presidência do Senado.

— Tenho certeza que esse trio maravilhoso, que está na minha frente, resolvendo a questão da mesa da Câmara e do Senado, vai ser bem resolvido, tenho certeza disso –, disse o presidente.

Farmácia on line

Farmácias e drogarias do Amazonas poderão oferecer atendimento farmacêutico remoto a partir de 2021. É o que determina projeto de Lei de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), aprovado esta semana pela Assembleia Legilativa.

Rapidez e eficiência

A ideia é que  o cidadão possa ser atendido por meio do teletrabalho de profissional da área farmacêutica,   dando mais celeridade às questões de saúde da população.

Caldeirão de hipocrisia

Após comentários antirracistas, o apresentador Luciano Huck recebeu duras críticas e foi acusado pelos internautas de estar fazendo pré-campanha para as eleições de 2022. No Twitter, Huck falou sobre estar aprendendo muito sobre o racismo estrutural:

"Tenho aprendido muito sobre o tema urgente do enfrentamento do nosso racismo estrutural. E cada vez fica mais claro que o engajamento é necessário. Temos de ser antirracistas. Não só as pessoas como as empresas", escreveu .

Huck 2022

A reação dos internautas, que viram nisso uma propaganda descarada eleitoral para 2022, foi imediata.

“Ai, gente dá não! Ele já está fazendo palanque para 2022"; “Começou a campanha para 2022. E já chega cheia de mentiras e hipocrisias".

Dê o exemplo!

Um outro sugeriu que  Luciano Huck  solicitasse à empresa  onde trabalha para substitui-lo colocando um negro ou negra em seu lugar. “Comece dando exemplo" e "Quantos negros tem em sua equipe?" foram alguns dos comentários na publicação do apresentador.

ÚLTIMA HORA


A caminhada de 60 km de Marivaldo, que atravessa três cidades para assistir aos jogos do Sport, ganhou o planeta. Nesta quinta-feira, em evento online realizado em Zurique, na Suíça, o rubro-negro venceu o Prêmio Fifa Fan Award 2020, destinado ao torcedor do ano. Sem dinheiro, o  torcedor caminha por 12 horas e atravessa três cidades para ver jogos do Sport.  A história de Marivaldo foi contada na reportagem de Elton de Castro, Marcelo Cabral, Emerson Paixão e Henrique Soares, exibida pelo Globo Esporte em setembro de 2019.

São cerca de 64 quilômetros de distância que Marivaldo percorria para assistir ao clube de coração. Embora o trajeto pareça exaustivo, Marivaldo disse, em entrevista ao site oficial do Sport em 2019, que caminha até a Ilha do Retiro com prazer.

— É uma questão pessoal. Eu gosto e me sinto bem. O pessoal até confunde com promessa e essas coisas, mas não é. Faço com naturalidade. Saio de casa de manhã cedo e chego por aqui pela noite – disse o torcedor que, com a pandemia já  não vai mais aos jogos.

ORGULHO

O bom exemplo vem de muito longe. Um empresário repetiu a bondade do ano passado e resolveu pagar as contas de luz atrasadas de dezenas de famílias. Michael Esmond, da Flórida, EUA, aumentou a oferta este ano por causa da pandemia e cobriu as dívidas de 114 famílias que se livraram de ter a luz cortada neste fim de ano. No total foram 7,6 mil dólares, mais de 38 mil reais, de acordo com Joanne Oliver, supervisora de cobrança de serviços públicos da cidade. A generosidade de Esmond tem motivo. Na década de 1980 a casa dele ficou em gás e a família passou o inverno norte-americano sem aquecimento na residência. “Tive problemas para pagar contas e criar três filhas. Esse é provavelmente um dos maiores motivadores para mim, porque já passei por isso.”

VERGONHA

O assalto a uma agência bancária em Cricíuma, município de Santa Catarina sitiado por uma quadrilha na madrugada desta terça (1), rendeu uma série de menções ao conceito de "novo cangaço" na internet. A expressão remete à onda de violência no sertão nordestino entre os séculos XVIII e XX e passou a ser associada às ações de bandos itinerantes que roubam instituições financeiras e atacam quartéis policiais de cidades pequenas e médias. Nesta quarta (2), a cidade de Cametá (PA), localizada a 235 km de Belém do Pará, foi alvo de ação semelhante, com tiros pelas ruas promovido por um bando que, segundo a Secretaria de Segurança no Pará, atacou uma agência bancária.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes