Ir para o conteúdo

Dito & Feito - “Agora, depoente que mentir na CPI da Saúde vai sair algemado”

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) ameaçou que, a partir de agora,  o depoente que mentir à CPI da Saúde vai sair algemado. O deputado saltou nas tamancas durante o depoimento do do presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), Bráulio da Silva Lima. Perguntado sobre qual era a sua relação com a marqueteira Carla Pollake, apontada como articuladora do projeto Anjos da Saúde, o depoente respondeu com a cara mais lambida:

—Nunca vi mais gorda!

Logo em seguida foi pego na mentira porque Wilker sacou  uma foto oficial da Agência em reunião da nº 3 do governo com o próprio Bráulio.

— Isso é um desrespeito à Casa. Peço que o presidente da comissão, Delegado Péricles (PSL), dê voz de prisão para quem mentir nos depoimentos.

Acabou a paciência

O líder da oposição ficou irritadíssimo e avisou que “acabou a paciência”.

— Ficamos horas perguntando do depoente, que nega fatos, e no final temos que mostrar que ele está mentindo através de documentos e fotos –, detonou Barreto.

“Essa Casa não pode ser desrespeitada”, ponderou o líder da oposição na CPI.

Temporada de caça

Prossegue a temporada de caça aos tucanos. Depois de José Serra,  A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (16) o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin por suspeitas de participação em lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e corrupção passiva.

O indiciamento tem como base as delações de executivos da Odebrecht. O ex-tesoureiro do PSDB Marcos Antônio Monteiro também foi indiciado pelos mesmos crimes.

Reserva moral

Nas redes sociais, o PSDB afirmou, em nome do presidente nacional Bruno Araújo, que Alckmin “é uma referência de correção e retidão na vida pública e tem toda a confiança” do partido.

Fundeb no paredão

O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, irá participar da discussão do novo Fundeb, pautado para ser votado pela Câmara dos Deputados no início da próxima semana.

Prazo de validade

O Fundeb, que entrou em vigor em 2007 e perde a validade em 2020, é responsável por mais de 60% dos investimentos em educação básica pública no país.

Quem avisa amigo é

Bem a propósito, o deputado Serafim Corrêa alerta que falta de interesse do governo federal, por meio do Ministério da Educação, em aprovar a prorrogação do Fundo e constitucionalizar a matéria.

— Há de parte do governo, até pela ausência do Ministério da Educação, uma certa inércia. Mas há, também,  pessoas comprometidas com a Educação que  sabem a importância do Fundeb – observou o parlamentar.

Parada dura

Depois de  fazer um apelo aos oito deputados amazonenses, “para que haja prorrogação desse importante mecanismo”,  Sarafa alertou:

— Vai ser uma batalha em plenário, porque mais incrível que parece há aqueles que não querem a prorrogação do Fundeb –, defendeu.

Em jogo do Mengão ...

Oito bares fechados, oito veículos removidos por irregularidades e duas pessoas presas. Este é o balanço da operação realizada na madrugada desta quinta-feira, 16, pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), acionada para fiscalizar o cumprimento dos decretos governamentais de retomada da economia e possíveis irregularidades no âmbito de qualquer órgão participante da ação.

... tem aglomeração!

A operação conjunta entre órgãos estaduais e municipais percorreu áreas de Manaus onde havia grande aglomeração de pessoas.

Entre as principais irregularidades, foram identificadas aglomerações de pessoas em determinados locais, veículos estacionados de maneira irregular e bares com mesas em local proibido.

Salários garantidos

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (15) uma medida provisória que institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos. A MP 944/2020 possibilita a concessão de crédito para as empresas pagarem salários.

Omar relator

Relator da matéria, o senador Omar Aziz (PSD-AM) considera  o programa importante para o enfrentamento das consequências geradas pela pandemia do coronavírus.

Homem de lata

Mesmo nos Estados Unidos, o ex-ministro Abraham Weintraub continua fiel no cult à xenofobia. Considerado o  pior ministro da Educação da história, e que fugiu para os Estados Unidos para evitar uma prisão no Brasil, ele postou foto de um brinquedo com sua imagem nas redes sociais.

Batizou o boneco de “Ministro de Ferro”, em alusão ao personagem dos quadrinhos da Marvel, Homem de Ferro.

Homem de lata 2

Na postagem, Weintraub afirma que a viabilidade do brinquedo está sendo avaliada, uma vez que “evita que seu filho vire comunistinha de cabelo roxo e piercing no mamilo” –, completou.

Datena sai do ar

José Luiz Datena passou por um imprevisto ao vivo. Ele estava entrevistando o médico Drauzio Varella sobre a vacina para a Covid-19 ao vivo na Rádio Bandeirantes, na última quarta-feira (15), quando recebeu a notícia que sua sogra tinha morrido e teve que abandonar o programa.

— Doutor, o senhor vai me desculpar, é um momento inusitado em quase 50 anos de carreira. O senhor me desculpe, realmente, mas eu acabei de receber a notícia do falecimento da minha sogra, e a minha mulher está desesperada aqui e eu tenho que consolá-la –, explicou.

ÚLTIMA HORA

Estado de saúde do  prefeito Arthur Virgílio (PSDB) melhora e ele pode receber alta.  “Está em franca recuperação”, diz o boletim médico do hospital Sírio Libanês (SP), divulgado nesta quinta-feira, 16/7. Ele não faz mais uso de Ventilação não Invasiva (VNI) e deve iniciar nos próximos dias os exames de acompanhamento da cirurgia realizada há alguns anos para retirada de câncer na próstata.

“Eu já me sinto muito bem e não vejo a hora de regressar às minhas atividades. Temos muitas obras e ações em andamento e quero acompanhar tudo de perto. Mas estou seguindo as recomendações médicas, para que eu saia daqui com minha saúde totalmente restabelecida e pronto para voltar ao trabalho por Manaus e pelo meu povo”, disse o prefeito.

Arthur não faz mais uso de Ventilação não Invasiva (VNI)

ORGULHO

Um país africano classificado pelo Banco de Mundial como de baixa renda está dando uma lição ao mundo e testando toda a população em todo o seu território, com ajuda de robôs no atendimento. Desde que registrou seu primeiro caso em meados de março, o país de 12 milhões registrou pouco mais de 1.200 casos. Ohio tem uma população de tamanho semelhante e recentemente registrou cerca de 1.200 casos por dia. Os testes são feitos em Ruanda aleatoriamente e até mesmo na rua. Sabin Nsanzimana, diretor geral do Centro Biomédico de Ruanda, teme que o pior ainda esteja por vir na África com esta pandemia. “Nenhum país está fora de perigo ainda”, diz ele. No entanto, ele acrescenta que Ruanda é um exemplo para outros países de baixa renda que, mesmo com recursos limitados, esse vírus pode ser contido.

VERGONHA

Áudios de policiais militares do sexo masculino com conteúdo machista, que diminui as PMs do sexo feminino, viralizaram nas redes sociais, nesta quinta-feira (16). A conversa aconteceu em um grupo de policiais, no WhatsApp. Um PM afirma que tem uma opinião sobre as PFem (policiais do sexo feminino): "elas eram para estarem no quartel, para tirar o estresse da gente, tá entendendo? Se chegasse estressado, elas estavam lá para resolver a 'parada'". Outro policial concorda: "essa ideia foi boa, eu queria isso agora. Isso é uma ideia para chegar no Comando Geral. As voluntárias". Um terceiro PM também diz estar de acordo: "essa tese aí, eu tinha pensado nisso. Sou obrigado a concordar. Os policiais sofrem muito do estresse psicológico, pressão psicológica muito grande na rua".

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes