Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Amazonino encontra David Almeida na ALE nesta quinta-feira

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), reabrirá os trabalhos do Poder Legislativo nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 9h, para o quarto ano da 18ª Legislatura. Em sessão especial no plenário Ruy Araújo, os 24 parlamentares receberão o governador Amazonino Mendes, que fará a leitura da Mensagem Anual para o ano de 2018.

ENCONTRO

Este será mais um encontro entre Amazonino e David Almeida. Bem cotado nas pesquisas de intenção de voto para o governo, David ainda não digeriu bem o fato de não ter sido candidato nas eleições do ano passado e segue trabalhando o nome para o pleito deste ano. Amazonino não fala de eleições, mas há quem diga que ele concorrerá à reeleição.

SAÚDE FINANCEIRA

Aliás, o governador Amazonino Mendes (PDT) está feliz com o que ele chama de “recuperação das finanças do Estado”. Segundo ele, com os primeiros esforços realizados, renegociando contratos e enxugando custos, o Estado reduziu de 33% para 28% o custeio sobre a receita, no último trimestre de 2017.

— Com isso encerramos o ano com superávit de 1,76%, o equivalente a R$ 273 milhões –, festejou.

REDUZIR O CUSTEIO

Mesmo com os avanços, o governador destaca que é preciso continuar com as medidas de ajustes. Até porque a meta é reduzir o custeio para 24% neste ano.

“DÍVIDA NELES”

No entanto, Amazonino adverte que  é preciso falar para à população, para que o povo fique ciente de que ainda há muita dívida para pagar que não contabilizada, mas foi feita, sim, por governos passados.

MÃOS À OBRA

A revitalização do Terminal de Integração da Constantino Nery – T1, que, convenhamos, estava um lixo e envergonhava a cidade, está ganhando um aspecto mais condizente com uma cidade da grandeza de Manaus. Quem passa pelo local já percebe a diferença das obras que a prefeitura tem feito no local.

FORÇA-TAREFA

Para isso o  prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, reuniu na manhã desta terça-feira, 30/1, as secretarias que formam a força tarefa que vai arregaçar as mangas e irar o projeto do papel.

SEM PRESSÃO

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mas uma vez deu provas de lucidez e de que não admite opressão sobre o Judiciário. Ela negou que a nova condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vá fazer a Corte rediscutir a autorização de prisão após decisão de segunda instância.

PEQUENÊS

Na avaliação da ministra, tomar uma decisão em virtude do caso de Lula seria “apequenar” o STF. Carmen Lúcia  negou que vá pautar esse tema em fevereiro.

PRAZO DO ALVARÁ

Atenção empresários adimplentes com o fisco municipal! Termina no próximo dia 5 de fevereiro o prazo para quitar a cota única, com 10% de desconto, da Taxa de Verificação de Funcionamento Regular, o Alvará 2018.

SEM DESCONTO

Outra opção é o pagamento parcelado em cinco vezes. Mas, aí, não tem desconto, com o vencimento da primeira parcela também para 5 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), já remeteu as notificações do Alvará via Correios.

 EM ALTA

O membro do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) pela classe dos advogados Felipe dos Anjos Thury será agraciado pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com a outorga da Medalha e Diploma do Mérito Judiciário no Grau “Mérito Especial” por sua atuação em favor da Justiça no ano de 2017. A solenidade acontece no próximo dia 7 de fevereiro, a partir 16h, no Auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio Anexo ao TJAM.

 

EM BAIXA

A postura da ministra do Trabalho não nomeada, Cristiane Brasil, que  se manifestou através de um  video, em um barco, ao lado de amigos seminus, criticando a justice. Vale também para o pai, Roberto Jefferson, que saiu em defesa da filhota, criticando o tom “machista” das críticas à filha. “Aliás, como tem troglodita nas redes, hein? Menos moralismo e menos machismo, por favor”, escreveu o petebista.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes