BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito – A verdade sobre as queimadas


Para acabar com a lenga-lenga eu os números das queimadas na Amazônia são falsos, o leitor pode conferir os verdadeiros números do focos das queimadas nos estados da região. E sem querer jogar gasolina no incêndio, não podemos omitir que a tendência é de aumento dos incêndios em setembro. Infelizmente esta é a verdade! Os dados mostram que nos últimos 15 anos, os focos de queimada em setembro ultrapassaram os de agosto, com exceção de 2010.

De 1º de janeiro a 1º de setembro de 2019, na Amazônia Legal, foram registrados 65.518 focos de queimadas segundo o Satélite de Referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos quais 25,9 % no Mato Grosso (15.948), 19,2 % no Pará (12.557) e 13,2 % no Amazonas (8.654).

Amazonas e Acre

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mês de agosto deste ano registrou um recorde histórico de focos de queimadas no Estado do Amazonas.

O Acre ocupou o 8° lugar, com 3.753 focos de queimadas, representando 5,7 % dos focos de queimadas acumulados na Amazônia Legal.

Fogo no Amazonas

No Amazonas, os municípios listados pelos pesquisadores, por ordem dos focos de incêndio, são: Apuí (AM) Boca do Acre, Lábrea (AM) e Novo Aripuanã (AM) e Itaituba (PA).

Fogo no Acre

Nesse período, os municípios acreanos que apresentaram o maior número de focos acumulados foram: Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Manoel Urbano.

Garantia da Lei e Ordem

Durante o encontro no Acre e no Amazonas, os ministros de Bolsonaro – da Casa Civil, Onix Lorenzoni, da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; e do Meio Ambiente, Ricardo Sales  –

apresentaram as medidas determinadas pela Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA).

Redução dos focos

Eles garantiram que  houve redução nos focos de incêndio desde o início da operação, no último sábado, 24.

“Normal” nessa época

Mas insistiram na tese de que as queimadas na região são um problema recorrente nesta época do ano devido à seca.

Afirmação equivocada

No entanto, é equivocada a afirmação de que 2019 seja um ano mais seco. Portanto, não há anomalia do clima no presente que justifique o aumento dos focos de incêndio em período tão curto de tempo.

Desmatamento

Há fortes indicações que as queimadas e incêndios vistos nas últimas semanas estão associados ao desmatamento e outras atividades ilegais.

Grito de alerta

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), juntamente com os movimentos: “Salve o Inpa” e “Inpa pela Democracia”, realizam nesta quarta-feira (4), a partir das 8h, um ato em defesa do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). O ato acontece na sede do Inpa, localizada à Rua Bem-te-vi com a Avenida André Araújo.

Contra os cortes

Segundo os movimentos, a manifestação é um protesto aos recentes cortes do governo federal em relação ao sistema de suporte à ciência e tecnologia e às pesquisas e políticas socioambientais.

Dia do Inpa

Os movimentos escolheram o dia 4 de setembro como o Dia Nacional de Luta em Defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e do Inpa. O evento também contará com exposições de banners sobre as pesquisas e com a participação de artistas locais.

Mais barato do Brasil

Ministério de Minas e Energia garante.

O gás natural distribuído no Amazonas tem a tarifa mais baixa do Brasil. Ao menos e que  aponta o Boletim Mensal de Acompanhamento de Indústria de Gás Natural do ministério.

Gás de cozinha

O gás natural utilizado em residências, por sua vez, apresenta a segunda tarifa mais barata do país, também de acordo com o mesmo documento.

Ainda é pouco


Em Manaus, 84 empresas comerciais, entre hotéis, restaurantes e lavanderias já utilizam o gás natural canalizado, em que a tabela tarifária do mês de maio aponta valor de R$ 2,58 o metro cúbico do combustível.

Entre as 19 distribuidoras de gás natural no País, a tarifa foi a mais econômica, destacando o papel fundamental do gás natural para o desenvolvimento de empreendimentos no Amazonas.

Museu Previdenciário

O prédio histórico da Fundação Amazonprev, datada de 1920, vai abrir espaço para abrigar o primeiro museu previdenciário do Estado. O imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), completará um século de existência em 2020, e também vai funcionar como Centro Cultural da Amazonprev

História

A ideia é adaptar à estrutura antiga recursos tecnológicos modernos que permitam ao visitante fazer uma viagem pela história da previdência estadual. Telões de alta definição, dispositivos touchscreen, totens e realidade aumentada serão alguns dos aparatos que vão contar a história da instituição.

Censura

O  presidente Jair Bolsonaro determinou que Ministério da Educação crie um projeto de lei que proíba a discussão de questões de gênero nas escolas de ensino fundamental. O presidente publicou a informação em seu twitter nesta terça-feira (03).

É proibido

Bolsonaro se manifestou após questionamento da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a quem cabe legislar sobre o tema.

“Determinei ao MEC, visando princípio da proteção integral da criança previsto na Constituição, preparar PL que proíba ideologia de gênero no ensino fundamental”, disse o capitão.

Silêncio

Após a ordem de Bolsonaro, a AGU e o Ministério da Educação ainda não se manifestaram.

Saiu da Globo…

Horas após o anúncio da saída de Monalisa Perrone nesta terça-feira (3), a Rede Globo já anunciou um substituto para comandar o telejornal ‘Hora 1’. No lugar da jornalista, entrará Roberto Kovalick.

… e foi pra CNN

A jornalista deixa a Globo após ter recebido uma “proposta irrecusável” para ficar à frente de um jornal no horário nobre da CNN Brasil.Ela deixa a Globo após 20 anos.

EM ALTA

O gesto da banda Jonas Brothers. Uma adolescente que luta contra o câncer recebeu uma surpresa e tanto na cama de hospital: a visita surpresa do grupo Jonas Brothers. Lily Jordan estava planejando ir a um recente ao show deles no Hershey, Pensilvânia, USA, mas não conseguiu por causa do tratamento de quimioterapia. Então, ela escreveu um post para a banda no Instagram. O post viralizou e, no dia seguinte Kevin, Joe e Nick Jonas entraram no quarto da jovem no Hospital Infantil Penn State, pra tirar fotos com ela.

EM BAIXA

O rapaz de 17 anos sofreu uma sessão de tortura que envolveu chicotadas – em seu corpo nu –, após tentar furtar uma barra de chocolate do estabelecimento. O rapaz afirmou que, no mês passado, ‘em data que não recorda, ‘dentro do Supermercado Ricoy, instalado no local dos fatos, onde pegou das gôndolas uma barra de chocolate e tentou sair sem efetuar o pagamento’. “Foi abordado na saída pela pessoa de Santos, segurança do local, o qual conhece já há algum tempo”.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.