Ir para o conteúdo

prefeito de São Paulo, João Dória, passou por Manaus, mas preferiu conversar com o governador Amazonino Mendes (PDT) do que com seus colegas do PSDB. Do exterior, onde cumpre agenda oficial, Arthur Virgílio Neto falou sobre a passagem do tucano pela capital do Amazonas: “Acho importante ouvi-lo e, mais, cobrá-lo sobre um compromisso muito firme em defesa da Zona Franca de Manaus, enquanto prefeito de São Paulo, para influenciar deputados a não votarem contra o modelo que mantém a nossa floresta em pé”, disse.

Desencontro

Arthur e Dória não se encontraram, uma vez que o prefeito de Manaus cumpre agenda internacional em Bangkok, na Tailândia, como convidado do banco Mundial para a conferência sobre cidades resilientes.

Uma vergonha nacional

A estatística é uma vergonha! Pesquisa revela que entre os 10 estados brasileiros com maior taxa de estupro, metade é da amazônia Legal. Mais de 49 mil casos de estupro foram notificados no Brasil em 2016. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O crime cresceu 3,5% em relação ao ano anterior. A incidência é de 24 casos por 100 mil habitantes. Se analisados os dados apenas das capitais, todas cinco primeiras estão na Amazônia. Felizmente, Manaus não aparece no ranking.

Quem estupra mais

Porto Velho, com 74,7 casos por 100 mil habitantes é o  maior índice do País. Macapá, Boa Vista, Cuiabá e Rio Branco completam a lista das capitais brasileiras com mais estupros proporcionalmente.

É lamentável

No Amapá, são 49,2 casos por 100 mil habitantes. O estado só perde para Mato Grosso do Sul onde a taxa passa de 54. Em Mato Grosso, Roraima, Rondônia os casos também passam de 40.

Pará é o 9º

No Pará, nono no ranking, são mais de 36 casos por 100 mil habitantes. Para a defensora pública do Pará, Clivia Croelhas, os altos índices são reflexo do problema de segurança pública enfrentado por esses estados.

Metralhadora

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), voltou a aponta sua metralhadora giratória em direção ao governador Amazonino Mendes (PDT).

Estado falido?

Dessa vez a bola da vez foi a negociação” do governador no contrato com a empresa Fipe, para auditar as contas do Estado por R$ 120 milhões.

— A  atitude causa estranheza porque a atual gestão estadual faz questão de dizer que o Estado está falido –, criticou David.

Terceirizados

O deputado disse que o  governador Amazonino se queixou dos terceirizados e na mesma fala disse que vai contratar uma empresa terceirizada para auditar as contas do Estado.

Contradição

David alertou ainda sobre a extinção da Secretaria de Planejamento e a fusão dela com a Sefaz.

E  criticou a contratação de uma empresa para fazer o planejamento do Estado.

— Quanta contradição. Está por trás dessa empresa a mesma pessoa que está trabalhando para vender a Cigás.

Vai abrir o bico

Dito isso, ameaçou:

— Se não acabarem com essa história, eu direi aqui quem é o dono dessa empresa –, prometeu.

Só pro TCE

A Assembleia Legislativa aprovou, com os votos dos 21 deputados presentes à Sessão de quarta-feira (8), o Projeto de Lei nº 156/2017, que concede reajuste de 9,82% a todos os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).

Também quero

Isso vai dar rolo. Os funcionários de outras instituições públicas também se sentem no direito de receber o benefício. Daí, com certeza, vai haver grita. E com razão.

Todos na Rede

A 3ª Conferência da Rede Sustentabilidade do Amazonas acontece neste sábado (11), a partir das 09h, no Auditório Paulo Freire (Escola do Legislativo), da Assembleia Legislativa (Aleam).

Representantes do PSB, PMN e PSOL comporão Mesa junto com o representante da Executiva Nacional da Rede, Tácius Fernandes.

Encontro com Mickey

O vereador Missionário André (PTC) viaja nesta  sexta (11), para Orlando, na Flórida (EUA). O  convite é do vice-presidente da Disney, Mr. Greg Hale, e do presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci.

Parque temático

O vereador vai participar, no período de 13 a 17 de novembro, do evento internacional IAAPA – Attractions Expo, que reúne grupos de investidores de parques de diversões.

Sonho meu

O sonho do Missionário André é trazer a Disney World para Manaus.

— Não queremos ser dependentes da Zona Franca, por isso, estamos lutando por novas oportunidades de empreendimentos para a geração de emprego e renda – diz o minissionário.

Homenagem justa

O ex-prefeito de Manaus José de Oliveira Fernandes  foi homenageado  pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo. A propositura é de autoria do  deputado Wanderley Dallas (PMDB).

Fez história

A homenagem é justa. Zé Fernandes foi  deputado federal por três vezes e prefeito de Manaus de 1978 a 1982. Também chegou a disputar a indicação para disputar o governo do estado, pelo extinto PDS.

EM ALTA

A  padaria em Guarapari, no Espírito Santo, que deixa diariamente uma cesta cheinha de pão quentinho, aguardando quem precisa na calçada do estabelecimento com um recado: “Pode pegar. Pegue apenas o necessário pra você, pois tem mais pessoas com fome.”

EM BAIXA

O  jornalista e apresentador do ‘Jornal da Globo’, William Waack, afastado da TV depois de ser acusado de racismo após a publicação de um vídeo na Internet em que ele se irrita com o barulho de uma buzina e diz que é ‘coisa de preto’.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes