Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Amazonas deve pular de 8 para 10 deputados federais

Está na pauta do plenário do Senado um pedido de urgência para o projeto que altera a representação por Estado na Câmara dos Deputados para as próximas eleições. Se o projeto for aprovado, alguns Estados perderão cadeiras, outros ganharão e outros terão o mesmo número. A alteração foi proposta de acordo com as mudanças populacionais nos Estados registradas desde as últimas Eleições, em 2014, com base na atualização populacional feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015. Ganharão duas cadeiras os Estados de Minas Gerais (de 53 para 55) e Amazonas (de 8 para 10 vagas) e terão uma vaga a mais os Estados da Bahia (de 39 para 40), Ceará (de 22 para 23), Santa Catarina (de 16 para 17) e Rio Grande do Norte (de 8 para 9).

Mantém os 513

O projeto mantém o número de deputados em 513, mas muda a distribuição quantitativa das bancadas.

Pará ganha

Se o projeto for aprovado, o Estado que irá ganhar mais cadeiras é o Pará, com quatro a mais, passando das atuais 17 para 21.

Rio perde

Já o Estado que vai perder mais vagas é o Rio de Janeiro, passando das atuais 46 cadeiras para 43.

Amor ao cinema

O canal curta exibiu na quarta-feira à noite, o documentário  Tudo por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles. Com depoimento dos amazonenses Márcio Souza e Joaquim Marinho, o filme é comovente. Narra a trajetória de Cosme Alves Netto (1937-1996), se confunde com a história da luta pela preservação da memória cinematográfica brasileira.

De Manaus para o Rio

Amazonense de família abastada que foi para o Rio de Janeiro ainda jovem, Cosme foi perseguido, preso e torturado pela ditadura. Fez do cinema a história de sua vida, tornando-se um dos personagens mais importantes da História do Cinema Brasileiro.

Anos de chumbo

Diretor da cinemateca da MAM-RJ, a única atividade “subversiva” de Cosme era a de  preservar filmes e a habilidade para incentivar cineastas que tiveram obras censuradas pelo regime.

Acredite se quiser

Jaildo dos Rodoviários (PCdoB) elogiando a Prefeitura de Arthur Virgílio (PSDB), verdade ou mentira? Verdade. Para surpresa de muitos, o vereador agradeceu à Prefeitura de Manaus por ter realizado a troca de iluminação pública para lâmpadas de LED no bairro Compensa I.

Pedra no sapato

— Agradeço e parabenizo o compromisso. As ruas estão bem iluminadas e acessíveis evitando a ação de criminosos que ali praticam assalto -, disse Jaildo, que sempre foi uma pedra no sapato do prefeito.

Embolou o meio campo

Com a saída de dois deputados e o retorno de David Almeida (PROS), embolou o meio campo na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB) foi eleito vice-governador  e Sidney Leite (PROS) se licenciou para assumir a Casa Civil do Governo do Estado, desfalcando as comissões.

Fraxe retorna

O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) suspendeu sua participação nas Comissões da Aleam quando assumiu a presidência no lugar de David Almeida (PSD). Porém, com o retorno de David, Fraxe volta a compor as comissões das quais fazia parte antes de assumir interinamente a presidência.

Supercarga

O deputado estadual Mário Bastos (PSD) assume a vaga de Bosco Saraiva como presidente da na Comissão de Cultura e como membro das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável.

Ufa!

O Parlamentar também vai responder pela pasta de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação e Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso.

Herança de Leite

Empossado deputado estadual no último dia 5 de outubro, após a saída de Sidney Leite, Donmarques Mendonça assume a vaga do deputado Sidney Leite na Comissão de Educação, além de responder pelas pastas de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Sexta enforcada

Em razão do Feriado Nacional do Dia 12 de Outubro, data em que também se louva Nossa Senhora Aparecida, a Câmara Municipal decidiu enforcar a sexta-feira. De acordo com a Casa, como a sexta-feira (13) seria o dia subsequente ao feriado, a Câmara esticou o feriadão.

Até segunda-feira

A explicação até que faz sentido. A Câmara garante que, com isso, vai conter despesas com bens e serviços, representando uma economia significativa para o cofre publico municipal. A Câmara retoma suas atividades na próxima segunda-feira (16).

Encolhi a festa

Uma época que o boi Manaus, a festa que celebra o aniversário de Manaus, não dava no sambódromo. O púbico chegava a 450 mil pessoas. Este ano, será realizada Anfiteatro da Ponta Negra, Zona Oeste. O desabafo é de Serafim Corrêa.

Quem diria…

“É ridículo o que fizeram com essa festa. Espero que no ano que vem ela não seja transferida para o  CSU (Centro Social Urbano) do Parque Dez de Novembro”, disse.

EM ALTA

Para  o ranking dos países mais seguros do mundo, que coloca Islândia como o  país mais seguro da Terra, de acordo com o Global Peace Index 2017. Coincidência ou não, o país é justamente o que conseguiu conter as drogas entre seus jovens. O Brasil, com seus escândalos, instabilidade política e social, caiu 3 posições e foi para o 108º lugar.

EM BAIXA

Para o estudo publicado nesta terça-feira na revista científica The Lancet, apontando que  a taxa global de obesidade em crianças disparou em 41 anos. Sem uma mudança de hábitos, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil, de acordo com um alerta divulgado pela Federação Mundial de Obesidade.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes