Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito – A nova identidade da Amazonas Energia


Privatizada neste ano, a Eletrobras Amazonas Energia deixará de assinar o primeiro nome da estatal.

Agora sob o comando do consórcio formado por Oliveira Energia e a distribuidora de combustíveis Atem, a Amazonas Energia apresentará nova identidade visual nas próximas semanas. Enquanto isso, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social definiu um novo deadline para a transferência do controle acionário da Amazonas Energia ao Consórcio Oliveira Energia-Atem.

Bateu o martelo

O processo, agora, será concretizado no próximo dia 10 de abril. De acordo com o novo cronograma, divulgado pelo banco na última terça-feira (2), nesta data ocorrerá a liquidação do leilão, bem como a assinatura do Contrato de Compra e Venda de Ações e do Acordo de Acionistas.

Piratas á vista!

O deputado estadual Fausto Jr  levou para a tribuna da Assembleia, na sessão de ontem, uma denúncia gravíssima: o aumento do número de assaltos a embarcações na orla de Manaus e municípios do interior.

“A violência chegou aos rios da nossa região, com ação de piratas atingindo inclusive aos moradores ribeirinhos”, acrescentou.

Reféns do medo

Segundo o deputado, na maioria dos assaltos os criminosos são violentos e colocam em risco a vida de passageiros e tripulantes. “Mais de 800 mil pessoas no Amazonas usam o transporte fluvial. Porém a onda de assaltos está fazendo as pessoas desistir de viajar”, afirmou.

Promessa de Bolsonaro

Fausto Jr. Cobrou uma providência do governo Wilson Lima. E cobrou também o governo Bolsonaro. “Chegou a hora do presidente Bolsonaro cumprir a promessa de campanha, que é dar condições à Polícia Federal para enfrentar os criminosos que utilizam nossos rios”, cobrou o deputado.

Celebrando Santoro

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) chega à 22ª sob as bênçãos do de Claudio Santoro. O festival homenageia o centenário do grande compositor e maestro amazonense, com a apresentação da ópera “Alma”.

Caminhos da Cultura

Para o  secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, é uma honra homenagear um dos maiores nomes da arte amazonense. “O festival que já é tradição do nosso Estado. Teremos mais de um mês de programação com muito talento, emoção e reflexão sobre os caminhos da cultura”, disse Apolo.

Para ele, esse caminhos indicam as possibilidades da economia criativa.

Loppiano 25 anos

A Loppiano Pizzaria  está completando 25 anos neste sábado, 13/04, e vai comemorar com uma ação solidária. A data será celebrada com uma missa, a tradicional feijoada e arrecadação de alimentos não perecíveis para o Centro Social Roger Cunha.

Nazismo de esquerda?

A declaração do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de que “o nazismo foi um regime de esquerda” repercutiu na França, país que foi ocupado pelo exército nazista alemão de 1940 a 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Insulto aos judeus

A afirmação do presidente brasileiro surpreendeu até um dos maiores especialistas em extrema direita da França, Jean-Yves Camus, cientista político e pesquisador associado do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (Iris). “É um insulto aos judeus que morreram no Holocausto”, disse, em entrevista.

No colo da direita

 O cientista político explica que toda a história do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – também conhecido como Partido Nazista – nasceu da extrema direita alemã após a Primeira Guerra Mundial. 

Supremacia racial

Segundo ele, alguns fatores contribuíram para a formação do movimento: A necessidade de vingança após a derrota da Alemanha no conflito, a ascensão do nacionalismo, a vontade de extensão territorial da Alemanha e a noção de supremacia racial.

“O que é absolutamente específica ao Partido Nazista e que não é compartilhada nem pelo Partido Comunista, nem pela social-democracia alemã”, observou Camus.

Gol de placa

No primeiro trimestre de 2019, o mercado acumulou 904.760 veículos emplacados no país, o que representa 13,42% acima do total registrado no mesmo período do ano passado. 

Veículos licenciados

Só em março, foram licenciados 305.549 veículos, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos.

Isso reflete alta de 3,26% na comparação com fevereiro, quando foram emplacadas 295.905 unidades.

Recuperação

Na comparação com os 298.620 veículos licenciados em março do ano passado, o avanço foi 2,32%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e foram divulgados hoje (3) em São Paulo.

EM ALTA

A cidade de Chicago fez história nesta terça-feira (2) a eleger sua primeira prefeita negra e lésbica.   A democrata Lori Lighfoot foi escolhida, por esmagadora maioria, para comandar o terceiro munícipio mais populoso dos Estados Unidos. O resultado histórico foi revelado pelo Conselho Eleitoral norte-americano. Com 73,8%, a advogada de 56 anos celebrou a conquista em um hotel na cidade.

EM BAIXA

Um vídeo que circula por redes sociais mostra o momento em que um torcedor do Peñarol é espancado no chão no Leme, na Zona Sul do Rio, durante uma briga de torcedores na tarde desta quarta-feira (3). Caído, o homem é agredido por vários brasileiros, enquanto um policial militar, do outro lado da rua, apenas observa. E não faz nada. Os agressores dão chutes, socos e usam objetos com paus e até uma cadeira para bater no uruguaio, que tenta se proteger sobre o asfalto da Avenida Atlântica.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.